A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro Integrado Profissionalizante (CIP) vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), encerrou, na última sexta-feira (31), o curso profissionalizante de Patchwork, promovido pelo programa municipal ‘Costuração’, que visa capacitar e formar empreendedoras costureiras para geração de emprego e renda.
Com carga horária de 40 horas, a formação teve início no último dia 20 de março e trabalhou a técnica conhecida de costura patchwork, que desenvolve a junção de retalhos de tecido, através de pontos para formar uma peça maior.
A aposentada Edinália Alves de Matos, moradora do bairro Itatinga, foi uma das alunas do curso. “Me encontrei aqui. Eu ouvi falar dos cursos oferecidos pelo CIP e comecei a fazer. Esse já é o meu terceiro curso. Foi uma experiência muito interessante”. Ela também não descarta a possibilidade de fazer uma renda extra após o aprendizado. “Hoje em dia, nunca é demais”.
Pelo menos dez alunas se formaram nesta turma, que foi a primeira do gênero de reutilização de roupas usadas.
Rosemary Maria dos Santos Silva também está em seu terceiro curso do ‘Costuração’. Além disso, ela faz parte de um grupo de voluntárias que confeccionam cortinas para as escolas municipais de São Sebastião. Com sua experiência, ela dá sugestão para pessoas que têm interesse em iniciar na área. “Tenham paciência, amor, vontade de aprender, pois é algo muito gratificante”, orienta.
Cristiane Almeida, responsável por ministrar a capacitação, conta que as peças utilizadas no curso de Patchwork são parte das doações recebidas por conta das chuvas, mas que não davam para serem utilizadas, entretanto, poderiam ter os tecidos reaproveitados. “A proposta da capacitação foi justamente trazer essa conscientização, de que muitas peças que as pessoas, às vezes, acham que não tem utilidade, podem ser reaproveitadas para criação de uma nova peça”, diz.
Todas as peças produzidas pelas alunas no curso de ‘Costuração – Patchwork” serão destinadas para o Fundo Social de São Sebastião. Elas serão comercializadas e o dinheiro revertido em recursos para serem empregados em políticas públicas para as famílias que foram afetadas pelas chuvas do dia 19 de fevereiro.
Novas inscrições
Com o encerramento do curso de Patchwork, o CIP abre inscrições para novas turmas. A partir de 11 de abril, devem se iniciar as aulas de costura voltadas para técnicas de corte e modelagem.
Segundo a diretora do CIP, Nívea Quinsan, pelo menos dez novas turmas serão abertas ao longo de 2023 e os interessados podem procurar presencialmente o Centro Integrado Profissionalizante, à Rua Antônio Pereira Silva, 56, na Topolândia, ou entrar em contato pelo telefone (12) 3892-5535 para mais informações.
Os cursos na área de costura possuem carga horária de 40 horas e são voltados para jovens a partir dos 16 anos. Lembrando que os alunos não precisam se preocupar com custos, já que as capacitações oferecidas pelo CIP são inteiramente gratuitas.
Conforme a diretora, os cursos oferecidos tem como objetivo qualificar e capacitar a mão de obra local, fazendo com essas pessoas voltem ao mercado de trabalho ou empreendam abrindo seu próprio negócio.
“Dentro da SEDES, temos esse trabalho de direcionar os alunos para disputar as vagas oferecidas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ou Sebrae, caso eles queiram formalizar um negócio”, afirma.
Vale ressaltar que a obtenção de certificado de um dos cursos ofertados pelo CIP não é garantia de empregabilidade ou obtenção de crédito junto ao Banco do Povo, pois isso depende de outros fatores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário