GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Tratamentos combinados podem ajudar você a se livrar das estrias Laser e o dermaroller são as melhores apostas para acabar com as marcas da pele.

As estrias, um dos muitos problemas que afetam a pele, são uma fonte de preocupação para muitos, especialmente para as mulheres, que se esforçam muito para manter a boa aparência. “As estrias são pequenas cicatrizes que se abrem na pele devido à ruptura da camada interna da pele, chamada derme. Geralmente, aparecem quando uma pessoa ganha peso rapidamente, como por exemplo, durante a puberdade ou durante a gravidez”, explica a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do CDE – Centro de Dermatologia e Estética.
Segundo a dermatologista, os hormônios responsáveis ​​pelo desenvolvimento das estrias afetam os fibroblastos, as células predominantes da segunda camada da pele humana (derme), cuja uma de suas funções primordiais é a produção de colágeno e elastina.
“As estrias podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas principalmente em locais onde existam grandes concentrações de gordura armazenadas, como o abdômen (principalmente perto do umbigo), seios, braços, axilas, costas, coxas (interior e exterior), quadris e nádegas. É importante destacar que o excesso de gordura na corrente sanguínea não é causa direta do aparecimento das estrias, o ganho de peso incomum é o que pode causar o problema em mulheres e homens… Sim, os homens também podem ter estrias, principalmente nos braços, nas pernas e nas costas”, explica Cristine Carvalho.
Embora existam vários tratamentos disponíveis para melhorar a aparência das estrias, as marcas podem nunca realmente desaparecer. “Existem cremes que fazem uma descoloração das estrias, melhorando a aparência da pele no local afetado. Mas quase sempre, este resultado é insatisfatório para muitas mulheres. Por isto, optamos pela combinação de opções terapêuticas para combater o mal”, informa a médica, que também é chefe do Departamento de Fototerapia do Curso de Pós-Graduação em Dermatologia da Fundação Pele Saudável, Instituto BWS.

Emprego do laser

Hoje, a terapia com laser pode reduzir as estrias, com melhora de 50-75% no aspecto da pele. “Estamos obtendo muito sucesso no emprego do laser para tratar estrias, cicatrizes cirúrgicas e de acne, melasmas e outras doenças da pele. No caso das estrias, o laser cria colunas de calor no tecido afetado, o que inicia um processo de cura natural da pele, que estimula o crescimento de tecido fresco e saudável”, conta a diretora do CDE – Centro de Dermatologia e Estética.

Emprego do dermaroller

A Terapia Percutânea de Indução de Colágeno, também conhecida como Dermaroller, também vem sendo empregada com sucesso em tratamentos para rejuvenescer, para amenizar as cicatrizes causadas pela acne, bem como no tratamento das estrias.
“Para quem não conhece, o dermaroller é um tratamento de pele que utiliza micro agulhas, passadas na derme por meio de um rolinho (roller). Este tratamento é baseado fundamentalmente na reestruturação da epiderme (camada mais superficial da pele) e na estimulação de uma produção de colágeno maior do que a naturalmente produzida pelo organismo”, explica Cristine Carvalho.
O procedimento consiste na aplicação de uma camada de anestésico tópico, uma antissepsia e, por fim, a aplicação do roller com agulhas. “O rolamento do cilindro de agulhas é feito em diversas direções no local afetado pelas estrias. Ao término do rolamento, aplicamos uma máscara com Vitamina C, que ameniza a vermelhidão na região tratada”, conta a dermatologista.

Nenhum comentário: