GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Conselho Municipal da Condição Feminina realiza conferência

O Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF) de São Sebastião realiza, no próximo sábado, no Teatro Municipal, a II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. A ação, que tem o apoio da prefeitura, está prevista para acontecer das 9h às 17h, e tem como proposta a discussão e a elaboração de políticas em prol da igualdade de gênero e do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres. “Faremos uma análise da realidade municipal e das conquistas após a primeira conferência. Também iremos avaliar como aprimorar as ações e políticas que integram o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, além de fazer novas reivindicações”, diz a presidente do conselho, Elisabeth dos Santos Chagas.
Segundo ela, o conselho também apresentará, na ocasião, uma pesquisa realizada recentemente sobre a situação das mulheres nas instituições do município, como prefeitura, câmara de vereadores, partidos políticos e empresas diversas.
O dia terá início com uma confraternização entre as mulheres presentes. Em seguida, as mães que participam do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama) farão uma apresentação de dança. Na sequência, haverá a palestra da gestora do conselho de São Bernardo do Campo, Dulce Xavier, que falará sobre políticas para mulheres. Outra palestrante, a professora Ivone Engelmann, também falará sobre auto-estima e realização pessoal. Elisabeth explica que as conferências municipais precedem as estaduais e a III Conferência Nacional, que acontece em dezembro, em Brasília e terá como temas principais a igualdade de gênero e a erradicação da extrema pobreza. “No final do encontro, serão eleitas as delegadas que representarão a cidade na Conferência Estadual”, comenta. A presidente do conselho diz, ainda, que uma das propostas é estabelecer na prefeitura uma coordenadoria da mulher. “Tenho muito a agradecer à prefeitura, principalmente à Secretaria de Governo (Segov), que nos deu uma ampla infraestrutura para a realização do evento”, diz Elisabeth. A primeira conferência do conselho, que já existe desde 1998, foi realizada em 2007, em Boiçucanga. “Estamos tentando trazer mulheres de Ilhabela, Caraguá e Ubatuba também. Todos estão convidados a participar, inclusive os homens”, garante a presidente. “É bom ressaltar que vamos falar sobre política, mas de saúde, emprego, trabalho, participação no poder, situação econômica, violência. A palavra política por si só talvez assuste um pouco as pessoas”, diz Maria Regina de Lima Souza, membro do conselho.

CMCF

As principais atribuições do CMCF são a formulação de políticas públicas relativas à mulher, acompanhamento e implantação de medidas e encaminhamento de denúncias de discriminação praticadas contra a mulher.
Todas as mulheres da cidade podem fazer parte do grupo, que se reúne toda segunda quarta-feira do mês. Maiores informações através do telefone: (12) 3892-2202.

Nenhum comentário: