GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Michelder vem ai......


Projeto

Troca de nome da rua C 

Conheça um pouco do que vamos ter por ai.....


Parabens Neto Bota

Parabens vereador Neto Bota pelo nascimento de seu filho....

Vereador Pedro Ivo

o Blog do Guilherme Araújo deseja a recuperação de sua irmã....

Aula diferente: crianças aprendem matemática “comendo” pizza

As professoras da rede municipal Kelly Diniz e Daniela Guimarães Gomes desenvolveram, na última semana, uma aula diferente para os alunos do 5° ano da E.M. Professor Doutor José Machado Rosa, região central de São Sebastião.
Para ensinar frações, as educadoras prepararam uma manhã de pizzas no pátio da escola. Em um momento de aprendizado e descontração, cada aluno preparou uma pizza e, conforme comiam, marcavam a fração que sobrava. Assim, as crianças puderam compreender mais facilmente o conteúdo ministrado. A estratégia possibilitou fácil assimilação e teve total aceitação por parte dos alunos, que demonstraram muito interesse e alegaram que a iniciativa superou suas expectativas. “Através dessa ação, conseguimos que as crianças não ficassem dispersas, uma das maiores barreiras enfrentadas em sala de aula” afirmou uma das professoras.
Alimentação saudável - Além da aula de Matemática, a atividade serviu de complemento para as aulas de Educação Física. O professor Carlos Henrique Freitas aproveitou a dinâmica para ensinar sobre alimentação saudável e práticas regulares de exercícios físicos
.

Grupos de jovens sebastianenses vão marcar presença na Marcha para Jesus na capital

Na próxima quinta-feira, às 10h, acontece em São Paulo, o evento Marcha para Jesus 2011, que terá diversas apresentações com 26 cantores gospels reconhecidos nacionalmente. Quinze jovens da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Santos, congregação Pontal da Cruz, de São Sebastião, estão se preparando para representar o Litoral Norte.
A igreja, que é ministrada pelo pastor Silas e conta com o líder de jovens Wanderley Rodrigues de Souza, tem como objetivo trazer o movimento para cidade, com todos os cantores. Os jovens são moradores dos bairros Topolândia, Pontal da Cruz e São Francisco e estão se preparando há mais de um mês para esse evento. O grupo teve apoio da prefeitura, que cedeu o transporte para a viagem.
A Marcha para Jesus é um evento internacional que ocorre anualmente em milhares de cidades do mundo. Neste evento, o público poderá contar com a apresentação de Regis Danese Fernanda Brun, Soraya Moraes, Kleber Lucas, Mariana Valadão, Cassiane, André Valadão, Eyshila, Renascer Praise.

As belezas naturais do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba Evelyn Graziele*

Verde espalhado por todo o canto, flores e uma paisagem admirável. O chamado Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba proporciona aos visitantes um equilibrado e prazeroso convívio com a natureza.
Lembro que ainda criança, eu e meus colegas de classe fazíamos visitas ao parque. O instrutor, na época o chamávamos de “tio”, nos levava para conhecer vários cantinhos daquele ‘horto’. Saíamos de lá maravilhados com tanta vida.
Relembrei de como eu e meus amigos nos divertíamos nas tardes de sextas-feiras, com os nossos piqueniques e, depois os mergulhos. Alguns anos se passaram e o Parque aprimorou sua infra-estrutura. A vegetação do Parque, nunca esquecerei, até porque ele representa a maior porção contínua preservada de Mata Atlântica do Brasil.
Espalhada pela Serra do Mar, a vegetação atinge picos mais altos, além de inúmeras nascentes de riachos e córregos de água pura que compõem a principal bacia hidrográfica da cidade, formada pelo rio Juqueriquerê e seus afluentes.
Bicho preguiça, macacos, antas, capivaras, catetos, jaguatiricas, pacas, quati, cobras, aranhas e até onças pintadas são animais que ainda dão o ar da graça por lá. A avifauna também é riquíssima. As sinfonias dos tangarás, saíras, papagaio da cara rocha, pintassilgos, sabiás podem ser ouvidos por todo o núcleo e especialmente nas trilhas de visitação.
A Trilha Esmeralda, continuação da trilha do Poção, leva à cachoeira da Esmeralda. São 15 metros de queda e um poço de cinco metros de profundidade, próprio para banho. Atualmente esta trilha está fechada para manutenção.
A caminhada ficou longa e ainda tinha muito pela frente. Cheguei à Trilha dos Tropeiros (foto), o instrutor explica que são oito quilômetros de percurso e é indicada para pessoas com habilidade em trilhas, pelo alto nível de dificuldade. Durante o trajeto pude perceber o motivo da preferência por esta nova trilha: cachoeiras e árvores centenárias como Jequitibás de até 300 anos.
Por falar em Jequitibá, a trilha que leva o nome da centenária árvore é outra opção. O visitante pode percorrer o caminho sozinho, pois há placas de direcionamento e informações sobre as principais espécies nativas da Mata Atlântica.
Além da linda paisagem, no passeio aprendi um pouco mais sobre a mata silvestre e a mata secundária, essa segunda formada por pinheiros que foram plantados no Parque após a catástrofe de 1967.
Quando finalmente cheguei à trilha do Poção, entendi o porquê desta trilha ser tão “frequentada” durante a semana: ela concentra uma grande diversidade de palmito (um das espécies ameaçadas de extinção). A Trilha do Poção é considerada de nível médio, pois leva o participante ao interior da floresta, na “mata fechada”.
No percurso, tucanos e jacutingas “participam” da caminhada. Uma dose excitante para quem gosta de aventuras na natureza. Após quatro horas de caminhada, uma piscina natural formada pelas águas do Ribeirão do Ouro e Cachoeira da Pedra Redonda me aguardava. O monitor ainda explica que o Rio Claro, que fica na divisa com São Sebastião, abastece o município de Caraguatatuba. Fim de passeio com direito a sinfonia dos pássaros que são ouvidos por todo o núcleo!

Conheças as novidades....






Aprovado projeto de Crivella que isenta material escolar de tributos

Materiais escolares, uniformes e outros equipamentos exigidos pelas escolas do ensino básico poderão ficar isentos de tributos. É o que prevê projeto de lei de Marcelo Crivella (PRB-RJ) aprovado nesta terça-feira (21/6) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado. A matéria, agora, será examinada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa – aquela em que a proposição segue direto para a Câmara dos Deputados, sem necessidade de passar pelo plenário.
Com a isenção de impostos, taxas e contribuições, os materiais escolares terão preços mais baixos. Assim, ressaltou Crivella, o projeto (PLS 256/10) vai facilitar a aquisição do material solicitado pelas escolas, uma vez que as famílias já são oneradas com outras obrigações fiscais no período em que são feitas as compras – como impostos sobre imóveis e veículos. No texto original do projeto, ele propôs que a isenção fosse concedida apenas em fevereiro.
- As famílias brasileiras têm muitas despesas no início do ano, e o material escolar acaba pesando muito no orçamento doméstico. É justo reduzir o preço de itens tão essenciais para a formação educacional das crianças brasileiras – disse Crivella.
Emenda do relator da matéria na CE, senador José Agripino (DEM-RN) estendeu a isenção a todos os meses, pois, conforme argumentou, os materiais escolares sofrem desgastes no decorrer do ano e precisam ser repostos. Agripino observou ainda que a falta de condições para comprar os materiais escolares é uma das principais razões da evasão escolar.
A proposta determina ainda que o Poder Executivo regulamente a lei que resultar desse projeto, para listar os materiais sujeitos à isenção. A regulamentação deverá ser feita em 90 dias após a promulgação da lei.

PM do LN já disponibiliza serviço de Boletim de Ocorrência Eletrônico

A Polícia Militar, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Estado disponibilizou a elaboração do Boletim Eletrônico de Ocorrência (BEO) em todos os postos policiais da PM no Estado, inclusive do Litoral Norte. Segundo a PM, a população paulista, em razão da dinâmica e modernização social, política e econômica, têm exigido mais a prestação de serviços de excelência, que satisfaçam suas expectativas e que sejam céleres objetivos e eficientes fatores que inserem as instituições policiais estaduais em ambiente de constante aprimoramento de suas práticas e rotinas, visando a consolidar os anseios das múltiplas comunidades presentes nas mais diversas regiões do estado.
“Na prática com a disponibilização do link qualquer pessoa poderá fazer o seu BEO eletrônico, e uma equipe especializada confronta e verifica os dados para que ele possa ser efetivado e distribuído na rede policial. Este procedimento favorece a acessibilidade, pois quem não tem internet pode procurar qualquer posto policial da Polícia Militar e lá poderá registrar seu boletim de ocorrência, não havendo mais assim a necessidade de procurar alguma Delegacia de Polícia Civil. Na mesma hora a pessoa já sai com seu BO impresso, ou então com um número de protocolo em que o mesmo poderá ser impresso a qualquer momento na internet”, informou o tenente Edilson Ramos de Oliveira, do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior (20º BPMI), no Litoral Norte.
De acordo com a PM, algumas regiões, por se localizarem em pontos periféricos e serem formadas, em sua grande maioria, por população carente de recursos, apresentam dificuldades e até desinformação em relação ao acesso a esses serviços públicos informatizados.
O comandante do 20º BPMI , o tenente coronel Ewandro Rogério Góes, relatou a toda comunidade de que as sedes da Polícia Militar das cidades do Litoral Norte já estão habilitadas e à disposição da população para auxiliar na elaboração dos Boletins de Ocorrência Eletrônicos referentes às ocorrências de: Furto de Veículos, Desaparecimento de Pessoas, Furto e Perda de Documentos, Furto e Perda de Aparelho Celular, Furto e Perda de Placas de Veículos e Encontro de Pessoa Desaparecida.
O comandante lembrou ainda que a sociedade cumpre um papel fundamental na prevenção e a sua colaboração com os órgãos de segurança é imprescindível. “É muito importante que sejam passadas as informações sobre delitos ou condutas suspeitas à Polícia Militar, principalmente utilizando o número 190 se o fato está ocorrendo ou em situações de emergência, e no número do Disque-denúncia 181. É garantido o sigilo da identidade do denunciante”, completa o comandante.
Serviço: O link de acesso para elaboração do Boletim Eletrônico de Ocorrência na internet é: http://www.ssp.sp.gov.br

Projeto “Nossa Gente” reúne mais de 4 mil pessoas em Itaquanduba

O projeto “Nossa Gente”, promovido pela Prefeitura de Ilhabela e o Fundo de Solidariedade, reuniu mais de 4 mil pessoas no último domingo em sua segunda edição, desta vez na EM Waldemar Belisário, no bairro Itaquanduba. Das 13h às 17h, 3.408 moradores puderam aproveitar os 32 serviços oferecidos gratuitamente, como emissão de documentos, corte de cabelo e as atividades culturais. Muitas pessoas e, principalmente, as crianças escolheram as atividades culturais e a recreação na tarde de domingo.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), acompanhado da presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Reale Colucci, passou por todas as salas e verificou de perto a prestação de serviço à comunidade. “A gente sabe da importância deste tipo de ação, pois facilita o acesso aos serviços, já que muitas vezes o trabalhador não tem tempo de ir diretamente aos órgãos públicos. Temos procurado levar cada vez mais não só os serviços públicos, mas também os investimentos ao interior dos bairros”, salientou Colucci.
A criançada que esteve no Projeto “Nossa Gente” pôde aproveitar os brinquedos da recreação infantil e os jogos promovidos pelos monitores esportivos. O público ainda conferiu as apresentações do grupo Dança de Rua é Arte, da Fundaci – Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, da bateria mirim da escola de samba Leões do Ita e de grupo de capoeira.
Assim como na primeira edição, a emissão de RG, CPF e Carteira de Trabalho (1ª e 2ª via) continuou sendo o serviço mais procurado, com 190 atendimentos. Também foram emitidos títulos de eleitor. “Foi muito bom poder vir e aproveitar estes serviços tão importantes aqui no bairro. Parabéns a toda equipe da Prefeitura pela organização”, disse a moradora Maria Antonia Pereira, 47 anos.
O vice-presidente da Sociedade Amigos dos Bairros Itaquanduba e Itaguassu, Benedito Augusto, o Ditinho, também elogiou a iniciativa. “Nosso bairro está mudando. Ganhou recentemente esta quadra coberta, a rede de esgoto, a escola está mais bonita e agora este serviço tão importante para a comunidade. O prefeito Toninho Colucci está de parabéns por seu trabalho”, declarou. Também já se encontra em andamento no bairro a construção de uma nova escola municipal. Além das emissões de documentos, o Projeto “Nossa Gente” trouxe novidades, como as terapias alternativas, entre elas, acupuntura e massagens, que atenderam 94 pessoas. Ao todo, 235 moradores aproveitaram o corte de cabelo gratuito com os cabeleireiros voluntários.
Já a Secretaria de Educação levou a inscrição do EJA – Ensino de Jovens e Adultos. Funcionários da Prefeitura deram orientações sobre regularização fundiária. A Sabesp levou a inscrição da tarifa social. Muita gente, ao ir embora pra casa, ainda levou um animal de estimação e uma muda de planta. Cerca de 200 mudas foram doadas. Isto porque, as secretarias de Saúde e de Meio Ambiente estavam com a Feira de Adoção do projeto Vira Amigo e com os agentes do Viveiro Municipal. Durante o evento foram realizadas também oficinas de fabricação de sabão artesanal com a reutilização do óleo de cozinha e de móveis a partir de caixas de leite do tipo tetrapak.
O “Nossa Gente” teve a organização da Secretaria de Administração da Prefeitura de Ilhabela e a participação das secretarias, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Assistência Social, Turismo, Obras, Cultura e Esportes, além do PAT, Sebrae, Banco do Povo, Apae, Banco do Brasil, Correios, Delegacia de Polícia Civil e Cartório Eleitoral. O evento contou com o apoio das empresas Art Festa, Bella Fuzzarca, Manu Festas, Ilhabela Digital, Locasom, D’Aqui Doces, Yacht Club de Ilhabela, Relojaria São Sebastião, Stand By, Bar SP, Iveco, João Ilha Material de Construção, Supermercado Ilha da Princesa, Ilhabela Shopping da Construção.

A brincadeira agora é raciocinar nas escolas do município

Entre os dias 17 e 20 de junho, alunos de 6º ao 9º de Caraguá testaram seus conhecimento em lógica. O Dia D levou cerca de 3.800 alunos da rede municipal de ensino a disputar quem sabe mais quando o assunto é raciocínio matemático.
O objetivo da ação foi estimular os estudantes a conhecer mais sobre a matemática e mostrar que a matéria pode ser algo divertido e interessante.
O evento foi realizado em duas partes. Em sala de aula os estudantes participaram de jogos e responderam questões de lógica, quem se saísse melhor concorria com os campeões das outras salas para definir o melhor do colégio, por meio de um teste.
A coordenadora Roseli da Fonseca Ferreira, da escola municipal Professora Edna Maria Nogueira Ferraz, do bairro Perequê-Mrim, conta que os alunos receberam muito bem o desafio e que o formato do projeto estimula também a confraternização. “A participação não é obrigatória, mas os alunos ficaram muito empolgados. É importante uma ação que envolva todos os estudantes”.

Campanhas contra dengue continuam apesar do frio

Os cuidados com a criação de focos do mosquito devem existir durante o ano inteiro

Com a queda da temperatura as preocupações de novas notificações de dengue diminuem, porém as campanhas e visitas dos agentes não param na região. De acordo com a cartilha do Ministério da Saúde, o calor acelera a multiplicação do vírus dentro do mosquito. Por tanto no verão, a fêmea do mosquito tem mais chance de transmitir a doença antes de morrer.
Segundo dados atuais da Secretaria de Saúde, por meio da assessoria de imprensa, dos últimos 6 meses, no Litoral Norte, foram notificados 5.859, desses 1.430 foram positivos, e 1.255 descartados, no entanto 3.167 aguardam as respostas.
Em Caraguatatuba foram notificados 2.082, dessas 667 foi confirmado e 419 negativos, enquanto 996 aguardam o resultado.
Já na cidade de São Sebastião, as notificações foram de 1.092, os positivos atingiram 189 autóctones (contraído na própria cidade) e 58 pessoas que foram infectadas em outros municípios. Desse número de notificações foram descartadas 377, no entanto 468 aguardam respostas.
Na cidade de Ubatuba foram notificadas 2.370, desses 459 foram confirmados autóctones e 4 casos importados. Nesse total, 267 foram descartados, e 1.640 aguardam os resultados.
Em Ilhabela, as notificações foram de 315, sendo 57 confirmados e 192 negativos, enquanto 66 aguardam respostas.
Segundo a Secretaria de Saúde, por meio da assessoria de imprensa da cidade de Caraguatatuba mesmo com palestras para conscientização dos munícipes sobre o trabalho dos agentes de combate a dengue, ainda existe a resistência de alguns moradores, com relação às vistorias.
Ainda segundo a secretaria, existe uma orientação para que os próprios proprietários façam inspeção em suas residências.
De acordo com a assessoria, até maio deste ano, 102.648 imóveis foram visitados, só 72.658 foram vistoriados, já que 29.990 estavam fechados ou os moradores não permitiram a entrada dos agentes.
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, informa que tem intensificado as ações em combate à dengue. Eles trabalham com 20 agentes do Plano de Intensificação das Ações de Controle da Dengue (PIACD), 56 agentes comunitários de saúde que atuam no combate à doença.
De acordo com a assessoria, o Poder Público não tem medido esforços para combater a doença. São realizados mutirões nos bairros, visitas nas casas com orientações e trabalhos de educação ambiental nas escolas. “Mas é preciso que a comunidade também assuma sua responsabilidade”, destaca.
Para a Secretaria de Saúde, os moradores devem manter os terrenos limpos, eliminar utensílios que podem se tornar criadouros para as larvas do mosquito.
De acordo com a assessoria de imprensa, outra solução que a cidade recorreu, é a fiscalização sobre veículos, embarcações e outros bens particulares que estiverem abandonados em vias públicas, “fazendo valer o artigo 8° da Lei 96/2002, que dispõe sobre o Programa de Controle e Combate aos Vetores Transmissores de Doenças”.
De acordo com eles, depois de aprendidos, se os proprietários não reclamarem em certo tempo, o bem será leiloado.
O superintendente de proteção à saúde de Ubatuba, Neilton Nogueira de Lima, conta que a recusa dos moradores com relação as vistorias dos agentes acontece em número pequeno. E nos últimos tempos os números de denúncias aumentaram, porque as pessoas estão mais atentas. Ele acrescenta que nesse período, novas notificações nem aparece, e que tudo está mais calmo. “Essa doença é efeito dominó, tanto para mais, quanto para menos. No caso é para menos”.
Segundo ele, as campanhas, visitas e orientações permanecem o ano inteiro. No entanto em setembro são sempre intensificadas. Podendo agora, dar férias aos trabalhadores dessa área. “Trabalhos em escolas, a parte educativa são sempre rotineiros”, conta.
De acordo com a Coordenadora do Programa Municipal de Combate a Dengue, Lidiomar Conelian de Oliveira, a conscientização da população ainda é a melhor atitude. “Ninguém melhor que o próprio morador para remover os criadouros de seu domicílio, minorando assim os riscos a que cada um se expõe”, explica.
Ainda segundo ela, um dos problemas é a falta de acesso nas casas de veraneios e residências de trabalhadores que só é possível encontrá-los
nos fins de semana. “Ainda existem sim pessoas que não permitem o acesso às suas residências, mas os agentes tentam conversar e convencer da importância do trabalho”, conta.
Para Lidiomar a Secretaria de Saúde possui no Programa de Combate a Dengue uma equipe que trabalha com Informação, Educação e Comunicação (IEC) que traça estratégias de acesso a população através de parcerias com escolas, associações de bairro, igrejas, mutirões e palestras.
“A produção do mosquito não para. Por isso é preciso ficar alerta com a dengue, em todas as épocas do ano”, cartilha do Ministério da Saúde

Baduca consegue centro de recuperação para mulheres

A cidade de Caraguatatuba contará até o final deste ano com um local especializado para tratamento de dependentes químicos do sexo feminino. No final de 2010, o Vereador Cristian Alves de Godoi (Baduca Filho) reivindicou esse espaço por meio do requerimento 388/2010.

Baduca Filho justificou sua solicitação, lembrando que já existem lugares para apoio de pessoas dependentes, mas que atendem somente homens e se apoia em dados. “É de extrema importância que o município conte com um centro para recuperar mulheres usuárias de drogas. Nosso pedido baseia-se em pesquisa, cujo resultado é assustador. Hoje, é muito grande a quantidade de mulheres adolescentes e maiores de idade que sofrem de alguma dependência química, que vai do uso de bebida alcóolica até o de entorpecentes”, ressaltou.

Em novembro de 2010, Baduca recebeu um documento da Prefeitura em que diz ter em seu plano municipal de saúde, a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em parceria com o Governo Federal e Estadual.

A secretária adjunta de Assistência Social de Caraguá, Jaqueline Elisabete da Silva de Oliveira, confirmou que a cidade contará com um centro especializado de recuperação para mulheres da região.

Segundo a secretária adjunta, o projeto está em fase de formatação e deverá estar apto a funcionar até o final deste ano. A Prefeitura já tem em vista uma área para a instalação do espaço.

Esse será o primeiro centro de recuperação de dependentes químicos para mulheres da região. Feliz em ter sido atendido pelo Prefeito Antonio Carlos da Silva, Baduca agradeceu o chefe do Executivo.

“Fico muito orgulhoso em saber que uma propositura minha, de imensa relevância, ajudará centenas de pessoas não só da nossa cidade, mas todo o litoral norte. Parabenizo e agradeço de coração ao nosso prefeito que se sensibilizou pela nossa reivindicação, mostrando ser um homem do bem, um homem de visão. Quem ganha com isso é Caraguá”, diz o Vereador, que fez um alerta as famílias.

“A droga, a bebida está na porta da casa de todos nós. Não podemos fechar os olhos para esse mal que afunda desestabiliza diversas famílias pelo mundo a fora, temos que tomar medidas e nos precaver. Já fiz outras proposituras pedindo atenção maior a determinados pontos de Caraguá que tem usuários de drogas a qualquer hora do dia. Nossa luta continua a favor das pessoas do bem”, concluiu.

Baduca consegue centro de recuperação para mulheres

A cidade de Caraguatatuba contará até o final deste ano com um local especializado para tratamento de dependentes químicos do sexo feminino. No final de 2010, o Vereador Cristian Alves de Godoi (Baduca Filho) reivindicou esse espaço por meio do requerimento 388/2010.

Baduca Filho justificou sua solicitação, lembrando que já existem lugares para apoio de pessoas dependentes, mas que atendem somente homens e se apoia em dados. “É de extrema importância que o município conte com um centro para recuperar mulheres usuárias de drogas. Nosso pedido baseia-se em pesquisa, cujo resultado é assustador. Hoje, é muito grande a quantidade de mulheres adolescentes e maiores de idade que sofrem de alguma dependência química, que vai do uso de bebida alcóolica até o de entorpecentes”, ressaltou.

Em novembro de 2010, Baduca recebeu um documento da Prefeitura em que diz ter em seu plano municipal de saúde, a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em parceria com o Governo Federal e Estadual.

A secretária adjunta de Assistência Social de Caraguá, Jaqueline Elisabete da Silva de Oliveira, confirmou que a cidade contará com um centro especializado de recuperação para mulheres da região.

Segundo a secretária adjunta, o projeto está em fase de formatação e deverá estar apto a funcionar até o final deste ano. A Prefeitura já tem em vista uma área para a instalação do espaço.

Esse será o primeiro centro de recuperação de dependentes químicos para mulheres da região. Feliz em ter sido atendido pelo Prefeito Antonio Carlos da Silva, Baduca agradeceu o chefe do Executivo.

“Fico muito orgulhoso em saber que uma propositura minha, de imensa relevância, ajudará centenas de pessoas não só da nossa cidade, mas todo o litoral norte. Parabenizo e agradeço de coração ao nosso prefeito que se sensibilizou pela nossa reivindicação, mostrando ser um homem do bem, um homem de visão. Quem ganha com isso é Caraguá”, diz o Vereador, que fez um alerta as famílias.

“A droga, a bebida está na porta da casa de todos nós. Não podemos fechar os olhos para esse mal que afunda desestabiliza diversas famílias pelo mundo a fora, temos que tomar medidas e nos precaver. Já fiz outras proposituras pedindo atenção maior a determinados pontos de Caraguá que tem usuários de drogas a qualquer hora do dia. Nossa luta continua a favor das pessoas do bem”, concluiu.

Baduca solicita isenção de taxa de certidão negativa

Foi protocolado no início desta semana pelo Vereador Cristian Alves de Godoi (Baduca Filho) um requerimento solicitando a isenção da taxa de certidão negativa de débito.

Segundo Baduca, milhares de famílias, obrigadas a pagar a taxa não possuem condições financeiras de arcarem com os valores cobrados, Para ele, a cobrança apesar de legal é abusiva e necessita de uma melhor análise quando se trata de famílias hipossuficientes.

"Vivemos em um país em que pagamos diversos impostos. Para tudo precisamos colocar a mão no bolso. Devemos pensar que temos milhões de famílias no Brasil que não possuem condições de pagar devidos impostos. Caraguatatuba não é diferente. Quantas pessoas ralam duro para ganhar pouco e ainda precisam deixar o seu suado dinheiro para o Governo?", questionou o Parlamentar.
 
A certidão negativa de débitos é um documento emitido pela Prefeitura que comprova a não existência de débitos junto a órgãos públicos. A pessoa necessita dessa certidão para compras e venda de imóveis, espólio, e outros.

"Quando elaboramos essa propositura, consultamos especialistas e ouvimos atentamente sugestões. Já existe legislação federal que dá direito da isenção para pessoas de baixa renda, não tem motivo para não conseguir isso aqui para Caraguá, para os nossos moradores", comentou.

O Vereador salientou ainda, que mesmo não existindo uma lei municipal, nem tudo que é ilegal pode ser considerado imoral. "A legislação permite que o município beneficie as famílias hipossuficiente. É preciso ter bom senso", concluiu.

Gobetti reivindica Centro de Educação Infantil no Pontal Santa Marina

Em requerimento protocolado na Câmara Municipal de Caraguatatuba, o Vereador do PDT, Wilson Agnaldo Gobetti, questionou o Executivo quanto à possibilidade de construir um Centro de Educação Infantil (CEI) no bairro Pontal Santa Marina.
A criação da propositura se deu após Gobetti ser procurado por lideranças da comunidade para fazer a reivindicação, que foi vista com grande importância por parte do Parlamentar.
“Caraguá tem crescido muito, todos sabem disso. Os moradores do Pontal Santa Marina precisam se deslocar para outros locais para deixarem seus filhos. Acredito que precisamos de uma CEI no bairro para atender a demanda”, falou Wilson Gobetti.
O Vereador mostrou otimismo em conseguir ajudar a comunidade. Segundo ele, o desenvolvimento da zona Sul, principalmente agora com a construção do novo shopping, deverá impulsionar novos investimentos para os bairros da região.
“A perspectiva é de que a cidade cresça para aquele lado, mais um motivo que se faz necessário um CEI no Pontal Santa Marina. Com certeza o Prefeito verá a importância de se ter esse espaço lá”, diz.

Melhoria no Perequê

Wilson Gobetti conseguiu que fossem colocadas guias e sarjetas e material de fácil compactação na Rua Três do Perequê-mirim. O Vereador, atual Presidente do Legislativo, havia feito a reivindicação por requerimento. Na última semana, o Executivo emitiu a resposta, informando que as obras serão executadas em breve.
"Essa é mais uma conquista nossa para o bairro. Esperamos que logo o problema dos moradores da Rua Três seja resolvido", disse Gobetti.

Projeto de lei de Gobetti para beneficiar idosos é aprovado

Foi aprovado na última terça-feira, o projeto de lei do Vereador e atual Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), que altera de 65 para 60 anos a idade prevista na lei municipal nº 120/91 para prioridade no atendimento nos estabelecimentos bancários e outros.
O Estatuto do Idoso – lei nº 10741, de 1º de outubro de 2003 – assegura às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, vários direitos, entre eles, o atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços.
Já na lei municipal, essa preferência é dada somente para quem tem 65 anos ou mais. “Essa propositura vem resguardar os direitos dos idosos e fico muito contente em termos aprovado esse projeto”, disse Gobetti.
Segundo José Rodrigues Cidreira, diretor do Sindicato Nacional dos Aposentados de Caraguatatuba, muitas pessoas de idade sofrem na espera por um atendimento nas repartições públicas. Para ele, alguém com 60 anos de idade já merece o direito de gozar de um atendimento preferencial. “Essa lei representa muito para os idosos, que nessa vida já trabalharam por muito  tempo e tem que ter esse direito”, falou.
Wilson Gobetti, autor da lei que espera a promulgação por parte do Poder Executivo, recebeu elogios e o agradecimento por parte do representante do sindicato dos aposentados da cidade.
“Quero agradecer ao Vereador Gobetti por ter atendido o nosso pedido. Isso mostra que ele está empenhado nessa luta e quer melhorar a condição de vida do idoso em Caraguá”, finalizou.

Incentivador do esporte, Gobetti pede por quadras na região Sul

Wilson Agnaldo Gobetti solicitou por meio de um requerimento a construção de uma quadra poliesportiva no bairro Porto Novo. Os moradores do Travessão também foram lembrados pelo Vereador, que em outra propositura, pediu a reforma das quadras do CIASE e da EMEI/EMEF Profº Alaor Xavier Junqueira.
O Parlamentar sempre foi um grande motivador dos esportistas caraguatatubenses. Para ele, a prática de esporte ajuda na integração social, trazendo benefícios à saúde e desenvolvendo o ser humano como um todo.
"Quem me conhece sabe que sou um apaixonado pelo esporte. Desde o meu primeiro ano de mandato tentei colaborar com os atletas da cidade. Como Vereador, tenho um grande prazer em buscar melhorias para o esporte e oferecer a melhor condição para que os moradores de Caraguá pratiquem alguma atividade, que é de imensa importância para o desenvolvimento de um homem, desde o aspecto físico até o caráter do cidadão", disse.
Segundo Gobetti, diversas pessoas o procuraram para fazer a reivindicação da construção da quadra do Porto Novo. "O bairro merece um espaço para crianças se divertirem. São muitos moradores que precisam se deslocar para bairros vizinhos para ter um pouco de diversão. O Porto Novo é grande, é justo que a gente consiga a quadra lá".
O Travessão foi lembrado por Wilson Gobetti. De acordo com o atual Presidente do Legislativo, os alunos necessitam de melhores condições para o uso adequado das quadras da EMEI/EMEF Profº Alaor Xavier Junqueira.

"Assim como o CIASE, a escola do Travessão conta com uma boa quadra, mas que precisa de uma reforma. Não podemos deixar que as crianças e jovens que utilizam a quadra se machuquem por causa do estado dela. Acredito que seremos atendidos", finalizou Gobetti.

Usuários de ciclovia e transporte coletivos próximos a trevo cobram melhorias em trecho com obras

A obra de implantação de uma nova rotatória entre as rodovias dos Tamoios (SP-99) e Rio/Santos (SP-55), na entrada de Caraguatatuba se transformou em problema para usuários do transporte coletivo e da ciclovia. Sem abrigo de ônibus e espaço para pedalar, a reclamação se tornou uma constante.
Indignado, Ilson Vitório de Souza, morador no Jaraguazinho, relata que seguia de bicicleta até o ponto de ônibus próximo ao trevo e de lá embarcava para a região sul, onde trabalha.
“Simplesmente removerem o ponto de ônibus, deixando os cidadãos sujeitos a todo tipo de intempéries, especialmente os trabalhadores que necessitam do transporte coletivo para chegar ao seu trabalho. Pior do que isso é a vida dos cidadãos expostas a risco de morte, pois temos que adentrar à rodovia para poder continuar no nosso destino”, desabafou.
Ele continua questionando “onde estão as autoridades constituídas que depois não poderão alegar ignorância? Primeiro vão esperar morrer alguma pessoa por imprudência dos órgãos institucionais? Onde está o DER?”.
João Antonio Silva também é usuário da ciclovia e aponta que quando chove o local fica intransitável. “A água se acumula no acostamento e a gente tem de se arriscar e andar na pista. Eles precisam encontram uma solução alternativa até a obra ficar pronta”, sugere.
Outro problema apontado pelos usuários é com relação à falta de iluminação no trecho em obras. Conforme Ilson Souza, à noite o perigo é maior porque, além de intransitável, existe um ferro de vergalhão fincado exposto com risco de perfuração de quem passa no local. “Os caminhões, ônibus e motos se espremem e pressionam os usuários contra a área totalmente alagada”.

Alterações


De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) na rodovia Rio/Santos (SP-55), estão sendo construídas rotatórias nos Kms 97, 98 e 99 (sentido Ubatuba) e 102 (sentido São Sebastião). Por consequência das obras, postes e pontos de ônibus estão sendo relocados. O ponto de ônibus que existia no Km 102 foi colocado 200 metros para frente, conforme o DER, pensando na segurança dos usuários.

Ainda de acordo com o órgão, no novo local do ponto ainda existem postes que não permitem a parada de ônibus, mas a empresa Bandeirante Energia já está retirando esses postes para que o novo ponto de ônibus entre em atividade.
Quanto à ciclovia, o DER esclarece que assim que todos os postes forem retirados, ela será restabelecida. A empresa ressalta, ainda, que toda obra realizada em uma rodovia, principalmente implantação de rotatória, causa transtornos aos usuários.
Com relação à falta de iluminação, o DER explicou que a prefeitura interessada na instalação da rede de iluminação envia um pedido de autorização para Regional do departamento, que por sua vez analisa a solicitação. Caso aprovada, todos os processos de instalação dos postes de iluminação e de sua manutenção ficam a cargo da prefeitura interessada.
De acordo com a Prefeitura de Caraguatatuba, recentemente a administração concluiu a instalação de postes de luminárias sextantes, na Avenida Campos Sales (trecho urbano da Rodovia dos Tamoios) para a iluminação ornamental desse trecho.

Imagine uma mulher prefeito de Caraguatatuba? Quem voce conhece, confia e votaria para prefeito em 2012?

Campanhas contra dengue continuam apesar do frio

Os cuidados com a criação de focos do mosquito devem existir durante o ano inteiro

Com a queda da temperatura as preocupações de novas notificações de dengue diminuem, porém as campanhas e visitas dos agentes não param na região. De acordo com a cartilha do Ministério da Saúde, o calor acelera a multiplicação do vírus dentro do mosquito. Por tanto no verão, a fêmea do mosquito tem mais chance de transmitir a doença antes de morrer.

Segundo dados atuais da Secretaria de Saúde, por meio da assessoria de imprensa, dos últimos 6 meses, no Litoral Norte, foram notificados 5.859, desses 1.430 foram positivos, e 1.255 descartados, no entanto 3.167 aguardam as respostas.
Em Caraguatatuba foram notificados 2.082, dessas 667 foi confirmado e 419 negativos, enquanto 996 aguardam o resultado.
Já na cidade de São Sebastião, as notificações foram de 1.092, os positivos atingiram 189 autóctones (contraído na própria cidade) e 58 pessoas que foram infectadas em outros municípios. Desse número de notificações foram descartadas 377, no entanto 468 aguardam respostas.
Na cidade de Ubatuba foram notificadas 2.370, desses 459 foram confirmados autóctones e 4 casos importados. Nesse total, 267 foram descartados, e 1.640 aguardam os resultados.
Em Ilhabela, as notificações foram de 315, sendo 57 confirmados e 192 negativos, enquanto 66 aguardam respostas.
Segundo a Secretaria de Saúde, por meio da assessoria de imprensa da cidade de Caraguatatuba mesmo com palestras para conscientização dos munícipes sobre o trabalho dos agentes de combate a dengue, ainda existe a resistência de alguns moradores, com relação às vistorias.
Ainda segundo a secretaria, existe uma orientação para que os próprios proprietários façam inspeção em suas residências.
De acordo com a assessoria, até maio deste ano, 102.648 imóveis foram visitados, só 72.658 foram vistoriados, já que 29.990 estavam fechados ou os moradores não permitiram a entrada dos agentes.
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, informa que tem intensificado as ações em combate à dengue. Eles trabalham com 20 agentes do Plano de Intensificação das Ações de Controle da Dengue (PIACD), 56 agentes comunitários de saúde que atuam no combate à doença.
De acordo com a assessoria, o Poder Público não tem medido esforços para combater a doença. São realizados mutirões nos bairros, visitas nas casas com orientações e trabalhos de educação ambiental nas escolas. “Mas é preciso que a comunidade também assuma sua responsabilidade”, destaca.
Para a Secretaria de Saúde, os moradores devem manter os terrenos limpos, eliminar utensílios que podem se tornar criadouros para as larvas do mosquito.
De acordo com a assessoria de imprensa, outra solução que a cidade recorreu, é a fiscalização sobre veículos, embarcações e outros bens particulares que estiverem abandonados em vias públicas, “fazendo valer o artigo 8° da Lei 96/2002, que dispõe sobre o Programa de Controle e Combate aos Vetores Transmissores de Doenças”.
De acordo com eles, depois de aprendidos, se os proprietários não reclamarem em certo tempo, o bem será leiloado.
O superintendente de proteção à saúde de Ubatuba, Neilton Nogueira de Lima, conta que a recusa dos moradores com relação as vistorias dos agentes acontece em número pequeno. E nos últimos tempos os números de denúncias aumentaram, porque as pessoas estão mais atentas. Ele acrescenta que nesse período, novas notificações nem aparece, e que tudo está mais calmo. “Essa doença é efeito dominó, tanto para mais, quanto para menos. No caso é para menos”.
Segundo ele, as campanhas, visitas e orientações permanecem o ano inteiro. No entanto em setembro são sempre intensificadas. Podendo agora, dar férias aos trabalhadores dessa área. “Trabalhos em escolas, a parte educativa são sempre rotineiros”, conta.
De acordo com a Coordenadora do Programa Municipal de Combate a Dengue, Lidiomar Conelian de Oliveira, a conscientização da população ainda é a melhor atitude. “Ninguém melhor que o próprio morador para remover os criadouros de seu domicílio, minorando assim os riscos a que cada um se expõe”, explica.
Ainda segundo ela, um dos problemas é a falta de acesso nas casas de veraneios e residências de trabalhadores que só é possível encontrá-los
nos fins de semana. “Ainda existem sim pessoas que não permitem o acesso às suas residências, mas os agentes tentam conversar e convencer da importância do trabalho”, conta.
Para Lidiomar a Secretaria de Saúde possui no Programa de Combate a Dengue uma equipe que trabalha com Informação, Educação e Comunicação (IEC) que traça estratégias de acesso a população através de parcerias com escolas, associações de bairro, igrejas, mutirões e palestras.
“A produção do mosquito não para. Por isso é preciso ficar alerta com a dengue, em todas as épocas do ano”, cartilha do Ministério da Saúde

Ronda

Furto e receptação
A Polícia Militar indiciou duas pessoas pelo crime de furto e receptação no último dia 13, na região do Mato Dentro, em Ubatuba. M.G.F. foi preso em flagrante por receptação dolosa de um aparelho de Home Theater da marca LG, e J.L.S. foi acusado pelo crime de furto, mas não foi encontrado pela PM. De acordo com M.G.F., J.L.S. é seu tio e teria sido o autor do crime, e os objetos apenas estariam em sua residência porque seu tio teria pedido para guardá-los.

Furto em comércio
A.S., 28 anos, foi preso em flagrante no último domingo pela Polícia Militar após furtar roupas de um comércio localizado na rua Condessa Vibieiro, na região central de Ubatuba,. Segundo a PM, a dona do comércio teria acionado os policiais depois de perceber que o acusado já teria entrado por duas vezes no estabelecimento, experimentado diversas peças de roupa e não comprado nada. Quando os policiais chegaram ao local e revistaram o acusado, encontraram com o ele algumas peças furtadas. A.S., que já possuía passagem pela polícia por tráfico de entorpecentes, foi preso em flagrante e encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) em Caraguatatuba.

Porte ilegal de arma
R.S.S., 18 anos, foi preso ontem, em flagrante, com porte ilegal de arma de fogo. De acordo com a Polícia Militar, em patrulhamento de rotina pela rua Antonio Felix de Pinho, no bairro Estufa I, os PMs teriam avistado o acusado em atitudes suspeitas próximo a uma escola. Quando abordado pelos policiais, foi localizada em sua posse uma arma de fogo tipo rifle de calibre 22, com capacidade para 20 munições. R.S.S. foi encaminhado para a Delegacia de Polícia e permanece à disposição da justiça.

Tráfico na Topolândia
Policiais militares prenderam em flagrante W.B., 29 anos e M.P. 33 anos pelo crime de tráfico de entorpecentes, no último sábado, na rua Governador Valadares, no bairro da Topolândia, em São Sebastião. Os acusados informaram para a Polícia Militar onde estavam escondidos os entorpecentes, foram localizadas 115 porções de maconha, pesando cerca de 200 gramas e também 30 sacos plásticos para embalar a droga.
Diante dos fatos, W.B e M.P. foram presos por tráfico de entorpecentes e conduzidos a Delegacia de Polícia, onde prestaram depoimento, ficando à disposição da justiça.

Veículo furtado
A Polícia Militar (PM) em patrulhamento pela rodovia Rio/Santos, no bairro de Juquey, em São Sebastião, no último domingo, localizou um veículo estacionado com as portas abertas, alguns documentos, e um aparelho de celular Nextel sem chip. Depois de realizada consulta, foi constatado que o automóvel teria sido furtado no dia anterior. A PM acionou o guincho e conduziu o veículo até a delegacia onde foi elaborado Boletim de Ocorrência (B.O).

Conheça alguns produtos da AFRAH MODAS - Caraguá Praia Shopping