GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Inscrições abertas para cursos de qualificação para pescadores em Caraguá


Estão abertas as inscrições para três cursos de qualificação profissional voltado principalmente para os pescadores de Caraguatatuba. A iniciativa, realizada pelo terceiro ano consecutivo, faz parte do programa Plataforma Educativa Repsol Sinopec. Todos os cursos são gratuitos e conferem certificados.
Para os interessados, são ofertados  cursos de manutenção preventiva de motor a diesel, processamento e beneficiamento de pescado e gerenciamento de resíduos. As inscrições podem ser feitas das 9h às 17h, na Praça do Camaroeiro. É necessária apenas a apresentação de um documento de identidade para efetuar a matrícula. As vagas são limitadas em até 25 pessoas por turma.
As aulas teóricas serão ministradas em um caminhão da Repsol, estacionado desde a última semana ao lado do entreposto de pesca do Camaroeiro, na região central, onde também serão realizados os cursos. A unidade móvel tem 15 metros de comprimento e possui salas de aulas equipadas com computadores e recursos multimídia. Todos os participantes vão receber certificado personalizado. As aulas praticas serão ministradas no próprio entreposto de pesca do Camaroeiro.
A estimativa da coordenação do programa é de que as aulas sejam iniciadas na primeira semana de setembro.

“Os cursos são totalmente focados para a realidade dos pescadores e para que eles consigam melhorar as condições de trabalho e suas atividades no dia a dia. Embora rápidos, há determinados cursos onde a duração pode ser de quatro dias”, explicou o coordenador de campo da unidade Sergio Gila.  
Segundo Gila, em cursos como no de processamento e beneficiamento de pescado o aluno aprende a produzir outros tipos de produtos a partir do peixe como matéria-prima. “Este é um dos cursos com mais dias de duração, porque o intuito é fazer com que o pescador aproveite aqueles peixes de baixo custo e que muitas vezes é descartado para transformá-lo em variáveis como hambúrguer, nuggets e linguiça de peixe”, comentou.
Embora seja destinado a pescadores, qualquer pessoa pode se inscrever no programa, cujo tema foi escolhido com base no perfil e necessidade da população, a partir de estudos feitos.

O que é?
A Plataforma Educativa Repsol Sinopec é uma iniciativa da Repsol Sinopec Brasil em parceria com o Instituto Atlantis. O programa, que já atendeu a mais de 10 mil pessoas, visa promover a capacitação profissional da comunidade litorânea com o apoio de uma rede de parceiros — Yanmar, Marinha do Brasil, instituições de ensino, prefeituras e secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Turismo.
O programa teve início em julho de 2009 e passou por 16 cidades dos litorais de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nesses três anos de atividades, segundo dados da Marinha, foi o maior responsável pela formação de pescadores artesanais no Brasil.

Nenhum comentário: