GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 14 de abril de 2019

Mais de 90 atletas representam Caraguatatuba no 23º Jogos Regionais do Idoso (JORI)

Noventa e oito atletas de Caraguatatuba, representantes da Secretaria de Esportes e Recreação, participam do 23º Jogos Regionais do Idoso que terão início no mês de maio de 2019, na cidade de São Sebastião-SP.
Entre as modalidades participantes estão: Atletismo, Bocha, Buraco, Damas, Dominó, Malha, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Truco, Vôlei Adaptado, Xadrez,  Coreografia e Dança de Salão.
Ansiosos para o evento, os atletas estão confiantes que voltarão com a bagagem repleta de medalhas para o município. Exemplo disso é a atleta Maria Ventura, de 60 anos, competidora da modalidade de Atletismo desde 2013, que não vê a hora de encarar seus adversários. “Estou animada para os jogos deste ano, assim como em todos as edições que participei. Mesmo estando em minha sexta participação, o frio na barriga ainda é intenso”, destacou a atleta.
A nadadora Valdete Falopa Sona, 66 anos, disse que a competição será acirrada pois irá disputar o 1º lugar no pódio com duas campeãs estaduais. “Estou ansiosa!  Amo a natação. Irei me esforçar para dar o meu melhor e garantir ouro para Caraguatatuba”, completou.
A jogadora de Vôlei Margarida Machado, de 63 anos, competidora desde 2008,   está confiante para o JORI. “Como todos os anos, com direção do Dagoberto, participar dos jogos é muito bom. Conquistar bons resultados é melhor ainda. Estamos com expectativas positivas”, afirmou.
O chefe da Delegação de Caraguatatuba no JORI 2019, Dagoberto Oliveira Azevedo,  disse que o principal não é somente garantir medalhas e sim a confraternização entre todos os atletas. “Esperamos conquistar bons resultados em todas as modalidades e além disso, voltarmos com ótimos motivos para comemorar”, completou.

Sepedi promove alongamentos e caminhadas ao ar livre para público da 3ª idade

Para promover o tema saúde, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso (Sepedi) junto com o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), realizou nessa sexta feira (12/04) uma manhã de alongamento e caminhada ao ar livre na avenida da praia, no Centro. O percurso partiu da Praia Acessível até o Mirante do Camaroeiro.
Durante os meses de março e abril, atividades como jogos de xadrez e dama, vôlei adaptado, caminhada e alongamentos já foram realizados dentro e fora do Ciapi. Segundo Neyllor Rodrigues Martins, coordenador de esportes adaptados da Sepedi, esses exercícios físicos ao ar livre animam todo o grupo, fazem bem para o corpo e para a mente.
Wildes de Oliveira, de 75 anos e frequentadora do Ciapi, afirmou que os alongamentos e exercícios são muito proveitosos. “O dia está tão bom, caminhar faz bem para a saúde e alegra um pouco a vida”, ela completa.
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) tem como objetivos a garantia e proteção dos direitos das pessoas com deficiência e da pessoa idosa, buscando promover o acesso a bens, produtos e serviços, à inclusão social, à funcionalidade humana e o envelhecimento ativo e saudável.
Interessados nas atividades, o Ciapi está localizado na Avenida Jorge Burihan, 30 - Jardim Jaqueira. Lá você saberá mais sobre o que é realizado e como participar.

Contribua com projetos para crianças e adolescentes por meio da dedução no Imposto de Renda - IR

Você sabia que com apenas um clique pode ajudar vários projetos e ações voltadas à criança e ao adolescente e sem pagar nada por isso? Por meio da Declaração do Imposto de Renda (IR), o contribuinte pode direcionar até 6% do valor declarado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), até o dia 30 de abril.
O FMDCA é gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e por meio da sua doação poderá ajudar a melhorar a qualidade de vida de muitas crianças e adolescentes.
Nos últimos anos, com a verba direcionada do IR foi possível custear internações para tratamento de adolescentes usuários de drogas, investir em projetos de instituições sociais que atendam crianças e adolescentes e capacitar profissionais que atuam diariamente com este público, como professores, conselheiros tutelares e atuantes da área da saúde, esportes e social.
Ainda com esta verba, já foram comprados móveis para a Casa de Acolhida de Crianças e Adolescentes; mais conforto para cerca de 30 acolhidos, de 0 a 18 anos de idade.
Com 100% dos recursos do Fundo Municipal foram investidos R$ 120 mil no novo Conselho Tutelar, da região Sul, com aquisição de carro, mobiliário, aluguel do espaço e recursos humanos. O local foi inaugurado em 2017, um pedido antigo da população.
Também já foram realizadas Conferências e Fóruns Municipais, capacitações, processo eleitoral do Conselho Tutelar, entre outras ações, sempre com foco no atendimento de crianças e adolescentes.
Seja solidário, tire da boca do leão e dê para as crianças e adolescentes de Caraguatatuba!
Visualize o passo a passo neste link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/doacaocmdca/.

CEIs comemoram aniversário de Caraguatatuba com apresentações sobre a cultura caiçara

No mês em que Caraguatatuba comemora 162 anos, as unidades escolares da rede municipal, oportunamente, trabalham no programa político pedagógico, elementos da cultura caiçara.
A ideia é que as crianças conheçam, desde os primeiros anos, utensílios, pratos típicos, vestuário e outros componentes típicos da região.
No CEI/EMEI Profª Maria Elma Mansano (Tinga), a professora Luciane Borges de Souza, do Berçário II, preparou apresentação musical com as crianças, a partir da música “Suíte do Pescador”, de Dorival Caymmi. Em seguida, os pequenos do Maternal II A e B, das professoras Tatiane Cristina Oliveira dos Santos e Bruna Lemes de Oliveira, apresentaram coreografia para a música “Pedacinho do Céu” de Taty e Vitor, que exalta as belezas da cidade.
No CEI Profª Telma do Amarante Veiga Santos (Tinga), as professoras do Maternal II A e B, Maria Aparecida de Souza e Aline de Fátima Marillac Moreira, também realizaram musical com a música de Caymmi.
Cenário, roupas, adereços foram todos confeccionados pela equipe de educadores (agentes de apoio escolar e agentes de desenvolvimento infantil), professores e equipe gestora.

Mais de 100 pessoas participam de palestra em psiquiatria no Auditório da Fundacc

“O poder da ação”, este foi o tema da palestra desta quinta-feira (11/04), com base no livro de Paulo Vieira, que foi ministrada pelo médico psiquiatra Sérgio Tonetto, do Caps Caraguatatuba. Com foco em levar os participantes a viver com propósitos de vida, baseados em valores próprios, o psiquiatra realiza palestras mensais no Caps Caraguatatuba, sempre abertas ao público.
As palestras são realizadas uma vez por mês, dentro das temáticas de humor, disposição, estratégia, insônia e alegria. “Muitos pacientes têm eliminado o uso de medicações por conta de nossas terapias”, ressaltou Tonetto.
As palestras são abertas ao público e tem como objetivo levar os participantes a um maior entendimento sobre si mesmo para aprender a vencer obstáculos, por meio de estratégias concretas.
“Quem se esforça muito, uma hora perde as forças. O importante é termos estratégias para vencermos”, destaca o médico. No dia 25/4, o Caps Caraguatatuba recebe palestra sobre insônia, que ensina a dormir com a redução do uso de medicação.

Presidente da Câmara cobra suspensão da cobrança do pedágio na Tamoios

Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia), atual Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, esteve junto com o vereador Jair Silva em São Paulo, na sede da Dersa, na última quarta-feira, reivindicando a suspensão da cobrança do pedágio em dias que acontecem as interrupções na rodovia dos Tamoios.
Além dos parlamentares do município, estiveram presentes representantes do Legislativo de Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, que compõem a FREPAP – Frente Parlamentar Paulista do Litoral Norte.

Whindersson surpreende fãs com desabafo sobre ‘angústia’: “Eu quero viver”



Whindersson Nunes deu um tempo no humor escrachado para fazer um desabafo que, de tão sério, acabou surpreendendo seus seguidores no Twitter, nesta sexta (12). O humorista de 24 anos admitiu que se sente angustiado todos os dias, que tem medo de decepcionar as pessoas e que sua “única felicidade” é subir no palco. Ele contou que chama a esposa Luísa Sonza de “minha rocha” e que se sente “triste, tão triste”. “Eu vivo rodeado de abutres, de urubus”, revelou.

Depois de tuitar que não sentia tanta vontade de viver, ele afirmou que nunca pensou em tirar a vida e que quer fazer terapia. “Eu quero ajuda, e quero viver”.

Gilmar pede e 2ª Turma vai analisar liberdade de Lula em sessão presencial

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da SilvaUma solicitação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes levou o julgamento de mais um pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do plenário virtual da Segunda Turma do STF para um julgamento presencial no colegiado. Com a mudança, a análise do habeas corpus movido pela defesa do petista, que havia sido iniciada de maneira virtual nesta sexta-feira, 12, ainda não tem data para ser apreciada pelo colegiado.
Além de Gilmar, a Segunda Turma do STF é composta pelo relator da Operação Lava Jato na Corte, ministro Edson Fachin, e pelos ministros Celso de Mello, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. No julgamento virtual, os ministros apresentam seus votos em um sistema interno da Corte, em um prazo de uma semana.

Paula é intimada a depor sobre intolerância religiosa

Sister Paula na casa do BBBA ganhadora do BBB 19, Paula von Sperling, foi intimada e terá de ir à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância para depor.
Segundo informações obtidas pelo “Extra” na Polícia Civil do Rio, a mineira é investigada por injúria por preconceito baseada em intolerância religiosa dentro da casa do reality da TV Globo.
Paula deve depor até a próxima quarta-feira, 17.

Até quando o poder público municipal vai tratar os problemas das enchentes do bairro Casa branca - Martim de Sá com descaso?


Recebi esta denúncia e vou solicitar ao prefeito José Pereira de Aguilar Junior que convoque os secretários de obras e secretario de meio ambiente agricultura e pesca para uma reunião afim de que os secretários apresentem um projeto referente as enchentes que condomínio situado na avenida Ipiranga, nº 291, Casa branca - Martim de Sá. Esta área vem sendo castigada pelas enchentes sem que o poder público execute as obras necessárias.

As residências localizadas neste condomínio vêm sendo vítimas das constantes enchentes devido o córrego que passa na parte atrás do condomínio.

Segundo os moradores as secretarias de meio ambiente, agricultura e pesca deveria visitar o local, fazer um estudo e apresentar a secretaria de obras para que juntas pudessem arquitetar uma obra de qualidade e não obras paliativas como vem sendo realizadas. Anos e anos se arrastam e somente as cobranças de IPTU são cobradas e os serviços que são de responsabilidades da Prefeitura de Caraguatatuba NADA....