GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

4 passos para controlar as emoções negativas

Para controlar as emoções negativas como raiva, tristeza, insegurança ou medo é importante, em primeiro lugar, manter a calma, identificar o motivo que causou o sentimento ruim e, focar a energia em alguma atividade que proporciona prazer, para que sensação ruim seja substituída por um sentimento agradável.
Estas emoções negativas podem surgir depois de uma discussão, após um divórcio ou desgosto amoroso ou mesmo durante a TPM e para manter o bem estar e a saúde mental, deve seguir estes 4 passos:

1. Manter a calma

Para conseguir regular as emoções é fundamental ter calma e, para isso, deve-se:
  • Parar o que está fazendo;
  • Respirar fundo, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca lentamente;
  • Mexer o corpo, balançando os braços e as pernas;
  • Fazer contagem dos números do 60 para o 0, de forma lenta, olhando para cima;
  • Beber um chá calmante como chá de valeriana. Veja como fazer em: Chá calmante.
Manter a calma permitirá pensar de forma mais ponderada, ajudando a identificar o motivo do sentimento negativo e mais facilmente substituindo-o por um positivo.

2. Identificar o motivo que provocou o sentimento negativo

Após estar mais calmo, deve-se tentar perceber o motivo que provocou o sentimento negativo, dedicando algum tempo a pensar e refletir na situação ou desabafando com alguém o que está sentindo.
Após identificar exatamente o motivo, deve procurar afastar-se, evitando a pessoa ou situação que provocou o sentimento desagradável e que levou ao descontrole emocional.

3. Fazer uma lista de sentimentos

Depois deve dedicar algum tempo a escrever os sentimentos numa folha de papel.
Para isso, deve dividi-la em duas parte, sendo que de uma lado deve-se fazer uma lista dos sentimentos positivos e agradáveis que se deseja sentir, como confiança, coragem ou calma e, do outro, os sentimentos negativos que se deseja evitar e afastar, como medo ou revolta, por exemplo.

4. Fazer o que gosta

Para conseguir atingir os sentimentos positivos é necessário fazer algo que possa dar prazer como ver um filme, escrever em um diário, ouvir uma música ou saborear um alimento, por exemplo.
Controlar as emoções nem sempre é fácil, pois é necessário gerir os pensamentos e, normalmente são as pessoas mais otimistas que melhor gerem as emoções negativas. 

Como pensar positivo

Para controlar as emoções é importante focar diariamente em pensamentos positivos, procurando ser otimista e centrando-se nas soluções e não nos problemas. Algumas das formas que podem ajudar a pensar positivo incluem:
  • Registar os momentos positivos: ao final de cada dia pode-se registrar 3 momentos agradáveis que tenham acontecido, escrevendo ou fotografando, por exemplo;
  • Rir e sorrir: deve-se manter o humor positivo e estável durante o dia, rindo-se de si e com os outros;
  • Ser fiel aos seus valores: é importante registrar os valores fundamentais da vida num papel e viver seguindo-os sempre que possível;
  • Conviver com pessoas importantes: deve-se manter relacionar com pessoas que provocam sentimentos agradáveis, como família ou amigos próximos;
  • Planejar o dia-a-dia: para ser positivista deve planear as rotinas do trabalho, domésticas ou de lazer, usando uma agenda;
  • Ser cauteloso: deve-se avaliar bem todas as situações, antecipando o que pode acontecer de positivo e negativo;
  • Ser flexível: a pessoa deve procurar adaptar-se às situações, colocando-se sempre no lugar da outra pessoa.
Além disso, ter hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, praticar exercício físico e dormir bem, é essencial para se sentir bem e em equilíbrio, contribuindo para pensar de forma positiva e sentir-se feliz.

Nenhum comentário: