São Paulo – Com o advento da internet, milhares de consumidores aproveitam a facilidade e a comodidade da rede para fazer compras sem sair de casa. Já são centenas de empresas e-commerce no mercado brasileiro, que movimentam anualmente bilhões de reais. Usufruir dessas facilidades, porém, requer alguns cuidados para evitar fraudes, golpes e uso indevido dos dados pessoais. A Fundação Procon-SP vem alertando os consumidores para a existência de empresas que vendem produtos e não entregam. A partir de reclamações de consumidores que adquiriram produtos pela internet, pagaram e não receberam a mercadoria, o órgão constatou que alguns fornecedores, além de não entregarem os produtos, também não são encontrados em seus endereços físicos. As notificações encaminhadas a essas empresas pelo Procon-SP para solução dos problemas têm retornado com informações dos Correios, tais como, "mudou-se" e "endereço inexistente". O órgão encaminhou denúncia ao DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) com a relação dessas empresas, para que seja avaliada pelo órgão policial a adoção de medidas no seu âmbito de atuação. Ainda de acordo com o Procon, entre os sites denunciados, alguns permanecem ativos oferecendo produtos. Dicas Antes de fechar uma compra, faça uma pesquisa no site da Fundação Procon-SP (www.procon.sp.gov.br) para verificar se a empresa tem registro de reclamações. Desconfie de preços abaixo da média do mercado. Verifique também no site www.registro.br os dados da empresa, como razão social, endereço, CNPJ. Se o domínio for “.com” ou “.net”, cheque onde o site está hospedado por meio dos siteswww.whois.domaintools.com, ou www.who.is ou www.whois.com. É bom ficar atento se o site estiver hospedado fora do Brasil. Sempre desconfie de sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em caderneta de poupança. Também é recomendado consultar as redes sociais para verificar se existem registros de reclamações. Verifique o endereço físico da empresa, telefones, e-mails e quais os procedimentos para reclamação, devolução, garantias, etc. O Procon recomenda que se guarde todos os dados das compras, como o nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo da compra ou pedido. Sites denunciados pela Fundação Procon-SP ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) www.aicade.com.br - (Goiás Cobranças Ltda) www.cwbeletro.com.br - (CWB Eletrônico Ltda) www.tudonlineprodutos.com - (Tudo Online Comercial e Distrib. Ltda Me) www.apostilasconcursos.com.br - (Net Pro Comércio e Serviços Ltda Me) www.notecam.com.br - (P S Gomes Bastos Informática Me) www.marineletro.com.br - (WCR Eletrônicos Ltda) www.cmykshop.com.br - (MM de Lima Informática) www.centernote.com.br - (Centernote Produtos Eletrônicos Ltda) www.mfriends.com.br - (Mfriends International Com. Prod. Eletr. Ltda) * www.wbronkowski.com - (Fernanda Mattos’ Avila) * www.nacionalshop.com.br - (Nacional Com de Produtos Eletrônicos Ltda) * www.skinzilla.com.br - (Fabiano dos Santos) * www.u6shop.com.br - (Ademar Tomé da Cunha Júnior) www.bininhobaby.com.br - (Marco Aurélio de Lima Rosa) * www.eletrosp.com.br - (Gérson Brito da Silva) * www.seuchina.com - (Marcos Silvério) * www.newtenis.com.br - (Fabiana Rúbio Antonio) www.brasilbay.com.br - (Pedro Luiz Collyer) * www.7livraria.com.br - (Kuhn 7 Missaiedo Ltda Me) * www.eletropenhaonline.com.br - (L N Eletro Penha Eletrônicos Ltda) * |
O Blog do Guilherme Araújo é um canal de jornalismo especializado em politicas publicas e sociais, negócios, turismo e empreendedorismo, educação, cultura. Guilherme Araújo, CEO jornalismo investigativo - (MTB nº 79157/SP), ativista politico, palestrante, consultor de negócios e politicas publicas, mediador de conflitos de médio e alto risco, membro titular da ABI - Associação Brasileira de Imprensa.
quinta-feira, 2 de junho de 2011
ATENÇÃO MUITO CUIDADO - Conheça os sites de compras que não entregam os produtos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário