GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Profissionais da educação e saúde recebem oficina sobre gênero e sexualidade

Durante os dias 14 e 15 de julho, os profissionais das áreas da educação e saúde tiveram a oportunidade de participar do curso de formação com o tema “Sensibilização sobre gênero, sexualidade e saúde”, realizada pelo Instituto Promundo, com total apoio da administração municipal, na Escola Municipal Henrique Botelho, localizada na região central da cidade.
De acordo com a instrutora da oficina, Silvani Arruda, o objetivo deste curso é a discussão sobre os temas relacionados à promoção da igualdade entre homens e mulheres, direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, homens, jovens e adolescentes. “Apresentamos e desenvolvemos também atividades educativas, que criam um espaço participativo e de confiança pelos participantes”, comenta Silvani, que conduz a oficina de maneira interativa e dinâmica, com discussões e atividades em grupo.
Dentro de todos os temas abordados, os educadores puderam trocar experiências vividas no cotidiano, enriquecendo conhecimentos e adquirindo métodos de como discutir e passar aos jovens e adolescentes.
De acordo com a diretora da Escola Municipal Henrique Botelho, Gilmara Lopes Costa, esta foi uma oficina excelente e muito válida para aplicação de informações tanto aos alunos, quanto aos pais. “Nosso papel é informar e orientar, e este tipo de curso nos proporciona isso, com trocas de experiências e vivência das situações rotineiras, que às vezes nem percebemos e, com essas informações podemos passar conhecimentos, sem julgamentos e reconhecendo as diferenças”.
Para a coordenadora de Escola, Patrícia P. Monteiro de Moura, esta oficina somou para que haja mais reflexão e conscientização com relação às mudanças de paradigmas. “Com isso podemos avaliar e mudar os comportamentos, partindo de novos conhecimentos e conceitos”.
Já, a supervisora do Fundamental II (do 6º ao 9º ano), Silvia Gesser, afirma que esta formação tem por objetivo subsidiar os coordenadores nas discussões e situações do cotidiano das Escolas, para melhor atendimento aos pais e alunos, com uma linguagem mais interativa.

Temas

Alguns dos temas trabalhados e discutidos foram: “Aja como homem! Aja como mulher!”; “O que é isso chamado gênero?”; “O que é sexualidade”; “Corpo erótico”; “O que são direitos sexuais e direitos reprodutivos”; “Gravidez, sim ou não”; “Pessoas e coisas”; “Violência”; entre outras atividades e vídeos interativos, apresentados pelo Instituto, que conta, para este projeto, com o patrocínio Petrobras.

Instituto Promundo

Fundado em 1997, o Promundo é uma organização não-governamental (ONG),
brasileira, que busca promover a igualdade de gênero e o fim da violência contra mulheres, crianças e jovens.
Com sede no Rio de Janeiro, a organização realiza trabalhos em âmbito local, nacional e internacional tais como: pesquisas relacionadas à igualdade de gênero e saúde; implementação e avaliação de programas que buscam promover mudanças positivas nas normas de gênero e nos comportamentos de indivíduos, famílias e comunidades; advocacy pela integração dessas iniciativas e da perspectiva da igualdade de gênero em políticas públicas. No dia primeiro de 2011, o Promundo abriu sua sede internacional em Washington DC, nos Estados Unidos. A sede oferecerá apoio à comunicação internacional, aos projetos de Advocacy e à área técnica, além de coordenar as Aliança Global MenEngage.

Nenhum comentário: