GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Ilhabela pede socorro

Instituto sugere "pacote" de medidas que serão encaminhadas ao Poder Público para que a cidade possa manter turismo de forma sustentável. Balsa, lixo, transporte público, ocupação desornenada são alguns dos problemas apontados
DA AGÊNCIA FACTO
Cidade se orgulha de sua preservação
 





Ilhabela - O crescimento populacional desornedado de Ilhabela, aliado ao turismo cada vez mais predatório e sem controle, além da iminência do arquipélago de tornar-se um corredor de exportações devido à proposta de ampliação do porto de São Sebastião, fez acender a luz vermelha entre as entidades representativas desta cidade do litoral norte de São Paulo que ainda se orgulha de ter um dos maiores índices de preservação de Mata Atlântica no País.
Para tentar manter seu maior atrativo, que são as belezas naturais, e tornar a cidade um receptivo de turismo sustentável, um manifesto está circulando pela cidade há algumas semanas, no qual são sugeridas ações em diversos setores. O documento contém quase mil adesões de moradores, turistas, veranistas e entidades de classe.
Turistas crescem, infraestrutura não acompanha
 





















“Dentro de dez dias encaminharemos as propostas a todas as lideranças políticas e sociais envolvidas no estabelecimento de políticas públicas que afetam a nossa cidade”, explica o presidente do Instituto Ilhabela Sustentável, Georges Henry Grego, entidade responsável pelo manifesto.
Uma das maiores preocupações é o alto índice de crescimento populacional. De um lado, a migração de moradores de São Paulo, fugindo da violência, do trânsito, do estresse e da poluição, e de outro, de regiões mais pobres do País, em busca de trabalho nas áreas de hotelaria, comércio e construção civil.
“Alertamos também para o fato de que há um fluxo de turistas cada vez mais descontrolado, com picos sazonais, grande quantidade de cruzeiros, que na alta temporada comprometem a qualidade de vida e na baixa penalizam a organização turística e a economia local. Somos favoráveis a uma discussão sobre a quantidade de cruzeiros que a cidade pode receber, sem comprometer a qualidade dos serviços”, frisa Grego.
Infraestrutura
Ilha teme ampliação do porto de S.Sebastião
 





A possibilidade do porto da vizinha São Sebastião ser ampliado também preocupa os moradores de Ilhabela. Para a entidade, a descoberta do pré-sal promete transformar a região de vocação eminentemente turística em um corredor de exportação.
“Combinados, esses movimentos exercem uma pressão que começa a se tornar insuportável em um município que não recebe investimentos em infraestrutura na mesma velocidade, nem possui planejamento de longo prazo para fazer frente a todas essas ameaças simultaneamente”, destaca o presidente da entidade.
Manifesto sugere disciplina na travessia
 




Entre outras propostas sugeridas no manifesto, estão ações para a disposição do lixo, o cumprimento das leis de trânsito, limitação de entrada de veículos com criação de transportes alternativos, transporte público, travessia das balsas, criação de um centro de informações aos turistas, preservação do patrimônio histórico, entre outras medidas. Segundo o Instituto Ilhabela Sustentável, o manifesto será entregue ao prefeito, à Câmara Municipal, ao Poder Judiciário, às polícias Civil e Militar, à Dersa e lideranças políticas de Ilhabela.
O prefeito de Ilhabela, Luiz Antonio Colucci (PPS), disse que aguardará a entrega oficial do manifesto e que a prefeitura estará aberta às discussões propostas.
Veja as propostas sugeridas
O Instituto Ilhabela Sustentável entende que:
- Ilhabela ainda tem condições de ser um exemplo de município sustentável, cidadania e preservação, a ser copiado em outras cidades e regiões, porem para isso exige que medidas e cuidados sejam tomados com seriedade e rigidez.
- O desenvolvimento econômico dos últimos anos e o projetado para os próximos pressionarão Ilhabela para uma mudança nas regras de convívio num espaço público limitado com número de pessoas e veículos cada vez mais crescente.
- A vocação econômica de Ilhabela continuará a ser de um turismo e veranismo (2ª. Residência) diferenciado no Brasil motivado pelas limitações naturais impostas por um município-arquipélago.
- A proximidade de importantes eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 poderão ser marcos de salto de qualidade na vida de todos os ilhéus.
- Ilhabela já tem conquistas importantes que a diferenciam de outros locais brasileiros, como: ser um dos 65 municípios indutores de turismo regional, ser mais bem pontuado (73,9) pelo Ministério de Turismo, pelos trabalhos já realizados, ter um Plano Diretor com limitação de ocupação urbana e de edificações, a lei da “Cidade Limpa”, a TPA - Taxa de Preservação Ambiental, a proibição do uso de sacolas plásticas não bioxi-degradáveis, além do precioso patrimônio que representa o PEIb - Parque Estadual de Ilhabela, com sua mata nativa e suas inumeráveis cachoeiras.
As propostas
Navios: Avaliar os custos e benefícios do aumento do fluxo de visitantes com relação a:
- Capacidade de carga do número simultâneo de navios ancorados.
- Capacidade de gastos (ticket médio) destes visitantes e conseqüentes retornos, traduzido em geração de emprego e renda para o município.
- Impacto dos horários e nível de ruído provocado pelos navios.
- Número de navios cargueiros, atracados ao longo do canal, gerando um conflito de uso com os esportes náuticos.
Lixo: O comportamento quanto à disposição de lixo como latas, garrafas, sacos, etc. que deterioram o espaço público.
Som: O espaço público deve ser respeitado quanto à sua utilização para som acima de níveis aceitáveis, tanto de lazer quanto de publicidade.
Bebidas alcoólicas: O consumo de bebidas alcoólicas não combina com a balsa (porta de entrada de Ilhabela), nem com o transporte público e, menos ainda, quando tal consumo é feito por adolescentes e menores de idade de maneira ostensiva e sem qualquer repressão em vários locais públicos da Vila e da cidade.
Trânsito: O Código de Trânsito Brasileiro deve ser imposto em Ilhabela para pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e passageiros, para evitar acidentes, salvar vidas e reduzir custos à sociedade.
Carros: Retomar os estudos de capacidade de carga e limitação da entrada de veículos, forma de circulação e estacionamento, sob risco de estrangulamentos em períodos de pico, criar meios de transportes alternativos (construção de pequenos atracadouros em pontos estratégicos da cidade, fomentando assim o transporte aquaviário, aluguel de bicicletas com inserção de bike-parkings, , bolsões de estacionamento, que sejam capazes de aliviar o tráfego na, já restrita, malha viária do município.
Caminhões: O tráfego de veículos pesados em finais de semana, feriados e vésperas destas datas deve ser evitado.
Transporte Público: Criação de bilhete único, divulgação dos horários e itinerários nos pontos de ônibus, maior disponibilidade de coletivos na temporada para evitar fluxo de automóveis. ônibus com bilhete especiais para turistas, criação de transporte alternativo como jardineiras, charretes, tão charmosos, tão usados e tão valorizados em destinos turísticos internacionais.
CAT - Centro de Atendimento ao Turista: inserção de um balcão de informações turísticas sobre Ilhabela com mapas turísticos atualizados.
Travessia: Transporte diferenciado de pessoas via balsa, com assentos, e proteção contra chuva, que consiga dar atenção a idosos, grávidas e crianças, tarifando o serviço se necessário.
Patrimônio Histórico: preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental existente e que poderá ser apreciado, visto e estudado pelas gerações que virão.

Nenhum comentário: