GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Suicida mata prefeito de Kandahar; Taleban assume ataque

Um suicida que escondia explosivos em seu turbante matou o prefeito de Kandahar ontem, apenas duas semanas depois do assassinato do poderoso meio-irmão do presidente do Afeganistão Hamid Karzai, numa província do sul do país. O Taleban assumiu a autoria do atentado de ontem.
O prefeito Ghulam Haider Hamidi, de 65 anos, foi a terceira pessoa influente do sul do Afeganistão a ser assassinada em apenas duas semanas, elevando temores sobre um aumento da violência após a morte do meio-irmão do presidente. O Taleban afirmou ser responsável pelos três assassinatos, embora as rivalidades tribais e a existência de criminosos sejam frequentes na região e ainda não esteja claro quem está por trás dos três assassinatos.
O porta-voz do Taleban, Qari Yousef Ahmadi, disse à Associated Press que o prefeito de Kandahar foi morto porque ele ordenou a destruição de casas que teriam sido construídas ilegalmente. Ahmadi disse que o prefeito foi morto para vingar a morte de duas crianças que morreram durante as demolições. O governador de Kandahar, Tooryalai Wesa, disse que duas crianças morreram acidentalmente quando escavadeiras derrubavam as casas. Um civil também foi morto na explosão, além do prefeito e do suicida, e duas outras pessoas ficaram feridas.
Durante seus quatro anos como prefeito, Hamidi se tornou um inimigo do Taleban, bem como de outras pessoas envolvidas com atividades criminais. O prefeito foi morto no interior do fortificado complexo do governo no centro da capital, pouco antes de uma reunião com cidadãos envolvidos numa disputa de terras, disse Mohammad Nabi, funcionário do gabinete do prefeito
A explosão aconteceu quando alguém que segurava um pedaço de papel se aproximou de Hamidi, que caminhava ao lado de outra pessoa, relatou Nabi. “Ele tentou dizer algo para o prefeito e então a explosão aconteceu”, disse Nabi, que afirmou que o homem com o papel era o suicida. “Depois disso, alguns tiros foram disparados. Eu me escondi atrás da parede. As janelas estavam quebradas e havia fumaça preta.”
O genro do prefeito, Abdullah Khan, disse que Hamidi lançou uma campanha contra senhores da guerra e criminosos no sul afegão e era particularmente severo com pessoas que tomavam o controle ilegal de propriedades. “Eu não sei quem fez isso. Agora, é função da polícia investigar”, disse Khan.
“O suicida colocou os explosivos dentro de seu turbante”, disse Sher Shah Yousafzai, vice-chefe de polícia da província de Kandahar. “Assim que o prefeito chegou para trabalhar, o agressor detonou os explosivos”.
“O prefeito Hamidi lutava contra todos os poderosos em Kandahar, contra os grileiros de terras e pessoas que infringiam a lei”, disse o escritório do governador em comunicado. “É por isso que foi morto pelos militantes”.
O meio-irmão do presidente, Ahmed Wali Karzai, foi morto a tiros em sua casa em Kandahar por um conhecido no dia 12 de julho. A morte deixou um vácuo no poder na cidade e representa um golpe para o presidente bem como à estabilidade no sul do país, onde o Taleban tem forte presença. O prefeito Hamidi era considerado um aliado de Wali Karzai. Ele trabalhou no mercado financeiro dos Estados Unidos durante anos e tinha dupla cidadania afegã e norte-americana. Cinco dias após o assassinato de Wali Karzai, o círculo interno do presidente sofreu outro golpe quando um homem armado matou Jan Mohammad Khan, conselheiro do mandatário sobre questões tribais e ex-governador da província de Uruzgan, também no sul do país. Um parlamentar também foi morto em 17 de julho no ataque à casa de Khan. As informações são da Associated Press.

Nenhum comentário: