O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), recebeu na última quarta-feira, o diretor presidente do Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.), Laurence Casagrande Lourenço, para falar sobre projetos que devem melhorar o sistema de travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela, como a obra dos novos atracadouros prevista para 2012. A reunião também contou com a presença do diretor de operações do Dersa, João Henrique Poiani; do secretário de Turismo e Fomento, Harry Finger; dos vereadores Jadiel Vieira – Keko, Márcio Garcia e Nanci Zanato e de representantes da sociedade civil organizada que aproveitaram a oportunidade para cobrar mais atenção.
O serviço de travessia é alvo de muitas reclamações por parte da população e a prefeitura vem buscando estreitar o relacionamento junto à diretoria da Dersa, a fim de firmar parcerias e garantir a qualidade do sistema, única via pública de acesso dos moradores de Ilhabela ao continente. “Sempre estivemos muito perto, cobrando manutenção das balsas, limpeza e outros serviços. É importante que a sociedade do município esteja representada nessa reunião porque as pessoas precisam saber sobre os projetos e o que está sendo feito para melhorar a travessia”, salientou Colucci.
Novos atracadouros
Entre os assuntos abordados estavam a reforma dos atracadouros nas duas cidades, aquisição de novas embarcações, implantação de lanchas para pedestres, que viabilizariam uma possível hidrovia de norte a sul, com a parceria da prefeitura e um novo estudo encomendado ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) sobre a possibilidade de navegação com ventos mais fortes do que os estabelecidos nas normas atuais. Segundo o diretor presidente, as regras vigentes foram baseadas em embarcações que comportavam até 36 veículos, porém atualmente a Dersa já opera com balsas mais modernas e com capacidade para até 100 carros. “O estudo é realizado de acordo com as normas internacionais e as balsas só serão liberadas para travessia em caso de ventos mais fortes se confirmadas as condições de segurança”, explicou Lourenço. Com essa medida, o serviço não ficaria tão vulnerável às condições climáticas.
A obra de reforma do atracadouro de Ilhabela deve ser licitada em 2012. O projeto vai prever gavetas de atracação para as balsas, o que garante mais estabilidade, além de mobilidade na hora do carregamento e descarregamento. “Temos um relacionamento muito bom com a prefeitura e buscaremos sempre atender os anseios da sociedade”, completou o diretor presidente.
Também estiveram presentes o presidente da Associação Comercial, Mário Sérgio Perrechil; o presidente da Associação de Hotéis, Edilson Moreto acompanhado da hoteleira e associada Maria Inês Ferreira; o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Leopoldo Pedalini; o presidente do Instituto Ilhabela Sustentável, Georges Grego; e o secretário Executivo da Amprogás, Luis Faria.
Reformas das balsas
A embarcação FB-25, com capacidade para 100 veículos passará por manutenção e sairá de funcionamento até novembro. A Valda atualmente também está em reforma. De 10 a 30 de setembro, a travessia será operada por quatro balsas, sendo FB-11, FB-18, FB-20 e FB-10, a última emprestada do Guarujá. No fim de setembro a Valda retorna para o serviço que será normalizado com cinco balsas. O Dersa recomenda que nesse período as pessoas não programem viagens no horário de pico, das 17h às 20h.
O Blog do Guilherme Araújo é um canal de jornalismo especializado em politicas publicas e sociais, negócios, turismo e empreendedorismo, educação, cultura. Guilherme Araújo, CEO jornalismo investigativo - (MTB nº 79157/SP), ativista politico, palestrante, consultor de negócios e politicas publicas, mediador de conflitos de médio e alto risco, membro titular da ABI - Associação Brasileira de Imprensa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário