GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cláudia Rodrigues sobre esclerose múltipla: 'Quero e vou voltar a fazer tudo como antes'

 
Humorista consagrada por personagens como a Ofélia, do "Zorra Total", ou a Marinete da série "A diarista", Cláudia Rodrigues não deixa de fazer graça nem com a própria saúde. A atriz arrancou risadas dos participantes do 1 Encontro de Pacientes e Cuidadores, organizado pela Biogen Idec, no último sábado, em São Paulo, para portadores de esclerose múltipla. Cláudia tem a doença há dez anos e voltou à TV no mês passado, depois de um surto em 2009.
— Estava fazendo uma peça de teatro e comecei a sentir uma dormência no braço. Fiz os exames e veio o diagnóstico. Aí eu perguntei para o médico: "Vou poder ser mãe?", e ele disse que sim. "Posso ir embora, então?", brinquei. Essa era a única coisa que me importava — contou.
A tão sonhada filha chegou um ano depois. Hoje, é com Iza que ela brinca de quebra-cabeças para reforçar a memória, que às vezes falha. O surto há dois anos deixou a atriz temporariamente fora das telinhas.
— Fiquei muito feliz de voltar a fazer a Ofélia. Mas ainda acho que não está tão bom. Eu quero e vou voltar a fazer tudo como antes. Ninguém precisa ser tratado como coitadinho porque tem esclerose múltipla — afirmou Cláudia.

Saiba mais sobre a doença:

O que é?
Doença inflamatória crônica que afeta o sistema nervoso central. Atinge principalmente mulheres com até 40 anos. Há 30 mil pessoas com a doença no país.

Causas
Predisposição genética parece ser a principal causa.

Sintomas
Tontura, perda de sensibilidade e de coordenação motora e dificuldade visual, que persistam por mais de um dia sem razão aparente.

O que fazer?
Quem tem de 20 a 40 anos e apresenta esses sintomas deve ir a um neurologista.

Nenhum comentário: