GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Fazer exercício diminui risco de morte por excesso de álcool

Segundo estudo, 150 minutos de atividade física moderada ao longo da semana é o suficiente para “limpar completamente” os riscos de morte associado ao consumo de bebidas alcóolicas

Um estudo australiano sugere que ser fisicamente ativo pode ser o suficiente para barrar os riscos de morte associados ao consumo de excessivo de álcool. As informações são da CNN.
Conduzida pelo cientista Emmanuel Stamatakis, da Universidade de Sydney, a pesquisa contou com a participação de 36.370 ingleses e escoceses de mais de 40 anos.
A quantidade de álcool ingerida por cada um dos participantes foi analisada, e eles foram  divididos  em três grupos: um em que a atividade física era nula, um outro em que a prática de exercício era moderada e um outro em que os treinos eram frequentes e intensos. Ao longo dos dez anos de estudo, 5.735 participantes faleceram.
Ao analisar os motivos das mortes, os investigadores concluíram que beber demais aumenta o risco de morte por todas as causas. Quando se fala em "níveis perigosos" de consumo de álcool, o estudo menciona oito a 20 bebidas (entre 150 a 350 mililitros cada) no caso das mulheres e 21 a 49 bebidas para homens.
Quanto maior for o consumo por semana, maior é o risco de morte por câncer. No entanto, nem tudo são más notícias. Os investigadores olharam também para os níveis de atividade física dos participantes e concluíram que 150 minutos de atividade física moderada ao longo da semana é o suficiente para “limpar completamente” os riscos de morte associado ao álcool, algo que se faz ainda mais reforçado quando o treino ocorre duas vezes por semana.
O consumo ocasional de álcool (não todos os dias, nem todas as semanas, apenas pontualmente) foi ainda associado a um risco reduzido de morte por doença cardiovascular, mas apenas nas pessoas que são fisicamente ativas.
Para o mentor do estudo, Emmanuel Stamatakis, os resultados obtidos não têm como objetivo incentivar o consumo de bebidas alcoólicas, mas sim reforçar a necessidade de as pessoas serem mais ativas e aderirem a um estilo de vida saudável e dinâmico. A pesquisa foi publicada no site do British Journal of Sports Medicine.

Nenhum comentário: