GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Projetos com recursos do Fehidro esbarram em burocracia e melhorias demoram a chegar para sociedade

Desde 1999, o Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte recolhe projetos socioambientais, com a finalidade de obter recursos junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Nesses mais de 12 anos, o CBH regional registrou a aprovação de 85 projetos. Entre este montante, apenas 34 foram totalmente concluidos pelos tomadores dos recursos. Outras 51 propostas estão em andamento e somente 20 efetimanente em execução física. O restante está dividido em fases burocráticas como liberação de recurso (10), contrato assinado (10) e aprovação recente do CBH (11).
Segundo a Secretaria Executiva do CBH-LN, já existe um trabalho interno do Comitê que buscará dar celeridade ao fluxo burocrátco dos projetos. Para os integrantes regionais, a principal solução passa por proporcionar um monitoramento técnico mais rápido aos autores das propostas e tomadores dos recursos. De acordo com a secretaria do Comitê do Litoral Norte, as diversas exigências técnicas para a aprovção estadual dos projetos e a falta de orientação na região acabam tornando todo este trâmite mais demorado. A ideia é criar um grupo de monitormento regional para aperfeiçoar as atividades no ano que vem.
O Jornal Imprensa Livre noticiou em 2009 a aprovação de três projetos de revitalização de cursos dágua em Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, No entanto, nenhuma das inicitivas começou efetivamente. A mais adiantada já teve o recurso liberado e trata da recuperação e revitalização do Rio Tavares em Ubatuba. Porém, as ações no local ainda não tiveram início.
O Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte ressalta que, apesar da demora na conclusão dos projetos, o resultado das iniciativas já efetivadas comprova a importância deste tipo de política pública. De se ressaltar o plano de encerramento do antigo aterro sanitário de Ilhabela, que hoje é um espaço revitalizado e contando com captação e tratamento total do chourume produzido, evitando o contato com os recursos hídricos do arquipélago.
Além disso, a secretaria do CBH-LN destaca um projeto de instalação de sistemas alternativos de esgotamento sanitário residencial no bairro do Puruba, região Norte de Ubatuba. Apesar de não ter sido concluido integralmente, a proposta já implantou cerca de 50 fossas-filtro na Praia do Puruba e no Sertão do Cambucá. Além da estruturação, a iniciativa ainda promoveu a participação e o empoderamento da comunidade, que atualmente atua em conjunto com as autoridades, principalmente, com relação à ocupção irregular e desordenada dos bairro.

Nenhum comentário: