GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ações de controle à dengue em marinas e locais de risco encontram mais de 170 criadouros com presença de larvas

Maior positividade aconteceu na região central da cidade

Teve início ontem, uma operação intensificada de controle da Dengue no município, mais uma ação da Administração Municipal de São Sebastião, através do departamento de Vigilância Epidemiológica da Sesau (Secretaria da Saúde).
Até o dia 2 de março cerca de 35 profissionais treinados sairão diariamente da Casa de Coordenação ao Controle da Dengue ‘Laís Helena Ferreira Santos’ para realizar ações em toda a área central da cidade até o maior complexo populacional constituído pelos bairros da Topolândia, Olaria e Itatinga.
A operação especial leva em consideração o resultado de 3,7 da Avaliação de Densidade Larvária, na qual se detectou 172 criadouros com presença de larvas, sendo 47 deles com a presença de larvas positivas para Aedes Aegypti. Este quadro teve sua maior positividade na região central da cidade – fato determinante para delimitar a ação.

Marinas

No último sábado, foi realizada uma operação especial nas marinas localizadas na região central da cidade, onde agentes colheram amostras de larvas retiradas de água acumulada em embarcações.
Foram visitadas um total de seis marinas e em quatro delas foram encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue, num total de 67 larvas do Aedes
Aegypti. Os locais receberam orientações dos agentes e têm um prazo de cinco dias para tomarem as devidas providências.
Nos próximos dias, outras marinas receberão a visita dos agentes que, ao final do prazo estabelecido, também retornarão aos locais infectados para verificar se as providências foram tomadas. Em caso negativo, a marina infratora receberá uma notificação oficial.

Atividades

Na programação, está o reforço das atividades educativas, como colagem de cartazes, orientação em todos os comércios e distribuição de material educativo em locais públicos com grande fluxo de pessoas, como pronto atendimento, parada de ônibus, rodoviária, entre outros.
Será feito um arrastão com visita domiciliar em todas as residências, retirada de criadouros e entrega de material educativo, além de telagem de caixas d’água e vistorias em calhas com acúmulo de água.
A Sesau também tem intensificado as parcerias com outras secretarias e órgãos de limpeza pública, e inclusive solicita máquinas e caminhões para limpeza de locais críticos.
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) monitorará todos os bueiros com acúmulo de água da área central. Haverá também um amparo maior em pontos estratégicos, como depósitos de sucata, marinas e floriculturas. Atualmente, a dengue é uma das principais endemias brasileiras, em razão do alto número de pessoas acometidas por ano em praticamente todo território nacional.
A falta de uma vacina que possibilite a imunização da população exposta, aliada à grande adaptação dos mosquitos vetores ao ambiente urbano, dificulta o controle dessa endemia.

Nenhum comentário: