GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

MP pede à Justiça interdição de abrigo de idosos em Belford Roxo

O Ministério Público estadual requereu ao Juízo da 1ª Vara de Família, da Infância, da Juventude e do Idoso de Belford Roxo a interdição temporária do abrigo Casa de Repouso Nosso Lar, instituição particular de atendimento e acolhimento de idosos. Também foi requerida a instauração de procedimento para apuração judicial de irregularidades na entidade, que vem funcionando de forma precária, em desrespeito ao Estatuto do Idoso. O requerimento foi feito pela Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência do Núcleo de Caxias.
Inspeção realizada em 31 de março pelo Promotor de Justiça Guilherme Macabu Semeghini constatou a falta de documentação do abrigo junto aos órgãos de regulamentação, além da precariedade das instalações físicas, em condições inadequadas de moradia, higiene, salubridade e segurança. Também foi constatada a falta de acompanhamento adequado por assistentes sociais, psicólogos, médicos, enfermeiros e nutricionistas. A inspeção foi realizada com o apoio da Equipe Técnica de Serviço Social e Psicologia do MP. No dia da vistoria no abrigo, havia 21 idosos institucionalizados.
Dentre os problemas identificados destacam-se infiltrações no imóvel; alojamentos com ambiente frio e camas em número insuficiente; pouco cuidado com as roupas (encontradas no chão da lavanderia); precariedade da alimentação servida (por exemplo, no freezer da instituição foi verificada grande quantidade de pés de galinha, pescoço, salsichas e rins); consultas médicas realizadas esporadicamente.
— O MP requereu à Justiça a interdição do abrigo e a imediata transferência dos idosos para outras instituições, de preferência dentro do próprio município. Também deverá ser feito um estudo social pela equipe técnica da Justiça, se possível com o acompanhamento da Vigilância Sanitária, para apurar as irregularidades — afirmou o Promotor.
Também foi requerido que a Justiça envie cópia do pedido para a Secretaria municipal de Assistência Social de Belford Roxo, a Vigilância Sanitária, o Conselho Estadual do Idoso e o Conselho Municipal do Idoso a fim de que sejam tomadas as devidas providências. A instituição fica na Rua Nápoles 225, Parque Colonial, Belford Roxo.

Nenhum comentário: