GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mais uma jovem do Rio Escuro é internada com suspeita de meningite

Se confirmado, o caso pode ser o terceiro no bairro em menos de duas semanas; na Santa Casa, até funcionários da triagem estão utilizando máscaras



A Vigilância Epidemiológica de Ubatuba confirmou nesta quarta-feira que mais um morador do bairro Rio Escuro foi internado na Santa Casa com suspeita de meningite. A jovem tem 23 anos e passa bem. Apesar de ela ter apresentado os sintomas e de receber o tratamento específico, a Vigilância ainda não confirmou o caso como meningite.
A jovem realizou os exames necessários (extração do líquido da medula) e os resultados devem ser divulgados nesta quinta-feira pelo Laboratório Central, localizado na capital paulista. Se confirmado, o caso será o terceiro registrado no bairro em menos de duas semanas, sendo que os outros dois causaram as mortes de uma criança de 11 anos e de um adolescente de 17.
Após as ocorrências, a sensação de pânico tomou rapidamente conta do bairro e, consequentemente, da cidade. Muitos moradores da Região Sul de Ubatuba passaram a procurar a Santa Casa, o que acabou gerando alarde também no centro de Ubatuba. A situação fez com que a gestão do hospital disponibilizasse até máscaras aos funcionários que realizam o primeiro atendimento. A imagem diferente logo na recepção contribuiu para uma sensação maior de preocupação da população com relação à meningite.
No entanto, o gerente de relacionamentos da Santa Casa, Clovis Rotth, garante que não há motivos para pânico. “Já ouvi boato de que a cidade teria 50 casos de meningite. Quero de antemão tranqüilizar a população, pois não existe nada disso. O que temos foi a internação de uma jovem, que passa bem, e aguarda o resultado dos exames. Todos os outros casos que causaram suspeitas foram descartados”, explica Rotth, argumentando que a sensação de alarde foi a responsável por todo esse montante de “casos suspeitos”.
“É natural que a população fique apreensiva após duas mortes de jovens do mesmo bairro. Foi isso que aconteceu, qualquer sinal de dor de cabeça e febre o pessoal corria pra Santa Casa. Eles estão fazendo o correto e nossa orientação é que realmente o cidadão venha ao hospital o mais rápido possível. Essa movimentação causa uma certa preocupação, mas a realidade é que temos apenas uma pessoa internada com suspeitas e que passa bem. Esse quadro é bem diferente do que tem sido alarmado como boato”, completa o gerente de relacionamentos da Santa Casa.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba está em reunião em São Paulo, justamente, para tratar do assunto. Apesar da suspeita de mais um caso no Rio Escuro, nenhum comunicado foi divulgado até o momento, o que significa que as autoridades municipais seguem entendendo que a situação do bairro não se trata de surto da meningite.

Nenhum comentário: