GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Para ajudar alunos “adultos” da EJA no mercado de trabalho, professores passam por capacitação


Professores da EJA recebem formação para aprender a lidar com o novo material
Professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede municipal de ensino de São Sebastião começaram a participar neste sábado, 25, do curso de formação para aprender a metodologia sobre o novo material de estudo. As aulas aconteceram no Centro Cultural de São Sebastião Batuíra. 
O professor Wagner Cipriano Araújo, de São Paulo, é quem ministrará o curso com carga horária de 40 horas, dividido em cinco encontros.  Araújo, formado em Pedagogia e Filosofia, mestre em Educação (PUC) e doutorando em Educação pela Unicamp. Atualmente, é professor na rede estadual de ensino e nas universidades FMU, em São Paulo e Metodista, em São Bernardo do Campo. 
A secretária da Educação, Angela Couto, esteve presente à abertura do curso de formação. Os educadores se apresentaram e contaram um pouco de sua experiência com a modalidade. 
O professor explicou que a ideia surgiu da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado a partir do programa Via Rápida, que oferece uma requalificação do profissional em três meses. “Como a maioria dos alunos da EJA já está na fase adulta, alguns apresentam dificuldade em se adaptar no retorno à escola”, lembrou o professor.

A proposta do novo material, segundo o Araújo, é para que o aluno tenha um material de estudo mais bem elaborado e incentivá-lo para o mercado de trabalho. “Nossa ideia é preparar o estudante da EJA com foco nessa área, porém, de uma forma mais dinâmica”, disse, acrescentando que além dos livros, o estudante terá também acesso ao vídeo, a ser um complemento visual durante as aulas.
Os alunos matriculados no 6º ano já receberam, neste mês, o novo material de estudo para o segundo semestre. Os materiais foram conseguidos por meio de uma parceria entre a secretaria municipal da Educação e a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia;
São três “Cadernos do Programa Educação de Jovens e Adultos – Mundo do Trabalho” e um DVD, divididos nas disciplinas – Ciências e Matemática; Geografia, História e Trabalho; e de Arte, Inglês e Língua Portuguesa. Tais materiais já são utilizados pelos professores e alunos em sala de aula.   

Realidade
O professor lembrou que este material tem uma nova disciplina voltada ao trabalho, e que deverá ser adaptado à realidade de cada município. 
Os professores da EJA afirmaram ser a  realidade de São Sebastião  muito diferenciada, pois o mercado de trabalho varia conforme a região, da Costa Norte a Costa Sul. Na Costa Sul a oferta de trabalho é voltada ao turismo e comércio e, na Costa Norte, é mais voltada ao comércio.
Segundo pesquisa do Governo do Estado, a faixa etária dos estudantes que estudam na EJA no Estado é de 18 a 24 anos (33,7%); de 31 a 40 anos (23,26%); e de 25 a 30 anos (14,20%), além de outras faixas com índice menor. 

Nenhum comentário: