Representantes da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e da equipe de responsabilidade social da Transpetro, composta por Shirlei Araújo e Alessandra Sarmento, se reuniram para estabelecer uma parceria com o objetivo de atualizar o cadastro de pescadores do município e realizar ações de educação ambiental para a população local.
No que diz respeito ao cadastro de pescadores da cidade, a atuação da Transpetro é meramente preventiva, visando agir em caso de mitigação necessária.
Outro tema discutido na reunião foi a possibilidade de reestruturar e reivindicar o projeto ‘Re-refinar para Preservar’, que funcionou em São Sebastião de 2014 até 2019. A ideia é que o projeto seja estabelecido em duas bases na costa norte e sul da cidade.
As equipes vão se encontrar novamente na segunda-feira (3) para discutir novos planos relacionados à parceria.
Projeto Re-refinar para Preservar
O projeto ‘Re-refinar para Preservar’ surgiu de um convênio entre a Transpetro e a Colônia de Pescadores Z-14, em São Sebastião, que conseguiu coletar até mil litros de óleo. A iniciativa, lançada no início de 2014 na comunidade de pescadores próxima ao Terminal Aquaviário Almirante Barroso (Tebar), operado pela companhia, visava evitar o descarte inadequado do óleo lubrificante usado em embarcações, ajudando a preservar a qualidade do ecossistema de água salgada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário