A qualidade do serviço prestado pelas concessionárias de energia elétrica deverá ser um dos fatores a pesar no cálculo do reajuste da conta de luz nos próximos anos. A discussão está em fase final na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que é o órgão responsável por fixar, anualmente, o aumento ou a redução do valor tarifário.
O modelo em debate estabelece a introdução do chamado fator "Xq", que levará em conta o número e a duração das interrupções de fornecimento de luz. De acordo com a Aneel, o serviço ruim influenciará na queda do preço cobrado, enquanto o bom, no aumento.
O cálculo das tarifas, entretanto, inclui diversos outros fatores, como geração própria, perdas técnicas, encargos setoriais, remuneração e custos operacionais. Nos últimos quatro anos, o número médio de horas em que o brasileiro ficou sem luz subiu de 16 horas por ano para 20 horas. O número de interrupções no serviço também foi maior.
O Blog do Guilherme Araújo é um canal de jornalismo especializado em politicas publicas e sociais, negócios, turismo e empreendedorismo, educação, cultura. Guilherme Araújo, CEO jornalismo investigativo - (MTB nº 79157/SP), ativista politico, palestrante, consultor de negócios e politicas publicas, mediador de conflitos de médio e alto risco, membro titular da ABI - Associação Brasileira de Imprensa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário