GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Alfabetos de tecido enriquecem aprendizado dos alunos


Os professores de primeiro ano da rede municipal de ensino de Caraguá receberam nessa quinta-feira (7 de abril de 2011) um kit de letras do alfabeto confeccionado em tecido pela oficina ‘Fazendo Arte’, da secretaria de Educação. O material tem o objetivo de criar elementos que estimulem o desenvolvimento da criança no processo de alfabetização.
As letras do alfabeto foram recortadas em tecido e costuradas em bolsas presas à um varal. Nelas, as crianças colocam objetos que comecem com a letra marcada. A coordenadora pedagógica da oficina, Ana Cristina Barreto dos Santos, explica que foi utilizado algodão cru porque é lavável, tem maior durabilidade e é menos agressivo ao meio ambiente, em substituição ao EVA e o TNT, muito utilizados nas escolas.
A proposta da secretaria de Educação é criar um espaço alfabetizador nas salas de primeiro ano. “Aprender a ler não é só ficar sentado olhando para um livro, mas sim interagir com letras móveis, jogos e brinquedos, com esses elementos a criança se desenvolve com mais facilidade”, explicou a supervisora de ensino, Gilceli de Oliveira Ubiña.
Oficina Fazendo Arte
A oficina Fazendo Arte é composta por 18 funcionários da Educação, que por motivos de saúde não podem exercer suas funções nos devidos cargos, mas que possuem habilidades artísticas e com artesanato.
Em conjunto, elas confeccionam materiais para atender os Centros de Educação Infantil, como capas de colchão, encostos e almofadas diversas, como meia lua, para a criança que está começando a sentar e a abraçadinha, que simula o colo da mãe.

Nenhum comentário: