Foi realizado nesta quarta-feira (16/10), na Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, o primeiro módulo do ciclo formativo sobre educação integral. As oficinas sobre a concepção de educação integral foram aplicadas pelos professores multiplicadores Ciclo Formativo do Litoral Norte.
Essas ações serão replicadas em HTPC´s (hora de trabalho pedagógico coletivo) de forma que os docentes ampliem suas práticas pedagógicas e atuem na construção coletiva da revisão do currículo municipal, visto que há a necessidade de alinhar os documentos da rede à BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que, a partir de 2020, será implantada em todas as escolas do Brasil.
Os assuntos estudados trouxeram a definição e aplicação no contexto escolar quanto aos aspectos: educação integral, currículo, competências gerais e território educativo. Através das linguagens e recursos digitais, os conteúdos foram explorados ativamente, de forma a potencializar a aprendizagem, permitir que essa ação se aplique ao planejamento de aula. A proposta traz a possibilidade de refletir sobre a formação do aluno com suas múltiplas dimensões de desenvolvimento: intelectual, social, física, cultural e emocional, além de promover a equidade, inclusão, contemporaneidade e sustentabilidade.
Aproximadamente 70 pessoas participaram do evento, incluindo os supervisores de ensino, professores do apoio pedagógico, professores da educação inclusiva e todos os professores coordenadores pedagógicos da rede municipal.
Essa formação é realizada em parceria da Undime/SP e Centro de Referências em Educação Integral e acontece em todo estado paulista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário