GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Banda Marcial de Caraguá conquista seis troféus no Concurso de Caieiras O conjunto de 106 alunos ficou em 2º lugar na categoria Infanto-Juvenil e 3º no Juvenil no quesito Corpo Coreográfico.

A Banda Marcial Municipal de Caraguatatuba da EMEF Prof. Euclydes Ferreira (BAMMAC) voltou do 27º Concurso de Fanfarras e Bandas de Caieiras com seis troféus para a sua coleção.

Sob a regência de Daniel Maciel e com coreografia da professora Rosana Silva, o conjunto formado por 106 alunos ficou em 2º lugar na categoria Infanto-Juvenil e 3º no Juvenil no quesito Corpo Coreográfico.

Em sua primeira competição, Sabrina Moreira Alves, 16 anos, ficou em 2º lugar em baliza na categoria Juvenil e 3º lugar na categoria Infanto-Juvenil. “Apesar do nervosismo, consegui me concentrar e fazer uma boa apresentação. Estou muito feliz com o resultado. Quero treinar muito para conquistar o primeiro lugar da próxima vez”, disse.

Já o colega João Antônio Pereira dos Santos, 14 anos, também competindo pela primeira vez, recebeu dois troféus como comandante-Mór, um na categoria Infanto-Juvenil (3º lugar) e outro na Juvenil (3º lugar). A função do Mór é dar comandos de voz, liderar parte da marcha dos integrantes e entregar a liderança para o regente. “Já toquei tuba, fiz parte do corpo coreográfico e agora sou Mór. É muito bom participar dessa banda”, afirmou.

De acordo com Daniel Maciel, a BAMMAC tem surpreendido a cada concurso e as bandas e fanfarras de outros municípios já nos reconhecem, respeitam e aplaudem as exibições da equipe de Caraguatatuba.

Iniciada em abril de 2012, é a primeira Banda Marcial na história de Caraguatatuba, com alunos que nunca haviam tido contato com a música.

Hoje o projeto conta com 106 alunos, desses 76 já integrados na corporação e 30 em fase de aprendizado em oficinas de teoria e prática. “Só temos a agradecer pelo apoio dado pelo prefeito Antonio Carlos e pela equipe da secretaria de Educação”, declarou.


Secretaria de Comunicação Social

Glúten pode não ser culpado pelo mal-estar, diz estudo Algumas proteínas do trigo conseguem desencadear uma série de processos inflamatórios no organismo

O glúten pode não ser o culpado pelo mal-estar que você sente após comer alimentos com trigo. 

A doença celíaca, comumente conhecida como intolerância ao glúten, afeta muitas pessoas ao redor do mundo, apresentando sintomas como dores de cabeça, no abdômen, nas articulações e manchas na pele. Mas de acordo com a ciência, a culpada pode não ser a temida proteína.

Segundo a revista Boa Forma, um estudo apresentado no congresso UEG Week, realizado por cientistas da Universidade Johannes Gutenberg, na Alemanha, anunciou que algumas proteínas do trigo chamadas de inibidores amilase-tripsina (ATI, na sigla em inglês) conseguem desencadear uma série de processos inflamatórios no organismo, tais como a sensibilidade ao glúten não celíaca, fazendo com que o portador da sensibilidade apresente todos os sintomas da doença celíaca mas não tenha realmente a doença.
Os efeitos negativos dessas proteínas são sentidos em outros órgãos do corpo, não apenas no intestino. Doenças como lúpus, asma, esclerose múltipla e artrite reumatoide acabam piorando com a ativação dessas proteínas, pois elas abrem portas para inflamações nos gânglios linfáticos, rins, baço e cérebro.
"Esperamos que essa pesquisa nos permita recomendar, no futuro, uma dieta livre de ATI para ajudar a tratar desordens imunológicas sérias", comenta Detlef Schuppan.

Mulheres já bebem tanto quanto os homens, aponta estudo O consumo de bebidas alcoólicas por parte das mulheres já é muito semelhante ao dos homens

As mulheres bebem cada vez mais bebidas alcoólicas e um recente estudo vem revelar que o consumo por parte do sexo feminino já é idêntico ao do sexo masculino, numa tendência que vem ocorrendo mundialmente, aponta um estudo da University of New South Wales, na Austrália. 
As semelhanças entre o consumo de álcool por parte das mulheres é mais notório entre aquelas que nasceram nos últimos 15 e 25 anos.
Para a pesquisa, revela o site LiveScience, foram analisados 68 estudos que contaram com a participação de quatro milhões de pessoas em todo o mundo.
Além do maior consumo por parte das mulheres, o estudo concluiu ainda que os homens nascidos entre 1891 e 1910 eram 2,2 vezes mais propensos a beber álcool do que as mulheres nascidas na mesma altura. Contudo, a situação muda entre 1991 e 2000, momento em que as taxas de consumo de álcool se mostraram idênticas em ambos os sexos, estando os homens apenas 1,1 vezes mais propensos a consumir bebidas alcoólicas.
Foi também a partir dos anos 90 que os se notou um crescimento do consumo problemático de álcool por parte das mulheres, verificando-se maiores taxas de dependências e episódios pontuais de consumo abusivo.

Em carta a Marcela Temer, Manuela d'Ávila critica projeto social A deputada pontua as dificuldades das mães para conseguir vaga nas creches, para voltar a trabalhar após a maternidade, para obter um bom atendimento médico para os seus filhos

Em carta aberta à primeira-dama Marcela Temer, a deputada estadual do Rio Grande do Sul Manuela d´Ávila (PCdoB) elogia o Programa Criança Feliz no papel, mas pontua diversos "poréns" que tornariam o programa questionável na prática. 

No documento, a deputada chama o governo de golpista e menciona o papel decorativo da mulher, demonstrado também no primeiro-damismo exercido por Marcela.
Manuela pontua as dificuldades cotidianas das mães para conseguir vaga nas creches, para voltar a trabalhar após a maternidade, para obter um bom atendimento médico para os seus filhos. Realizada esta bem diferente da vivida pela família Temer e por ela mesma.
Por fim, convida Marcela Temer a "lutar contra a ampliação da jornada de trabalho, contra a PEC 241", "por uma sociedade em que mulheres e homens possam cuidar mais de seus filhos".
A íntegra da carta:
“Cara Marcela,
Quem me acompanha por aqui, ou na vida cotidiana, sabe o que eu penso sobre os cuidados e estímulos na Primeira infância. Tanto que decidimos, Duca e eu, ficar esse primeiro ano com Laura. Decidimos para tornar exclusiva a amamentação até o sexto mês, para prolongar a amamentação por mais tempo (Laura ainda mama com 1a1m), para curtirmos nossa pequena.
Porém, isso só foi possível pois Duca é um artista que, normalmente, não trabalha durante os dias em que eu trabalho. Isso só foi possível porque nós dois não temos jornadas equivalentes de trabalho, não somos “CLT”, pois eu posso viajar para o interior com Laura. Isso só foi possível porque nós somos dois, não sou sozinha nessa aventura. Isso só é possível porque eu tive acesso a toda informação sobre a importância da amamentação e,também, porque não ouvi de uma creche que era impossível armazenar leite materno ou que meu leite é fraco.
Mas, escrevo apenas para dizer que sim, o programa Criança Feliz, coordenado por ti, Marcela, pode ser importante.
PORÉM, são muitos os poréns.
Não vou falar sobre a volta do primeiro damismo, esse papel secundário, decorativo, destinado a ti e a todas as mulheres nesse governo golpista.
Quero falar sobre maternidade, sobre não termos receitas, sobre criação com apego, sobre violência obstétrica, sobre creches, educação infantil, horário de atendimento em postos de saúde. Quero falar sobre licença maternidade de quatro meses e paternidade… bem, ser apenas licença hospitalar!
A absoluta maioria das mulheres, Marcela, torce pra conseguir uma vaga em creche quando o bebê tem 100 dias para fazer a adaptação nos últimos 20 da licença. Outras, passam o dia angustiadas, pois deixam uma “vizinha” cuidando do bebê em ambientes não adequados.
A média desmama aos 56 dias (aliás, por que você não falou em amamentação? A indústria não gosta?). Muitas mulheres são demitidas ao voltar. Ou pior: quando faltam o trabalho para pegar a ficha no posto de saúde. E seu marido, Marcela, ainda quer congelar os gastos em saúde e educação com a PEC 241. Imagina!!
Marcela, sei que muitas mulheres tornam-se empoderadas ao se depararem com a realidade. Vi isso acontecer muitas vezes nessas quase duas décadas de militância. Veja as crianças como se fossem o seu filho! Tu sabes que elas precisam, sim, de cuidados. E, para isso, precisam também do Estado.
Esse Estado que seu marido quer “congelar”, destruir. Esses gastos públicos que ele quer congelar são a creche de um bebê igual ao Michelzinho. São a consulta pediátrica de uma bebê igual a Laura.
Sabe, Marcela, é muito bom cuidar da Laura. Muitas mulheres, como você, optam por não trabalhar, eu as respeito. Outras, como eu, trabalham, estudam e cuidam dos filhos. Eu respeito a todas as nossas escolhas.Porém, precisamos saber que para a imensa maioria não há escolha. A volta ao mercado de trabalho é uma imposição. E eu preciso te alertar: crianças não são felizes sozinhas. Crianças são cuidadas. Esses cuidados passam por mães e pais que não podem trabalhar doze horas por dia! Que não podem ter seus direitos submetidos a negociação em plena crise! Essas crianças serão felizes com educação e saúde públicas de qualidade. Se a crise aumenta, mais esses pais trabalham, se não há direitos trabalhistas, mais frágeis ainda são essas mães no mercado de trabalho, se hoje achamos ruim quatro meses de licença, podemos seguir o caminho dos EUA que, simplesmente, não a concedem.
Marcela, vem com a gente lutar pela felicidade de nossas crianças. Vem com gente lutar contra a ampliação da jornada de trabalho, contra a PEC 241. Vem com a gente lutar por uma sociedade em que mulheres e homens possam cuidar mais de seus filhos.
Manuela d’Ávila”

Composto da cebola pode ajudar a combater câncer, diz estudo Cientistas descobriram que o composto natural isolado das cebolas, chamado ‘onion A’ (ONA), tem várias propriedades anti-câncer de ovário

Um grupo de cientistas da Universidade de Kumamoto, no Japão, extraiu uma substância natural da cebola, chamada ‘onion A’ (ONA) e a aplicou em ratos com tumor epitelial de ovário, o tipo mais comum da doença e que apresenta uma taxa de sobrevivência de apenas 40%.

Esta experiência resultou numa sobrevivência mais longa das cobaias tratadas e um menor desenvolvimento dos seus nódulos, revela o estudo publicado no Science Daily.
A equipe de pesquisadores descobriu que a ONA consegue inibir as funções pró-tumorais de mielóides derivadas de células supressoras (MDSC), que estão intimamente associadas à supressão da resposta imune anti-tumor dos linfócitos do hospedeiro, utilizando o modelo pré-clínico do sarcoma. Os cientistas também descobriram que a ONA melhora os efeitos de drogas anti-câncer, reforçando as suas capacidades anti-proliferação.
Os autores do estudo afirmam que os ratos não sofreram efeitos colaterais significativos e que, com mais testes, existe a possibilidade de se criar um suplemento oral de ONA para tratar as mulheres com esse tipo de tumor, contudo destacam que ainda é cedo para saber se esse componente é de fato eficiente contra os tumores em humanos e se simplesmente ingerir cebola ajuda a prevenir ou mesmo a tratar a doença.

Programa de proteção à criança com microcefalia é prorrogado Estatégia de busca ativa e diagnóstico da malformação foi estendida por 90 dias

Portaria dos ministérios da Saúde e do do Desenvolvimento Social e Agrário, publicada hoje (27) no Diário Oficial da União, prorroga por mais 90 dias o prazo da estratégia de busca ativa e de conclusão do diagnóstico de todos os bebês com suspeita de microcefalia no país.

A chamada Estratégia de Ação Rápida para o Fortalecimento da Atenção à Saúde e da Proteção Social de Crianças com Microcefalia garante o repasse de R$ 2,2 mil aos estados por cada caso notificado sob suspeita de microcefalia. O recurso é aplicado na localização, no transporte, na hospedagem e nos exames do paciente.
De acordo com o texto, os 90 dias de prorrogação passam a ser contados a partir de 31 de julho, prazo de vigência da ação até então. A estratégia, instituída em março deste ano, já havia sido prorrogada uma vez, por 60 dias, em junho. O prazo inicial proposto pelo governo era 31 de maio de 2016.
Ainda segundo a portaria, a decisão de prorrogar mais uma vez o prazo levou em conta a necessidade de esclarecer casos suspeitos de microcefalia notificados como em fase de investigação e garantir o acesso assistencial a exames, consultas e tratamentos especializados.
O governo também considerou aspectos como o acompanhamento do desenvolvimento e do crescimento da criança na atenção básica, numa tentativa de trazer “o conforto de um diagnóstico definitivo e uma atenção humanizada e continuada do cuidado em saúde e na assistência social, adequada às necessidades de cada criança e sua família”.
Estratégia: A proposta da estratégia é esclarecer, no mais curto prazo e na forma mais confortável para as crianças e suas famílias, o diagnóstico de todos os casos suspeitos de microcefalia, otimizando o uso da capacidade instalada disponível e orientando a continuidade da atenção à saúde de todas as crianças com diagnóstico confirmado ou excluído para a doença. 

Polícia do ES e RJ prende suspeito de cometer homicídio em 2000 O homem estaria trabalhando com fretes em Guarapari, no Espírito Santo



Em ação integrada das secretarias de Segurança do Rio de Janeiro e Espírito Santo, a polícia prendeu um homem suspeito de praticar um homicídio, em 2000, na cidade de Rio das Ostras, Região dos Lagos do Rio de Janeiro.


Segundo informações, Teles Monteiro Marinho foi encontrado, nesta quarta-feira (26), em Guarapari, no litoral do Espírito Santo.
De acordo com a publicação, o suspeito estaria trabalhando com fretes no bairro Adalberto Simão Nader.

Sem festa, ex-presidente Lula completa 71 anos Assessoria do petista afirma que não há previsão de eventos públicos em comemoração ao aniversário nesta quinta-feira (27)



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 71 anos nesta quinta-feira (27), em meio a um período contraditório de sua vida política. Ao mesmo tempo em que aparece como favorito em pesquisas de opinião para as eleições presidenciais de 2018, o petista é réu em três processos criminais da Operação Lava Jato.


De acordo com informações, o ex-presidente não deve comemorar o aniversário publicamente. A assessoria de Lula diz que não há previsão de eventos com ele para hoje. Já o PT cita mobilização permanente "em defesa" dele.
"A militância de esquerda, não apenas do PT, está se organizando de maneira espontânea em defesa de Lula e não apenas por causa do seu aniversário. A injustiça que se praticam contra Lula atinge o próprio estado de direito", afirma o presidente nacional do PT, Rui Falcão.
Lava Jato
Nesta quarta-feira (26), o Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, aceitou a denúncia protocolada por advogados do ex-presidente contra o juiz federal Sérgio Moro e a força-tarefa da Operação Lava Jato por suposto abuso de poder. O governo terá de prestar esclarecimentos em dois meses.

Tabela

ClubePtsJVEDGols
 1 Palmeiras 67322075+27
 2 Flamengo 61321877+14
 3 Atletico MG 59321787+14
 4 Santos 583218410+22
 5 Botafogo 533216511+6
 6 Corinthians 493214711+10
 7 Atletico PR 483215314+4
 8 Gremio 483213910+2
 9 Fluminense 473213811+4
 10 Ponte Preta 453213613-5
 11 Sao Paulo 423211912+1
 12 Chapecoense 4232101210-8
 13 Cruzeiro 413211813-3
 14 Coritiba 383291112-1
 15 Internacional 373210715-5
 16 Sport Recife 373210715-9
 17 Vitória 35329815-6
 18 Figueirense 323271114-14
 19 America MG 24326620-30
 20 Santa Cruz 23326521-23

Artilheiros:

JogadorGols
 1Fred 13
 2Sassá 11
 3William Pottker 11
 4Robinho Souza 11
 5Diego Souza 11
 6Gabriel Jesus 11
 7Vitor Bueno 10
 8Grafite 10
 9Bruno Rangel 9
 10Keno 9

Flamengo lucra em jogo no Maraca e se empolga para administrar estádio Rubro-negro ficou com 60% da renda da partida contra o Corinthians



O reencontro do Flamengo com o Maracanã, no último domingo, teve um significado especial também no aspecto financeiro: a partida contra o Corinthians teve renda de R$ 3,20 milhões, dos quais, excentuando-se despesas e penhora, R$ 1,59 milhão foi parar nos cofres do Rubro-negro, o equivalente a 60% do total.


A participação do clube na renda empolgou os dirigentes pelo fato de que, nos demais estádios para os quais o clube levou jogos, a fatia média foi de 35%, quase a metade.
O diretor de novos negócios do Flamengo, Marcelo Frazão, disse que o percentual de 60% pode aumentar nos próximos jogos, contra Botafogo, Coritiba e Santos, visto que as despesas serão menores - para a partida contra o Timão, o Flamengo arcou com a arrumação necessária pós-Rio-2016.
"A parcela da renda do jogo contra o Corinthians é o recorde do Flamengo desde que o Maracanã foi reaberto na Copa das Confederações de 2013. Supera até a final da Copa do Brasil no mesmo ano. O modelo anterior tinha uma participação do consórcio no risco do jogo. Eram sócios. No novo modelo, o clube é dono e protagonista do evento. Paga as despesas da partida e recebe as receitas dela. Não resta dúvida de que é um bom modelo, praticamente o ideal", explicou ao portal, acrescentando que o clube pretende participar da nova licitação para administrar o "ex-maior do mundo".

Arquidiocese do Rio rechaça apoio de grupo católico a Freixo Em nota desta quarta-feira, 26, a entidade, de forma não-explícita, critica Freixo por ser favorável à descriminalização do aborto


Um dia depois de 12 religiosos de paróquias da Igreja Católica no Rio terem divulgado uma declaração de apoio à candidatura de Marcelo Freixo (PSOL) à prefeitura, a Arquidiocese do Rio se manifestou desautorizando-os, e dizendo-se "perplexa" com o texto de endosso. Numa nota desta quarta-feira, 26, a entidade, de forma não-explícita, critica Freixo por ser favorável à descriminalização do aborto e à união de pessoas do mesmo sexo, e argumenta que tais bandeiras o desqualificam como candidato cristão.

"O voto do católico só poderá assim ser considerado se os programas dos candidatos merecedores desse voto também estiverem em comunhão com os princípios humano-cristãos. Não é possível compactuar com posições que entram em confronto com princípios contrários aos valores cristãos, tais como o respeito à vida e a clara oposição ao aborto e à eutanásia; a tutela e a promoção da família, fundada no matrimônio monogâmico entre pessoas de sexo oposto e protegida em sua unidade e estabilidade, frente às leis sobre o divórcio; o tema da paz, que é obra da justiça e da caridade, e que exige a recusa radical e absoluta da violência, anarquismo e terrorismo", afirma o texto da cúria.
"A Arquidiocese, diante da manifestação pública de alguns membros do clero e do laicato, esclarece que não autorizou ninguém a falar em seu nome, nem dos padres, tampouco em nome de movimentos, pastorais, associações e paróquias acerca do atual processo político carioca. As pessoas podem se manifestar pessoalmente e arcar com as consequências, mas não podem falar por quem não foram autorizadas. Tampouco têm autorização da autoridade diocesana para indicar qualquer candidato aos cargos públicos", diz a nota da Arquidiocese, que se declara "apartidária". A reportagem entrou em contato com padres que assinaram o manifesto, mas eles não quiseram dar entrevista, alegando não estarem autorizados pela cúria a falar sobre o assunto.
O manifesto, assinado por dez padres, um frade e uma freira, além de mais de 800 leigos, como funcionários de paróquias e frequentadores, afirma: "Nós, padres da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no horizonte do Evangelho da Libertação, da efetivação de uma 'Igreja em saída' (como compreende o Papa Francisco) e da antecipação do Reino de Justiça e paz inaugurado por Jesus Cristo, entendemos que a candidatura de Marcelo Freixo à prefeitura é a que mais sintoniza com a construção de uma cidade mais justa, fraterna e igualitária. Desse modo, entendendo como o Papa Francisco que a política é uma forma sublime de caridade em face da qual não podemos "lavar as mãos", como Pilatos o fez. Na companhia de um grande número de católicos e católicas, leigos e leigas comprometidos com a democracia, com a vida e a dignidade humanas na história concreta de nossa cidade marcada pela violência, injustiça e exclusão social, nos unimos, à luz da fé, na luta pela vida e pela promoção da pessoa humana na força evangélica da 'opção preferencial pelos pobres'". O texto, que vem sendo compartilhado nas redes sociais, é concluído assim: "Afirma o Papa Francisco que envolver-se na política é uma obrigação para um cristão. Os cristãos não podem fazer como Pilatos e lavar as mãos!"
A Arquidiocese do Rio rejeita também vinculação ao candidato Marcelo Crivella (PRB), oponente de Freixo neste segundo turno. Um santinho com uma foto de Crivella ao lado do cardeal Dom Orani Tempesta foi distribuído na porta de igrejas e em outros pontos de grande circulação de pessoas, como forma de sugerir que o candidato, que é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, fundada por seu tio, o Bispo Edir Macedo, tem boa relação com a Igreja Católica, e de endossar sua retórica de que "não mistura religião e política". O episódio aconteceu em setembro, e foi rechaçado por Dom Orani, que não autorizou o uso de sua imagem no panfleto. Crivella é o líder das pesquisas eleitorais. Na terça-feira, 25, o Datafolha divulgou que ele tem 63% das intenções de votos válidos, contra 37% de Freixo.

Buscamos profissionais


Fotógrafo agredido por Freixo diz receber ameaças pela internet “Sinto que estou sendo coagido. Estou sendo ameaçado de todas as maneiras”, ele Bruno de Lima



O fotógrafo Bruno de Lima, que foi agredido pelo candidato à prefeitura do Rio Marcelo Freixo (PSOL) em 2006, diz estar recebendo ameaças de militantes desde que escreveu uma publicação em rede social contando sobre o caso. Lima levou chutes e socos de Freixo durante o velório do irmão do deputado, Renato, assassinado há 10 anos.


Freixo admitiu a agressão e disse que só a cometeu porque o fotógrafo desrespeitou um pedido de que a imprensa não tirasse fotos do velório. Lima diz que não sabia sobre a ordem da família. A cena é mostrada na foto acima, tirada por uma colega de Lima.
O fotógrafo deletou o post original, publicado em sua página do Facebook. No entanto, antes de fazer isso, escreveu o seguinte comentário.
Para os eleitores do Freixo que estão enchendo o meu saco, não sou cabo eleitoral e não votarei no Crivella. Infelizmente chegamos ao ponto de ter que decidir entre um e outro. MEU VOTO É NULO!"
Apoiadores de Freixo deixaram vários comentários na publicação. "Querido, no lugar dele eu tinha te quebrado em dois", disse um internauta. "Apanhou foi pouco. Verme", afirmou outro.
"Não esperava essa repercussão muito menos essa agressividade toda”, disse Lima em entrevista ao BuzzFeed. "Sinto que estou sendo coagido. Estou sendo ameaçado de todas as maneiras", afirmou. A assessoria de imprensa de Freixo não respondeu aos pedidos de entrevista.

Termas para adultos receberam R$ 1,8 mi de isenção fiscal Benefício foi concedido porque estabelecimentos estavam registrados como serviço de alimentação

Duas termas que oferecem serviços de massagem receberam R$ 1,8 milhão em isenção fiscal do governo do Rio de Janeiro entre 2008 e 2013. 

Os estabelecimentos, Solarium e Monte Carlo, receberam o benefício do Palácio Guanabara porque foram registradas com código de serviço de alimentação. 

No último dia 19, o Ministério Público entrou com ação civil pública na 3ª Vara de Fazenda Pública solicitando suspensão de novas concessões de isenções fiscais no estado. Na terça-feira (25), o Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado do Rio (Sind-Justiça-RJ) pediu para ingressar na ação, como interessado, pedindo também a suspensão dos benefícios concedidos desde 2008.
O deputado Milton Rangel (DEM) defendeu a devolução do dinheiro e investigação pelo Ministério Público. "A Secretaria de Fazenda tem que apurar. Houve fraude porque no cadastro das empresas consta o código de atividade de serviço de alimentação", disse o parlamentar.

Governo quer MP que permite mudança no preço máximo de remédios Com o aumento no número de casos de sífilis, Planalto pretende estimular produção de penicilina no país



O governo pretende aprovar uma medida provisória que altera a legislação do preço máximo de remédios para estimular a produção de penicilina no país. 


O remédio é usado no tratamento de sífilis, doença que tem se espalhado pelo país.

A medida, que já havia sido pedida por indústrias farmacêuticas, prevê o preço máximo de um medicamento possa ser mudado quando houver risco de desabastecimento.
A MP também daria prioridade aos pedidos de registro de medicamentos concorrentes na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão não deve passar por consulta pública, para que a produção emergencial de penicilina seja acelerada.

Inep divulga canal de atendimento para tirar dúvidas sobre o Enem Número da central é 0800-616161 e funcionamento é diário, das 8h às 20h



Responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferece um canal de atendimento para que estudantes possam tirar dúvidas relacionadas ao Enem. 

Objetivo é atender todas as demandas dos participantes e sanar os possíveis questionamentos sobre a realização das provas, nos dias 5 e 6 de novembro. 

O contato deverá ser feito através do telefone 0800-616161, diariamente, das 8h às 20h. Por conta da proximidade do exame, o Inep também preparou plantões de atendimento também neste fim de semana e no Feriado de Finados, em 2 de novembro.
Neste ano, o Enem será aplicado em 1.727 municípios e no Distrito Federal. Os Cartões de Confirmação da prova já foram disponibilizados pelo Instituto e a verificação é de responsabilidade dos inscritos.
O Inep também encaminhou, por SMS e e-mail, aos 8.627.195 inscritos na edição deste ano, um aviso de que os respectivos Cartões de Confirmação já podem ser acessados. Além disso, a cada três dias, novos lembretes serão enviados, por esses mesmos canais de comunicação, para todos que ainda não tenham verificado seus locais de prova.

Chamadas interurbanas ficarão mais baratas em 587 cidades A estimativa é de que a redução das tarifas dos planos básicos locais das concessionárias de telefonia fique em torno de 60%

Chamadas de telefones fixos para cidades vizinhas ficarão mais baratas para consumidores de 587 municípios a partir de domingo (30). Estas ligações deixarão de ser cobradas como interurbanas e passarão a ter a mesma tarifa das chamadas locais. 

A estimativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é de uma redução de 60% no custo da ligação. A queda de preços beneficiará consumidores de 281 municípios da Região Sul; 199 da Região Nordeste; 69 do Sudeste; e 38 municípios da Região Norte.
O benefício real desta mudança vai depender do plano de serviço contratado pelo assinante. Além dos planos básicos, as concessionárias oferecem vários planos alternativos, os preferidos dos usuários.
A estimativa é de que a redução das tarifas dos planos básicos locais das concessionárias de telefonia fique em torno de 60%, considerando o valor de R$ 0,08 para o minuto local e o valor médio de R$ 0,20 para o minuto de longa distância nacional.
Dados da Anatel de junho deste ano apontam que 25,30% dos assinantes da Oi; 9,64% da Telefônica; 8,60% da CTBC Telecom, e 7,87% da Sercomtel utilizam os planos básicos de serviço.
Área Local
Área Local é a área geográfica de prestação de serviços, definida pela Agência segundo critérios técnicos e econômicos, onde é prestada a telefonia fixa na modalidade Local.
As alterações do Regulamento sobre Áreas Locais para a telefonia fixa foram publicadas no dia 3 de maio por meio da Resolução Anatel nº 666/2016 e estabelecia um prazo de 180 dias para entrada em vigor da medida.

1ª festa de Halloween do CIAPI A festa contará com concurso de melhor fantasia, apresentação de dança e muito mais!

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) realiza neste sábado, 28/10, a sua 1º festa de Halloween, organizada pelo Instituto Lucas Amoroso (ILA). A festa contará com concurso de melhor fantasia, apresentação de dança e muito mais! O convite pode ser adquirido no local do evento. 

Local: CIAPI, Rua: Jorge Burihan, nº 30 - Jd. Jaqueira
Horário: 18hrs - Convite: R$10,00 


Secretaria de Comunicação

Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência terá nova eleição - Conselho tem vagas abertas para novos membros

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMDEFI) está com as vagas abertas para novos membros. As inscrições podem ser feitas até o dia primeiro de novembro, na Secretaria dos direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), que fica na Av. Jorge Burhian, nº 10 – Jardim Jaqueira. 

São oito vagas oferecidas, sendo elas: duas para associações com trabalho direto para pessoas com deficiência, uma para associações civis e cinco para pessoas com ou sem deficiência, na sociedade civil. O trabalho dentro do Conselho não é remunerado, é voluntariado.

O COMDEFI é formado por representantes da sociedade civil e também indicado pelo Poder Público, conforme a lei que diz que os conselhos devem ter 50% de cada lado. Desta maneira, o conselho contribui com a definição dos planos de ação da cidade, políticas de atendimento ao segmento e garantia de direitos da pessoa com deficiência. 

Cada conselho atua de maneira diferente, de acordo com a realidade local e com a sua competência definida em Lei Municipal. Dentre as suas atribuições, inclui-se a defesa dos direitos dos cidadãos. São realizadas reuniões mensais, seminários e conferências periodicamente, com o objetivo de avaliar o que está sendo realizado e apresentar novas propostas e soluções para o funcionamento da política de atendimento ao segmento que deu origem a sua criação dentro do município. Alguns conselhos possuem caráter fiscalizador, deliberativo, consultivo, normativo e propositivo.

Para mais informações e edital completo, acesse o site da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba http://www.caraguatatuba.sp.gov.br ou ligue (12) 3886-3050


 Secretaria de Comunicação

PAT de Caraguá divulga vagas para esta quinta

Veja as vagas do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá (PAT). O interessado deve apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, CTPS e PIS) no PAT ou no Poupatempo.

Assistente administrativo, Auxiliar de enfermagem, Camareira de hotel, Chefe de depósito,  Confeiteiro, Consultor de vendas, Cozinheiro geral, Empacotador, Empregado doméstico, Instalador de som e acessórios (automóvel), Instrutor de academia, Mecânico de automóvel, Montador de automóveis, Motorista entregador, Nutricionista, Operador de retro-escavadeira, Padeiro, Pintor de alvenaria, Pizzaiolo, Promotor de vendas, Serralheiro e Vistoriador de automóveis.

As vagas possuem perfis específicos com relação à experiência, escolaridade, entre outros, podendo sofrer variações e não estarem mais disponíveis se atingirem o limite máximo de encaminhamentos, ou ainda, em caso de encerramento pelos empregadores que as disponibilizaram.

O PAT está localizado na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré. O telefone é (12) 3882-5211.