GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Estado leva crianças do litoral para conhecer o interior

Na próxima segunda-feira, 640 alunos de escolas estaduais do Litoral Paulista embarcam num passeio inesquecível. Eles vão passar seus primeiros cinco dias de férias nas montanhas da região de Campos do Jordão, conhecendo um ambiente completamente diferente do que eles estão acostumados. Depois, no verão, serão os alunos do campo que conhecerão a praia, seguindo a mesma dinâmica. A ação faz parte do projeto Turismo do Saber, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, que pretende proporcionar, a essas crianças, o turismo pedagógico, unindo cultura, vivência social e lazer.
O programa conta com ônibus para levar as crianças, alimentação (oferecida pelos municípios), material pedagógico, camiseta de uniforme, monitores capacitados pelo Estado e policiais para acompanhar a viagem de cada uma das 16 delegações a seus destinos. A hospedagem será nas próprias escolas.

Programação

No primeiro dia do passeio, os ônibus saem das cidades visitantes (veja quadro no final do texto) e se encontraram no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, onde serão recebidas pelo governador Geraldo Alckmin, o secretário Márcio França e outras autoridades do Estado e dos municípios participantes. Os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, em Taubaté, também estarão lá para animar a criançada no evento.
Em seguida, cada delegação segue para sua cidade anfitriã. O próximo dia (terça-feira) é o do city tour, em que cada prefeitura vai levar seus visitantes para conhecer as belezas e principais os pontos turísticos de sua cidade.
Na quarta-feira, os ônibus se reúnem na Praça do Capivari, em Campos do Jordão, onde as crianças são recebidas pelo coral da cidade e participam de outras atividades culturais. E voltam para as cidades anfitriãs.

Gincana do Turismo

Para o quinto dia, a Secretaria de Turismo organiza uma atividade parecida com o Rally de regularidade, porém a pé. Nesse desafio, as crianças devem percorrer diversos pontos turísticos em horários pré-estabelecidos em planilha, calculando cuidadosamente o tempo demorado para passar por cada um. Ao final, não ganha quem terminar primeiro, mas quem tiver feito o percurso com maior precisão de lugar e horário.
“Vamos educar esses alunos para que vejam a cidade com o olhar de um turista, valorizando as paisagens e os monumentos históricos”, explica Rosa Maria Lancelotti, turismóloga da Secretaria que está trabalhando diretamente no projeto. Em cada cidade, a gincana será realizada em um espaço diferente. Em Pindamonhangaba, por exemplo, os alunos vão percorrer as belezas de uma grande fazenda histórica. Já em Redenção da Serra, a brincadeira acontece na praça central, com monumentos e prédios antigos. Como disse Rosa, “será uma festa para os olhos da criançada”. No dia seguinte, o passeio acaba com uma festa e os preparativos para voltar para casa.
“O impacto que um evento desses tem na vida de um jovem é inesquecível. E o interessante é que isso também gera uma propaganda espontânea das belezas do Vale do Paraíba, por meio da boa experiência que cada uma daquelas crianças viverá por lá”, diz o secretário de Turismo, Márcio França.
Ele explica que o projeto foi inspirado em um antigo programa do governo do Estado chamado “Caravanas do Conhecimento”, que teve muito sucesso há alguns anos. Dessa vez ele, será feito em parceria com a Cepam (Fundação Prefeito Faria Lima), a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública, recebendo o apoio de diversos outros órgãos do governo do Estado.

Confira no quadro abaixo quem visita quem neste inverno:

Visitante Anfitrião
São Vicente Aparecida
Ubatuba Lavrinhas
Praia Grande Lorena
Cananéia Monteiro Lobato
Santos Jambeiro
Mongaguá Pindamonhangaba
Bertioga Piquete
Caraguatatuba Queluz
Ilha Comprida Redenção da Serra
Itanhaém São Bento do Sapucaí
Iguape São Luís do Paraitinga
São Sebastião Cachoeira Paulista
Guarujá Campos do Jordão
Peruíbe São José dos Campos
Cubatão Caçapava
Ilhabela Taubaté

Nenhum comentário: