Neymar domina Bola de Prata 2011, mas Romário segue 'rei'; veja os vencedores

Neymar foi o grande vencedor do prêmio Bola de Prata 2011 ao conquistar três troféus, sendo dois deles os principais da honraria oferecida pela revista Placar e a ESPN aos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro. O santista arrematou a Bola de Ouro, a Chuteira de Ouro e a Bola de Prata como um dos dois melhores atacantes. Bastante, sim, mas ainda insuficiente para igualar Romário, que segue como rei da disputa.

Jogando pelo Vasco, em 2000, o hoje deputado federal (PSB) arrematou quatro prêmios: Bola de Ouro, Chuteira de Ouro, Bola de Prata também como um dos dois melhores atacantes e o prêmio de artilheiro, este ao ter anotado 20 gols naquele ano, mesmo número de Magno Alves (Fluminense) e Dill (Goiás). Foi justamente este último que faltou à joia santista.

Neymar foi às redes em 13 oportunidades no Brasileiro de 2011, 10 vezes menos que seu companheiro de ataque, Borges, que acabou ficando com o troféu de goleador do Nacional. Assim, já são 11 anos sem que ninguém alcance Romário, isso tudo depois que o prêmio mais tradicional do futebol brasileiro passou a dar a possibilidade de até quatro honrarias serem conquistadas pelo mesmo atleta, em 1999, com a inclusão da Chuteira de Ouro.

O troféu mais recente é dado ao jogador que mais anotou gols no Brasil durante toda a temporada, tendo cada tento um peso diferente de acordo com a competição disputada, seja estadual, Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil, ou pela seleção brasileira.

Impressiona o fato de Romário ter alcançado o feito já com 34 anos. Assim como impressiona Neymar, aos 19, já ter quatro troféus do prêmio, já que levou um como um dos dois melhores atacantes de 2010. E a perspectiva sobre o santista ir ainda mais longe é grande, já que garantiu há poucos dias que permanecerá atuando no Brasil até a Copa do Mundo de 2014, o que lhe dá pelo menos mais duas temporadas e meia para fazer ainda mais história e, quem sabe, igualar o 'Baixinho'.
Veja abaixo a lista com todos os ganhadores da Bola de Prata 2011:

GoleiroFernando Prass (Vasco)
Lateral direito
Mário Fernandes (Grêmio) ­ lateral-direito
Zagueiros
Dedé (Vasco) ­ zagueiro
Paulo André (Corinthians) ­ zagueiro

Lateral esquerdoJuninho (Figueirense) ­ lateral-esquerdo

Volantes
Marcos Assunção (Palmeiras) ­ volante
Paulinho (Corinthians) ­ volante

Meias
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo) ­ meia
Montillo (Cruzeiro) ­ meia

Atacantes
Neymar (Santos) ­ atacante
Fred (Fluminense) ­ atacante

ArtilheiroBorges (Santos)

Chuteira de OuroNeymar (Santos)

Bola de OuroNeymar (Santos)