GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Agudos recebe quarta unidade do projeto Quero Vida no Estado

O Quero Vida, projeto do Governo de São Paulo para idosos, inaugurou sua quarta unidade no Estado. Ela fica no município de Agudos, região de Bauru, na Rua Miguel Leão, s/nº, esquina com a Rua Rubens Venturini, Vila Avato.
O Quero Vida é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social - Seds, que apoia municípios para a implantação de espaços de acolhimento, proteção e convivência de idosos semidependentes, com idade igual ou superior a 60 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, cujas famílias não tenham condições de prover cuidados durante todo o dia ou parte dele. Ao oferecer melhores condições de vida ao idoso, o projeto evita abrigamentos desnecessários.
Em Agudos, o Quero Vida funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e tem capacidade para atender 50 pessoas com mais de 60 anos selecionados pela Prefeitura. O projeto oferecerá alimentação, higiene pessoal, lazer, cultura e recreação, assim como transporte para os que não o possuírem.
Para a escolha dos idosos, foi realizada inicialmente uma busca ativa em parceria com os agentes de Saúde. Em setembro, será feita a seleção dos beneficiários por meio de análise dos cadastros. A unidade disponibilizará assistente social, enfermeira, auxiliar de enfermagem, cuidadores, professor de Educação Física, auxiliar de limpeza e cozinheira para atender este público.
Cecília Ramos dos Santos, 64 anos, esteve na unidade para conhecer o equipamento e as instalações. “Achei muito bacana aqui. Se eu for selecionada, quero voltar a estudar, fazer aulas de crochê e jogar baralho”. Anunciata Momo, 83 anos, é de Lençóis Paulistas e também foi conhecer o espaço. “Achei uma beleza e espero poder vir pra cá”.
O Governo do Estado liberou cerca de R$ 224,5 mil, que foram usados na construção da obra. A contrapartida da Prefeitura, de cerca de R$ 97 mil, custeou os equipamentos necessários para seu funcionamento. A manutenção do local também será de responsabilidade da gestão municipal. O equipamento será supervisionado pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social - Drads, órgão ligado à Seds.
Simone Bortolli, secretária de Assistência Social de Agudos, agradeceu o empenho da equipe do município, bem como o apoio da Drads de Bauru e do secretário Rodrigo Garcia. Na ocasião, reforçou ainda o compromisso de sempre melhorar a Política de Assistência Social, visando a melhoria de vida da população da cidade.
Sobre a inauguração, Garcia afirmou: “É obrigação do Estado prover cuidados àqueles que tanto contribuíram com a nossa sociedade. O Quero Vida proporciona, além de cuidado, atividades de lazer, bem-estar, convivência com outras pessoas e tudo isso sem a necessidade de abrigamento desses idosos. No final do dia, eles voltam para seus lares, para suas famílias”.

Futuridade

O Quero Vida é mais uma ação que integra o Futuridade - Plano Estadual para a Pessoa Idosa, cujo objetivo é criar instrumentos que possibilitem e incentivem a promoção de ações voltadas a este público e a sensibilização em relação ao processo de envelhecimento no Estado de São Paulo, de forma a cumprir o Estatuto do Idoso e o Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento.

Nenhum comentário: