GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Caraguatatuba ganha ambulância para o SAMU do Governo Federal

A população de Caraguatatuba foi contemplada com uma nova ambulância para o SAMU doada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (10/1/2017). A doação foi oficializada em encontro dos novos prefeitos e gestores da Saúde com o ministro da Saúde, Ricardo Barros e o governador Geraldo Alckmin em São Paulo.
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, presente ao evento como representante do prefeito Aguilar Junior, recebeu as chaves da ambulância das mãos do ministro da Saúde em cerimônia simbólica na Prefeitura de São Paulo.
Imagem inline 3“Esses recursos do Governo Federal nos proporcionam segurança para o funcionário e melhor qualidade no atendimento aos usuários. A nova gestão municipal será incansável na busca por novas parcerias para gerar mais humanização e eficiência nos procedimentos de urgências”, destacou Amauri.
Segundo o Ministério da Saúde, haverá renovação da frota do SAMU em todo o Estado de São Paulo com 81 novas ambulâncias. Nos próximos dias as cidades contempladas com as doações receberão orientações sobre a retirada das ambulâncias na cidade de Cajamar/SP. Ainda de acordo com o Governo Federal, todos os novos veículos deverão ser retirados até o dia 17 de fevereiro.

SAMU – O termo de doação das ambulâncias será publicado no Diário Oficial da União, discriminando os municípios contemplados e o prazo que os gestores terão para buscar os veículos. Caso esse tempo não seja cumprido, o Ministério da Saúde fica autorizado a fazer o remanejamento das ambulâncias para outras regiões que precisam renovar suas frotas.
O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.
O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento, que pode ocorrer tanto em residências quanto em locais de trabalho e vias públicas. Também está entre as prerrogativas do SAMU 192 o atendimento telefônico de pessoas para orientações pontuais de saúde.

Nenhum comentário: