GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Alimentação escolar de Caraguá é tema de palestra em Avaré


Projeto ‘Acertando os ponteiros’ será apresentado para 40 municípios













Caraguá se tornou uma referência na alimentação escolar, tanto que frequentemente recebe visita de outros municípios. Desta vez, a cidade foi convidada pela empresa Biolac – Nutrição com carinho, para o Ciclo de Palestras e Debates – Alimentação Escolar, que acontece dias 7 e 8 de abril, no município de Avaré.
O coordenador de alimentação escolar de Caraguá, Manoel Vicente da Silva, o Manu, vai ministrar palestra sobre o projeto ‘Acertando os ponteiros - Alimentação certa, na hora certa’. O evento receberá 40 cidades do estado de São Paulo. Além da apresentação de Caraguá, também constam na programação as palestras ‘Agricultura familiar’, ‘Produto soja’ e outra motivacional.
Manu explica que a alteração no horário de alimentação dos alunos é algo discutido em muitos encontros entre municípios e que todos expressam a vontade que têm em coordenar esses horários com as atividades da escola e a rotina que as crianças teriam em casa. “Fico orgulhoso de ver a alimentação escolar como referência para outras cidades. Participei da elaboração do projeto e estou satisfeito em ver que está se expandindo para outras cidades”, disse Manu.
Os municípios de Cubatão e Natividade da Serra entraram em contato, recentemente, com a secretaria de Educação de Caraguá com o objetivo de conhecer o projeto e as ações do setor de Alimentação Escolar. Outras cidades também já visitaram Caraguá para troca de experiências.
Conheça o projeto
O projeto ‘Acertando os ponteiros – Alimentação certa, na hora certa’ entrou em vigor a partir de 1º de março de 2010. O objetivo é adequar o almoço e o jantar dos alunos ao horário comum em suas residências, a partir das 11h e das 17h, respectivamente.
O que comumente acontece nas escolas, e também acontecia em Caraguá, é um horário chamado ‘recreio’, praticado às 9h30 e às 15h, que era um período comum para a alimentação e as brincadeiras das crianças. Desta forma, os alunos comiam correndo para ter mais tempo para brincar, além de não conseguirem almoçar às 9h30 da manhã, por exemplo. Na proposta do projeto, há um horário específico de almoço e jantar e outro destinado ao lazer.

Nenhum comentário: