Durante o Carnaval 2012, o bom tempo levou a um aumento de 30% no movimento de veículos nas rodovias paulistas, em relação ao ano passado. Entre os dias 18 e 22 de fevereiro, mais de 540 mil veículos utilizaram as rodovias Rio-Santos/ Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), Mogi Bertioga (SP-098), Tamoios SP-099, Oswaldo Cruz (SP-125), Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123) e Rodovia Raposo Tavares (SP-270). O número representa aumento de 24% no movimento, comparado ao Carnaval 2011, marcado por chuvas, quando 410 mil veículos seguiram às praias. Em 2010, durante o mesmo feriado, o DER registrou movimento de 511 mil carros nas estradas de São Paulo.
O índice de acidentes (IA) nas estradas paulistas caiu 29%, em relação a 2011, de 0,86 para 0,61. O índice de feridos (IF) apresentou redução de 8,3%, em 2012. Saindo de 37,78 para 34,65. Já o índice de mortes (IM) foi de 1,32 contra 1,31, em 2012, o que representa uma queda de 0,3%.
Para esclarecer melhor, os índices não são números absolutos de acidentes nas estradas. Eles são calculados levando-se em consideração, além dos dados quantitativos, a extensão das rodovias, o volume diário médio de veículos (VDM) nas estradas e o período analisado. Essa metodologia, que começou a ser discutida no Brasil na década de 1970, é necessária para que haja uma comparação tecnicamente correta, já que há vários fatores que determinam se o final de semana foi mais ou menos violento.
A Operação Carnaval 2012 também traz redução de 22,5% no número de acidentes, em relação a 2011. Em números absolutos, foram registrados 1.155 acidentes, frente a 1.491 (2011) e 1.315 (2010).
O número de vítimas fatais também foi 22% menor do que o registrado em 2010. Em números absolutos foram 31 mortes em 2012, frente as 41 vitimas fatais em 2010. Durante o carnaval de 2011, os dados do DER apontaram 24 mortes nas estradas paulistas.
De acordo com informações da Policia Militar Rodoviária, atos de imprudência ao volante foram responsáveis por 60% dos acidentes com vítimas. As ocorrências com maior incidência são atropelamento, colisão frontal e acidentes com motocicletas.
O Blog do Guilherme Araújo é um canal de jornalismo especializado em politicas publicas e sociais, negócios, turismo e empreendedorismo, educação, cultura. Guilherme Araújo, CEO jornalismo investigativo - (MTB nº 79157/SP), ativista politico, palestrante, consultor de negócios e politicas publicas, mediador de conflitos de médio e alto risco, membro titular da ABI - Associação Brasileira de Imprensa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário