GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 4 de setembro de 2011

A comemoração dos 206 anos de emancipação da Princesinha do Litoral - Especial aniversário de Ilhabela, a Capital da Vela

Ilhabela comemora hoje, 206 anos de emancipação político administrativa, e comemora também diversos avanços no município. Alguns entrevistados ressaltaram o grande avanço na infraestrutura da cidade, e outros alertaram para alguns aspectos em que ainda precisa melhorar.
O prefeito Toninho Colucci observou que a história e a cultura de Ilhabela ultrapassam os 206 anos de emancipação político administrativa. “Quem nos visita, sempre quer voltar. Não só pelas belezas naturais que temos a oferecer, mas principalmente, por essa nossa gente trabalhadora e hospitaleira. É por todos vocês, moradores de Ilhabela, que lutamos a cada dia para proporcionar um lugar cada vez melhor para se viver. Ilhabela é hoje conhecida por suas belezas, por sua gente encantadora”.
Colucci lembrou ainda a importância que o município obteve com a conquista do título de Capital Nacional da Vela. “É um reconhecimento público pelo Congresso Nacional e pela presidenta Dilma Rousseff de nossa vocação náutica”.
O prefeito disse que tem cumprido os compromissos da prefeitura com a população, através de muito trabalho. Sempre levando as melhorias a quem mais precisa. “É que é por essa gente de fé e de muita garra que lutamos a cada dia, para proporcionar cada vez mais uma ilha de trabalho e oportunidade para todos”.

Crescimento e desenvolvimento

Ilhabela vive hoje uma grande expectativa de crescimento, por conta da exploração do petróleo e gás, do anúncio da nova Tamoios, da ampliação do porto, entre outros. Mas está atenta, pois quer que o desenvolvimento venha, mas junto com a sustentabilidade. “Vivemos numa cidade diferenciada, não só por ser um arquipélago, mas por ter sua economia voltada quase que na totalidade para o turismo. Nossa única indústria é o turismo, a principal geradora de emprego e renda do município. Vários investimentos da prefeitura são voltados a estimular o crescimento desta nossa indústria”, declarou Toninho Colucci.
Para o prefeito, a grande conquista do município é o saneamento básico. Segundo ele, durante anos, a questão do saneamento foi esquecida, pois faltava coragem para cobrar os investimentos da Sabesp e não se tinha vontade política de realizar tais obras. Ilhabela tinha o pior índice entre as cidades da região. “Conseguimos mudar a realidade. Cada R$ 1 que conseguimos investir em saneamento são R$ 4 economizados em saúde pública. Encontramos Ilhabela com apenas 4% de esgoto coletado e tratado e já conseguimos, numa parceria inédita com a Sabesp, elevar para 36% este ano, tendo a meta de ultrapassar os 50% em 2012. O saneamento reflete não só no turismo, com praias e cachoeiras limpas, mas em saúde pública”, avaliou o prefeito.

Porém

Em contrapartida, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, Mário Sérgio Gonçalves Perrechil, demonstrou grande preocupação com a conscientização acerca do turismo sustentável. “Eu espero para os próximos anos que o turismo sustentável esteja melhor do que no presente, e melhor no passado. Nossas reservas, que são o carro chefe da economia do município estão se esgotando.
Segundo ele, a Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, briga para que os comerciantes e empresários da região, bem como os governantes, comecem a pensar no turismo sustentável.
Perrechil declarou ainda que, hoje em dia, quando se fala em sustentabilidade muitas pessoas acreditam que vão sair perdendo, em desvantagem, por não saberem de fato o que o termo significa. Mas, o presidente afirmou que essa mentalidade precisa ser mudada, para que o turismo continue proporcionando o crescimento e desenvolvimento à cidade. “Nossas praias, matas, trilhas, praias, são os principais chamarizes ao turismo. É a fonte econômica do município. Se não tivermos mais este atrativo na cidade, Ilhabela pode fechar as portas. Apesar de estarmos entre os 65 destinos de turismo, não podemos esquecer jamais da sustentabilidade”.

As vozes da cidade

“O custo de vida aqui na cidade está muito alto. Para nós que nascemos, e sempre moramos aqui, está muito caro a moradia, o consumo, e manter um padrão de vida. Fazer compras no supermercado é quase um assalto. Acho que precisava de fiscalização para controlar o preço dos mercados, eu não sei se a prefeitura pode fazer alguma coisa, espero que sim, pois está tudo descontrolado. Se a gente faz compra de manhã os alimentos e produtos têm um preço, de noite já tem outro. Mas fora esse problema a cidade está de parabéns! Marilda de Jesus Souza, 67 anos
“A cidade está de parabéns, as ruas estão bem melhores do que já foram. Mas ainda precisamos melhorar muitas coisas. A população sempre precisa de melhorias para viver com mais dignidade. Tenho apenas uma reclamação, precisamos de mais investimentos na área da saúde. Precisamos de mais médicos e também queremos poder fazer exames aqui, sempre que tenho que realizar algum exame mais complexo, tenho que ir para Caraguatatuba”. Lauro Silvestre dos Santos, 77 anos.
“A cidade não está ruim, já esteve pior, mas poderia estar melhor. Eu não sou daqui, mas vim morar aqui em 1988. Ilhabela foi meu ponto de referência, onde constitui minha família, tive meus filhos, e trabalho até hoje. Adoro esta cidade e por isso sou muito grato a tudo que ela já me proporcionou e proporciona. Entretanto, acho que a grande reclamação da maioria da população é a mesma que a minha, que é a saúde, demora-se muito para fazer um exame na rede pública, é um setor que precisa ser revisto. Outra grande problemática do município é o trânsito, sofremos muito com a falta de fiscalização, falta de sinalização, falta de lombadas, principalmente no Sul de Ilhabela. A prefeitura deveria fazer algum planejamento para aquela região que está bastante perigosa, sempre vemos acidentes daquele lado”. Evilanio Viana Rodrigues, 35 anos.
“O desenvolvimento do município está muito melhor do que eu esperava, com o calçamento e asfaltamento das ruas. Parabéns pelo aniversário de emancipação política, apesar de eu não entender muito bem o que isso significa quero que fique registrado que a nossa cidade está avançando bastante. Porém, nós precisamos de um pouco de investimento na cultura, a cidade precisava de um cinema, as crianças deveriam ter mais áreas de lazer para poderem brincar”. Rosimaris Gonzaga de Campos, 56 anos.

Nenhum comentário: