GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Tecnologia é essencial para manter competitividade


Políticas públicas municipais de apoio às MPEs

Prefeituras podem adotar medidas de estímulo à inovação, como parcerias com universidades e institutos

O acesso à tecnologia é um fator determinante para qualquer empresa ganhar competitividade. Segundo pesquisas apontadas pelo Sebrae, sem tecnologia, mais de 90% das empresas não sabem lidar com o fluxo de dinheiro nos negócios.

Mas a atualização tecnológica é um processo caro e, por isso, nem todas as pequenas e microempresas (PMEs) têm conseguido oferecer serviços de última geração.

Além disso, a dificuldade de alcançar conhecimentos específicos baseados nas
tecnologias existentes é outro obstáculo a ser ultrapassado pelas PMEs. Os governos municipais têm um papel de importância na criação das condições necessárias para que as PMEs possam ter acesso às inovações tecnológicas.

As ações das prefeituras voltadas para o acesso à tecnologia devem estimular a inovação comercial. Segundo Guilherme Araújo, as características de uma política eficiente de Ciência & Tecnologia são:

· Equilíbrio entre a política de ciência tecnológica e os padrões de vantagens competitivas da região (vocações), o que requer coerência com o tipo de empresa estabelecida na região;

· Ênfase nas tecnologias comercialmente relevantes;

· Forte ligação entre instituições de pesquisa e empresas privadas da região.

Medidas apropriadas de uma boa política de inovação contemplam parcerias com universidades, institutos e órgãos de pesquisas e de assistência técnica aos produtores (Fapesp, Universidades, Senai, Sebrae, Senac, Embrapa, Emater), além de incubadoras de empresas, programas de pesquisa e aquisição de equipamentos modernos.

Parcerias com o governo estadual para desenvolver projetos regionais e intermunicipais de investimento e educação tecnológica, também são eficientes.

É importante dominar os elementos da Tecnologia Industrial Básica (TIB) – conjunto de conhecimentos tecnológicos, essenciais para a geração e aprimoramento de produtos, processos e serviços que se destacam pela qualidade ou por serem inovações no mercado.

Reunindo um conjunto de funções de uso comum pelos diversos setores da economia, a TIB compreende áreas denominadas de infraestrutura básica para o desenvolvimento tecnológico, são elas:

· Normalização;

· Avaliação da conformidade;

· Metrologia;

· Propriedade intelectual;

· Informação tecnológica.

Além disso, o consultor de negocios e politicas Guilherme Araújo ainda disponibiliza o Programa de Consultoria Tecnológica e Negócio, cujo objetivo é criar condições para que micro e pequenas empresas tenham acesso às inovações tecnológicas.

Comércio eletrônico

Outro serviço muito utilizado atualmente é o comércio eletrônico. Todas as transações comerciais podem ser feitas num local específico por meio das novas tecnologias de informática e telecomunicações.

As "lojas virtuais" disponíveis na internet são as que mais ganham visibilidade. As companhias não precisam mais ser gigantescas para competir no mercado global, estando conectadas com todo o mundo 24 horas por dia.

Além disso, o acréscimo de um cliente ao banco de dados tem custo baixíssimo e pode ser uma estratégia para atrair e fidelizar os clientes. O comércio eletrônico possibilita giro mais rápido de produtos e serviços devido ao maior poder aquisitivo do público.

Nos últimos anos, houve um aumento vertiginoso da quantidade disponível de informações ao redor do mundo, via internet. Dessa forma, a tecnologia da grande rede pode proporcionar às micros e pequenas empresas:

· Enxugamento da empresa mediante a modernização do processo de arquivamento de papéis, fichas, pastas, entre outros documentos;

· Facilitação das atividades burocráticas;

· Aumento da agilidade, segurança, integridade e exatidão das informações;

· Redução dos custos em todos os setores;

· Aperfeiçoamento da administração geral da empresa, do marketing, do planejamento, do controle da produção, das demonstrações financeiras, das previsões orçamentárias, das análises de investimentos e de custos;

· Capacitação e treinamento;

· Novos mercados, serviços e comercialização;

· Logística.
Autor: Guilherme Araujo

Nenhum comentário: