GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Aveiro, Tomar e Fátima

Segui rumo a Aveiro cidade litorânea onde o bacalhau é rei e tem direito até a museu, muito interessante por sinal. Nas praias sol, areia, uma arquitetura característica na Costa Nova e o mercado de peixes. Passeios pelos rios de barco, restaurantes de boa qualidade e preço muito em conta. Seja na beira do mar, seja na cidade de Aveiro propriamente dita.
papa figos 2
O campeão de vendas da Casa Ferreirinha, famosa pelo Barca Velha, é muito bom.
Depois de Aveiro fiz uma parada em Fátima, cidade santuário, e fui a Tomar, cidade sede da Ordem do Templo, aquela dos cavaleiros templários, passagem obrigatória. Se em Fátima encontramos a força da fé em Tomar é a Ordem de Cristo que se impõe. Tomar possui c omo principal atração histórica e arquitetônica o castelo Templário (século XII) e o Convento de Cristo (XIV e XVI), ficam no mesmo local. Lembre-se que as caravelas de Cabral tinham estampadas em suas velas a cruz da Ordem de Cristo, sucessora da Ordem dos Pobres Cavaleiros de Jesus Cristo. Uma sinagoga construída no século XV mostra a importância dos judeus na história de Portugal. Ao final da Reconquista 13% da população lusitana era de origem judaica. No Brasil com seus milhares de cristãos novos sua participação na colonização e nas Bandeiras foi fundamental.
aveiro
A arquitetura na Costa Nova é de bela harmonia.
Nas lojinhas turísticas seja no Convento ou na cidade é possível encontrar alguns rótulos de vinhos que remetem aos templários. Mas optei por outros vinhos.
Papa Figos 2014, Douro, tinto – Este campeão de vendas da Casa Ferreirinha que começou com 100.000 garrafas em 2010 está batendo a casa de 1 milhão de garrafas vendidas. Apesar de fazer grande volume a qualidade está presente. Frutas vermelhas maduras, compota e taninos macios. Muito bem equilibrado. Os vinhos da Casa Ferreirinha são sempre muito bons. É o que no futebol se chama uma bola de segurança. Quando tiver dúvida na carta de vinhos em Portugal vá de Ferreirinha, tem para todos os níveis de orçamento. Este é o mais em conta na faixa de 6 a 8€ (27 a 36 reais). Não é sem razão que é um campeão. 4****
Tapada do Chaves 2014, Alentejo, branco – Vinho aromático, de boa estrutura e muito boa complexidade. Na boca é amplo e tem boa concentração. 4****

Nenhum comentário: