GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Celso Russomanno e a “estranheza” da mídia Jornalista questiona jornal por não mencionar o republicano em análise de pesquisa


 
BRASÍLIA (DF) – Um dos jornalistas mais respeitados do País, Ricardo Kotscho, teceu críticas em seu blog ao modo como o jornal "Folha de São Paulo" divulgou o resultado da pesquisa feita pelo Datafolha (instituto controlado pelo mesmo grupo do diário), na qual o pré-candidato do PRB à prefeitura paulistana, Celso Russomanno, aparece em primeiro lugar nas intenções de voto.

Segundo o jornalista, que já trabalhou inclusive no veículo, o principal destaque do texto é sobre o ex-governador paulista José Serra, que, categoricamente, retirou sua candidatura a prefeito. “O principal destaque do texto é sobre um não candidato: Serra é o tucano mais bem posicionado, mas possui rejeição alta e tem dito ao partido que não é candidato”, lembrou Kotscho.

Kotscho, que recebeu por quatro vezes o Prêmio Esso de Jornalismo (o mais importante da categoria no Brasil) e é autor de vários livros, inclusive sobre técnica de reportagem, destaca que na análise do diretor geral do Datafolha, Mauro Paulino, publicada junto com a matéria da pesquisa, sequer é mencionado o nome de Russomanno. “É verdade que a eleição só acontece daqui a oito meses, e tudo pode mudar, mas se a pesquisa não serve para nada agora, melhor seria não publicá-la”, ironiza o conceituado jornalista, argumentando que “nem que fosse por curiosidade, os editores da Folha poderiam ter dado um Google para informar aos seus leitores quem é, afinal, este Celso Russomanno, que lidera as suas pesquisas desde dezembro”.

Kotscho conclui sua análise lembrando que “Celso Ubirajara Russomanno, 56 anos, é advogado e jornalista que se tornou conhecido quando apresentava um quadro no programa 'Aqui Agora', no SBT. Participa atualmente do programa 'Balanço Geral', da Rede Record. Deputado federal por quatro mandatos, destacou-se na área de defesa do consumidor”.

Curiosamente, o ”esquecimento” da Folha ocorre poucos dias após a Rede Bandeirantes divulgar outro levantamento sobre a preferência do eleitorado paulistano, feito em conjunto com o Ibope, onde o nome de Celso Russomanno não aparecia entre os candidatos. A postura da Band/Ibope foi motivo de críticas por parte do presidente do PRB, Marcos Pereira, que chegou a declarar que a pesquisa “causa estranheza”.

Nenhum comentário: