GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Programa capacita pequenos hotéis e pousadas para 2014

Brasília - Na hotelaria, os preparativos para os grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos, como a Copa do Mundo FIFA 2014 e as Olimpíadas de 2016, já começaram. Nesta quarta-feira (17), donos de pequenos meios de hospedagem - empreendimento com até 50 apartamentos - de Recife, Manaus, Gramado (RS) e Blumenau (SC) participaram do início do Workshop Pequenos & Notáveis, voltado para a qualificação com foco na sustentabilidade e na competitividade. O evento prossegue nesta quinta-feira (18).

O workshop será realizado nas 12 cidades-sede da Copa e em outros 20 destinos indutores do turismo, ou seja, aqueles localizados próximos a essas capitais e com potencial para atrair um grande número de turistas nacionais e estrangeiros, como Gramado (RS), Blumenau (SC), Búzios (RJ), Pirenóplis (GO), Alto Paraíso (GO), Fernando de Noronha (PE) e Porto de Galinhas (PE).

Ao todo serão 32 oficinas, com carga horária de 13 horas, distribuídas em dois dias de duração cada. A programação, que seguirá até 27 de outubro, ocorrerá simultaneamente em mais de uma cidade.

O workshop integra o Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem, realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), por meio do Instituto Brasileiro de Hospitalidade (IBH), entidade responsável pela operacionalização. A expectativa é que o programa leve a cerca de 2 mil empresários e gestores de pequenos hotéis e pousadas de todo o país capacitação em sustentabilidade, competitividade, acesso ao mercado, empreendedorismo individual, marketing e central de negócios.

Essa última consiste na organização de grupos de empreendedores com os mesmos interesses, com o objetivo principal de aumentar o poder de negociação e, consequentemente, de competitividade no mercado. A primeira delas no segmento de pequenos meios de hospedagem, um projeto piloto, será implantada em Blumenau (SC), a partir do próximo mês. Até agora, 18 empreendimentos da cidade e de municípios vizinhos aderiram ao projeto.

A partir dessa experiência, o Sebrae e a ABIH publicarão, até o final deste ano, uma metodologia para a área. "A ideia é que essa orientação sirva como base para que as demais unidades do Sebrae, nos estados, possam incentivar a implementação desse modelo em suas regiões", explica a coordenadora do Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem, pelo Sebrae, Lara Chicuta.

Ao trabalhar os vetores de atuação da central de negócios, turismo sustentável, empreendedorismo individual, competitividade e acesso a mercado, por exemplo, o processo de aprimoramento de gestão dos empreendimentos busca também criar uma melhor relação entre o empresário e determinados fornecedores que estão na informalidade, como empreendedores individuais, e fortalecer o associativismo nas regiões contempladas, por meio das centrais de negócios.

Embora a Copa 2014 tenha sido o principal motivador do programa, o Sebrae e a ABIH esperam que os investimentos em qualificação e capacitação profissional possam atender a uma demanda além do período de competições.

"Os investimentos em desenvolvimento sustentável, qualificação profissional e a busca por uma gestão mais eficiente tornarão o setor mais competitivo durante e após o mundial. Essa conquista é de grande importância para o turismo interno, que está em franco e constante crescimento. A capacitação e qualificação dos profissionais brasileiros é um dos legados mais importantes que ficará após o mundial", afirma o presidente da ABIH Nacional, Enrico Torquato.

Programação Pequenos & Notáveis17 e 18 de agosto: Manaus (AM), Gramado (RS), Blumenau (SC) e Recife (PE);
24 e 25 de agosto: Belém (PA), Cuiabá (MT), Alto Paraíso (GO) e Fernando de Noronha (PE);
31 de agosto e 1º de setembro: Fortaleza (CE), Natal (RN), Lençóis (BA) e Porto de Galinhas (PE);
14 e 15 de setembro: Jijoca de Jericoacoara (CE), Tibaú do Sul (RN), Morro de São Paulo (BA) e Niterói (RJ);
21 e 22 de setembro de 2011: Belo Horizonte (MG), Búzios (RJ), Pirenópolis (GO) e São Paulo (SP);
05 e 06 de outubro: Belo Horizonte (MG), Paraty (RJ), Salvador (BA) e Bertioga (SP);
19 e 20 de outubro: Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Campos de Jordão (SP);
26 e 27 de outubro: São Joaquim (SC), Foz do Iguaçu (PR), Porto Alegre (RS) e Socorro (SP).

Nenhum comentário: