GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 28 de junho de 2014

Como limpar o ouvido corretamente Segundo especialista, o cotonete é um vilão para a saúde!

Limpar ouvido com cotonete é um hábito comum entre os brasileiros, mas totalmente desaconselhado pelos médicos. Isso porque as hastes flexíveis acabam empurrando a cera para dentro do ouvido, o que pode causar inflamação.
O uso contínuo de cotonete faz com que a pele comece a descamar. Ao longo do tempo pode causar eczema, uma inflamação crônica(dermatite) na pele do ouvido, explica o otorrinolaringologista e professor da Universidade Federal do Paraná Rogério Hamerschmidt.
Outro problema, aponta o especialista, é que o uso desses pequenos objetos dá a falsa impressão de limpeza. Na verdade, o cotonete não limpa; ele empurra ainda mais a cera para dentro do ouvido. Temos que lembrar que a cera é uma forma de proteção que o ouvido tem. Se a pessoa quiser usar o cotonete, até pode, desde que o uso seja apenas para retirar alguma sujeirinha mais visível, sugere o médico. O ideal, aconselha Rogério, é fazer a limpeza com uma toalha, logo após o banho.
Causas das dores de ouvido
Várias são as causas das dores de ouvido. No inverno, por exemplo, é comum as crianças sofrerem com resfriados e gripes, e isso pode acabar evoluindo para uma otite (inflamação no ouvido). No verão, a causa mais comum é a inflamação da pele por causa da água. Nessa época, muita gente toma banho em praias e piscinas. Nessas situações, é comum a água entrar no ouvido, o que pode gerar dor, lembra o especialista.
Dicas para mergulhadores
Para as pessoas que fazem mergulho e querem evitar a dor de ouvido, o aconselhável é usar tampões de silicone, pois eles diminuem a entrada de água.
Pressão no ouvido: que tal um chiclete?
Masque chiclete quando estiver no avião ou estiver descendo a serra de carro. O ouvido se comunica com o nariz através da tuba auditiva e uma das funções é manter o equilíbrio do ouvido com o ambiente externo. Quando descemos a serra, o canal se fecha porque há maior pressão, por isso sentimos aquele desconforto. Pra evitar isso, o ideal é mascar um chiclete porque quando a pessoa mastiga, o canal fica mais aberto e não deixa a pressão ser tão forte. A mesma dica fica para quem viaja de avião, durante pousos e decolagens.

Nenhum comentário: