GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ações conjuntas visam conter avanço da dengue em Caraguá


As secretarias de Saúde, Serviços Públicos e Educação se uniram em ações para prevenir o aumento de casos de dengue em Caraguá. No próximo sábado (26/02/2011), a operação Bota Fora estará nos bairros Rio do Ouro e Perequê Mirim para recolher materiais inservíveis das residências.
As primeiras ações serão voltadas para os quatro bairros com maior probabilidade de proliferação do mosquito da dengue, que são: Tinga, Caputera, Perequê Mirim e Rio do Ouro, este representa 80% dos casos confirmados da doença em 2011. De janeiro até agora, Caraguá possui 197 casos notificados e 24 confirmados.
Para conter a disseminação do mosquito, as secretarias de Serviços Públicos e Saúde se unem na operação “Bota Fora”. Agentes comunitários de saúde das UBSs do Rio do Ouro e Perequê Mirim visitarão as casas dos dois bairros na sexta-feira (25) para orientar os moradores a descartar os materiais inservíveis. No sábado (26), os caminhões passam para recolher os objetos colocados nas calçadas.
Além da eliminação de possíveis focos, o Governo Municipal desenvolve ações para orientar e informar a população. Agentes do Centro de Controle de Zoonoses estiveram no último sábado (19) em todas as praias de Caraguá para distribuir panfletos com informações sobre os cuidados contra a dengue. Mais de mil pessoas receberam o material.
Cerca de 11 mil alunos do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino também vão ajudar no combate da dengue. As crianças levarão questionários para casa que, além de levantar dados sobre a doença, ajudarão as famílias a identificar possíveis focos. Os informativos também podem ser distribuídos aos vizinhos.
O diretor de Saúde Coletiva, Guilherme Garrido, alerta sobre a necessidade da população fazer sua parte. “Todas essas ações são muito importantes, porém também é necessário que cada um faça uma vistoria periódica em casa. Só assim conseguiremos minimizar este problema”.
Em 2010, Caraguá apresentou 4.855 casos notificados de dengue, sendo 3.606 confirmados, 580 negativos e um óbito.

Nenhum comentário: