GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Perguntas e respostas sobre amor e relacionamento

Pergunta: O medo da traição pode acabar com uma relação?

  • Por 1 ano e 3 meses vivi um namoro com uma mulher dez anos mais jovem que eu (tenho 43 anos). Ela vinha de separação de um relacionamento conturbado de 13 anos, sem amor, sem filhos e com traições. Tínhamos as bênçãos de nossos familiares. Um relacionamento muito harmonioso em todos os aspectos. Planejávamos o casamento para em breve, apesar de praticamente morarmos juntos. Ela passava mais tempo aqui em casa, do que na casa de seus pais.
    Determinado dia, em viagem a serviço, liguei aqui em casa para avisá-la que me atrasaria um pouco, ao que ela respondeu: Não tenha pressa. Não estarei aqui quando chegar. Estou indo embora. E desligou. Como não atendia mais ao celular, deixei SMS pedindo que não fosse embora sem antes conversarmos. Quando cheguei, suas gavetas estavam vazias. Havia um bilhete sobre a mesa: Fique com suas amiguinhas, quero um relacionamento sério pra mim. Ela entrou no meu PC e viu coisas que não agradaram – fotos de amigas e arquivos de conversas passadas. Se tivesse receio disso, bloquearia meu PC.
    Acreditando que estava exagerando na dose de ciúmes, e confiante de que ela voltaria atrás, devido à história que estávamos escrevendo juntos, optei por dar um tempo. Nunca a traí, mas ela acreditava piamente nisso. E 3 meses se passaram. Quando liguei, senti dor em suas palavras. Ela disse que eu falhara com a gente, e não teria perdão. Isso já tem mais de 1 ano. Pergunto: pode alguém sacrificar um relacionamento verdadeiro (sem lhe pesar a consciência), sob o pretexto medo de sofrer as mesmas dores do passado? Até quanto pode sustentar uma decisão assim? 
  Resposta
    Sempre que leio a mensagem de alguém perguntando se algo pode em uma relação, o que me vem à cabeça é que tudo pode, pois relacionamentos não têm regras. No caso da sua ex, não é difícil entendermos o que aconteceu, e você mesmo deu pistas sobre as razões para ela ter agido como agiu.
    A relação anterior que ela teve, cheia de problemas e traições, parece ter exercido uma forte influência para a decisão de terminar com você. Ela nitidamente misturou as coisas e viu algo do relacionamento anterior na relação que vocês tinham. Assim sendo, sua ex teve a certeza de que você a traía, porém não a partir de fatos concretos e atuais, mas das experiências passadas que teve. A certeza foi tanta que ela sequer quis te ouvir, e jogou para o alto o que estavam construindo juntos. Provavelmente a decisão dela foi difícil e dolorosa, mas ela deve ter tido a convicção de que estava fazendo o melhor.
    O que fazer, diante de tudo isso? Como se fazer ver e ouvir diante alguém que parece não enxergar ou escutar mais nada além das próprias certezas? Embora haja muitas maneiras de tentar, há também limites para estas tentativas! Abraços, Mariana 
Dra. Mariana Santiago de Matos
Psicóloga

Um comentário:

Anônimo disse...

NOSSA MUITO LINDA SUA HISTORIA ME IDENTIFICO COM ISSO