Após rápida passagem por Coimbra, a cidade universitária, seguimos para a linda Cascais, pertinho de Lisboa. Ficamos no bairro Monte Estoril, num apartamento de um amigo. Praias, cassino, museus, monumentos e boas mesas. Fui a algumas tascas e ao Mercado da Vila de Cascais, que lembra em parte a Cobal. Neste dia havia uma festa popular do lado externo com barracas de doces e salgados, com destaque para a sardinha na brasa. Tudo animado por músicas e danças típicas, num estilo bem popular. Do lado interno um ambiente mais refinado, os micros restaurantes ficavam dentro de boxes e serviam as mesas do entorno que se protegiam do sol com grandes ombrelones. Bolinhos, frios, bacalhau, frutos do mar, doces finos, vinhos e cervejas de diversas marcas eram servidos. Do lado oposto uma feirinha de bijuterias e artesanato e alguns restaurantes. Muito agradável. Vinhos em taça e em garrafa, sempre bons.
Mercado de Cascais no cair da noite.
Em Lisboa o Mercado da Ribeira também é excelente e oferece grande oportunidade para degustar bons vinhos, já que muitos são vendidos em taças. Tem feira no melhor estilo Cobal e uma enorme praça de alimentação. A cidade é riquíssima em história e não me caberia aqui descrever tudo, mas no link você verá muitas coisas imperdíveis. O Fado ainda tem seu espaço e as casas de Fado são muito interessantes, são restaurantes com música ao vivo. Come-se bem, mas devido ao “couvert” artístico embutido no preço é melhor prever 40€ por pessoa e uma garrafa de vinho não sai por menos de 24€, o dobro da maior parte dos bons lugares. Vale cada centavo.
Imperdível é uma visita ao Terreiro do Paço, do qual o Paço Imperial do Rio certamente se inspirou. Além da beleza e história tem a sala de provas da Wines of Portugal. Um templo da degustação dos bons vinhos lusitanos. Preços (moderados) por quantidade em máquinas dosadoras com cartões magnéticos. Muito legal. Tem também no Porto.
Ah, não deixe de ir a Sintra é uma charmosa Petrópolis na Serra pertinho de Lisboa. Santé.
Os vinhos:
Chaminé, Alentejo, 2013, tinto – Um vinho de qualidade, bem equilibrado e com aromas de frutas maduras. Taninos estavam macios e aveludados. O estilo moderno não me enche os olhos. É produzido pela Cortes de Cima. Nota: 3,5***
Diálogo, Douro, 2013, branco – Um vinho de muito boa relação qualidade preço onde o quesito qualidade predomina. Falta um pouco de acidez, mas tem boa complexidade e é bem aromático, com destaque para notas cítricas. Produzido pela Niepoort 3,5***
Serviço:
Mercado de Cascais: Rua Padre Moisés da Silva, 29. Aberto até às 02:00 horas.
Mercado da Ribeira, Lisboa – Avenida 24 de Julho
Sala de Provas Wijes of Portugal , Lisboa – Terreiro do Pa
Nenhum comentário:
Postar um comentário