GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cultura abre inscrições para 34ª edição do Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário

A Prefeitura de Ilhabela abriu as inscrições para 34º Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário, que será realizado de 30 de agosto a 2 de outubro, dentro das comemorações do aniversário da cidade. As obras ficarão expostas na sede da secretaria, na Vila. Os artistas podem participar com até uma obra nas categorias pintura, escultura, técnica mista, instalação, desenho e fotografia, além de um espaço hors concours destinado a artistas convidados. Para se inscrever, o candidato deve conferir o regulamento disponível no site da prefeitura (www.ilhabela.sp.gov.br) e preencher uma ficha de inscrição na Secretaria de Cultura, em horário comercial. O valor da taxa é de R$ 15 por obra.
As obras premiadas receberão medalhas de ouro, prata e bronze por categoria e todas concorrem ao troféu Waldemar Belisário, conferido à melhor obra da exposição.
A Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) disponibilizará a quantia de R$ 1 mil para o prêmio aquisição. A obra será escolhida pela Comissão Organizadora e integrará o acervo da Fundaci. A Comissão poderá escolher mais de uma, desde que não ultrapasse o valor estipulado. Vale ressaltar que as obras devem ser recentes e inéditas, datadas de 2010 ou 2011.
As inscrições terminam no dia 12 de agosto. A pré-seleção final será entre 15 e 21 de agosto. Apenas as obras pré-selecionadas pelo júri técnico serão expostas, as demais deverão ser retiradas pelos artistas no prédio da Secretaria de Cultura em até cinco dias úteis.
O Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário tem como objetivo reunir e valorizar o trabalho de artistas nas mais variadas formas e categorias, em suas mais significativas manifestações, bem como promover a educação artística na coletividade e o desenvolvimento das Belas Artes na região e em todo o território nacional.

O artista

Waldemar Belisário foi um artista plástico pioneiro em retratar a natureza exuberante de Ilhabela com o objetivo de levar à Europa. Frequentava o efervescente ambiente intelectual paulistano de sua época, chegando a expor com Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. Chegou ao arquipélago em 1929 e estendeu por vários anos sua estada no município ao se casar com a cantora lírica e pintora Celina Pelizzari, que imprimiu às gerações de alunos a quem lecionou na ilha, o gosto pela arte.
Com ele, a ilha começava a ser conhecida no meio artístico paulistano e, através de Celina, alguns caiçaras começavam a desenvolver suas vocações para a pintura, escultura e música.
Assim o município adquiriu e ainda hoje mantém, nas artes plásticas, uma forte expressão, apresentando diversas tendências e técnicas, da pintura acadêmica à arte. Hoje, Waldemar Belisário empresta seu nome à escola municipal do Itaguassú e Celina Pelizzari ao coral municipal de Ilhabela.

Nenhum comentário: