GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Escolas das comunidades tradicionais caiçaras contam com laboratório de informática

As escolas municipais de Ilhabela localizadas nas comunidades tradicionais caiçaras do Bonete, Praia Mansa e Castelhanos agora também contam com laboratórios de informática. Os espaços foram montados na última semana pela Secretaria de Educação com a entrega de 15 computadores e três impressoras. Em breve alunos e comunidade, estarão incluídos no advento da globalização e conectados com o mundo. A iniciativa integra o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo Rural) do Governo Federal.
Atualmente, apenas o Bonete conta com antena de conexão à internet, mas o recurso chegará também nas demais comunidades. Ainda receberão computadores as escolas da Serraria e Ilha dos Búzios que também contam com ensino fundamental II (6º ao 8º ano). Cada laboratório é formado por cinco computadores e uma impressora. Os professores serão capacitados para ministrar aulas que visam o uso pedagógico da informática. O objetivo é garantir a inclusão digital desses estudantes e contribuir com o processo de ensino.
A Prefeitura tem a preocupação de garantir a mesma qualificação e oportunidades oferecidas em todas as escolas da rede. “No passado, as comunidades tradicionais eram esquecidas, mas nós estamos fazendo de tudo para levar mais qualidade de vida com acesso à saúde, educação, esporte, cultura, além de tantas outras áreas importantes para o povo”, garantiu o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS). No Bonete, por exemplo, a Prefeitura ampliou a escola e levou o sistema de abastecimento de água.
A distância é apenas um obstáculo, que vem sendo superado a cada novo projeto implantado, como a sala de informática. Segundo a secretária de Educação, Lídia Sarmento, foi encantador proporcionar essa nova experiência às comunidades. “Estamos conseguindo algo inédito para essas escolas. No Bonete as pessoas já tinham o contato com computadores pessoais, mas na Praia Mansa e Castelhanos eles ficaram emocionados. Através desse espaço na escola eles poderão ter contato com um mundo de informações”, declarou Lídia, feliz com a nova conquista da administração.
O trabalho com as comunidades tradicionais também conta com recursos do Programa Escola Ativa, do Governo Federal, que busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas, ou seja, com alunos em diferentes séries numa mesma sala de aula.

Nenhum comentário: