São Sebastião - Após quase duas décadas de espera, o projeto de duplicação da Rodovia dos Tamoios (SP-99), principal ligação entre o Vale do Paraíba e o litoral norte paulista, deve começar a sair do papel. A obra é a principal reivindicação de prefeitos da região e uma das promessas de campanha do governador Geraldo Alckmin (PSDB) desde sua primeira gestão frente ao governo do Estado.
O novo cronograma para duplicação da Tamoios será divulgado na sexta-feira, em São José dos Campos. Alckmin fará o anúncio em seu programa de governo itinerante. Durante dois dias - sexta e sábado -, a sede do governo do Estado vai funcionar na cidade. Assessores do governador confirmam a visita ao Vale do Paraíba, mas evitam comentários a respeito da Tamoios. A duplicação da rodovia deve custar R$ 4,5 bilhões, segundo estimativas iniciais. A obra será executada por meio de Parceria Público-privada (PPP) e há expectativa de que seja iniciada em janeiro. A proposta foi aprovada em reunião do Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-privadas. A ata do encontro foi publicada no fim da semana passada no Diário Oficial do Estado.
O órgão cita como justificativa para a aprovação do empreendimento o "desenvolvimento sustentável da região", a importância de oferecer condições melhores para explorar o potencial turístico do litoral norte e a necessidade de aprimorar a ligação para o Porto de São Sebastião, tendo em vista projetos de ampliação do porto e o potencial do pré-sal na região.
Proposta
A proposta apresentada pela Desenvolvimento Rodoviário S.A (Dersa) ao Conselho prevê duplicação de toda a rodovia (82 quilômetros) e construção de contornos viários para desviar o tráfego de Caraguatatuba e São Sebastião, além de uma nova rodovia às margens da Serra do Mar seguindo direto para o Porto de São Sebastião. Com isso, o tráfego de caminhões e carretas não passaria por dentro das cidades.
Em Caraguatatuba, o anel viário ainda aliviaria o trevo da cidade, que recebe e distribui o trânsito da Tamoios com destino a São Sebastião e Ubatuba. A estrada ainda beneficiaria um shopping de médio porte que deve ser aberto até novembro em Caraguatatuba.
A nova Tamoios ficaria com duas faixas de tráfego em cada sentido no trecho de planalto. Já na serra haveria uma remodelagem para operar também com duas faixas e um acostamento na descida. Uma nova pista para a subida seria construída nas mesmas condições. O projeto inicial ainda prevê nove viadutos e cinco túneis. "Esses aspectos ainda se encontram sob estudo e devem ser aprofundados com o desenvolvimento do projeto", diz o documento no Diário Oficial.
Desconfiança
Após anos de promessas, a notícia da duplicação da Tamoios está sendo recebida com ceticismo no meio político. O anúncio também desenterrará as discussões relacionadas à ampliação do Porto de São Sebastião, que está condicionada à duplicação da rodovia.
A Tamoios é palco de dezenas de acidentes e a cada ano engrossa as estatísticas da Polícia Rodoviária Estadual. Possui pista simples, mas há alguns anos o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) transformou trechos de acostamento em pista auxiliar. O pior trecho está localizado entre as cidades de Paraibuna e Jambeiro. Enormes crateras são abertas pelas carretas que têm como destino o Porto de São Sebastião.
O percurso entre São José dos Campos e Caraguatatuba normalmente é feito em uma hora, mas, em temporadas e feriados, o mesmo percurso chega a levar de quatro a sete horas.
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