GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Comissão da saúde ouve munícipe que flagrou médicos dormindo no UPA

A Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) da saúde ouviu o depoimento da munícipe Edilene Silva Leopoldino de Melo, uma das pessoas que flagraram três médicos dormindo durante o horário de plantão no UPA – Unidade de Pronto Atendimento – em Caraguatatuba, no último dia 02.
Edilene, que é manicure e cabeleireira, respondeu aos questionamentos feitos pelos vereadores que compõem a comissão, Aurimar Mansano (presidente), Agostinho Lobo de Oliveira (relator) e Petronilio Castilho dos Santos – Loro Castilho (membro).
Sofrendo com uma crise de pneumonia, a munícipe contou que chegou ao UPA por volta das 23h e que o local contava com cerca de 30 pessoas esperando para ser atendida.
Após aproximadamente duas horas, conseguiu passar por uma triagem para saber a gravidade do caso. De acordo com Edilene, as atendentes diziam que os médicos de plantão estavam atendendo casos de emergência.
Os pacientes começaram a ficar ainda mais irritados quando pouco antes da 1h chegou um motoboy entregando pizza. O pedido foi levado para o fundo da unidade de pronto atendimento. Após isso, nem as atendentes ficavam no local, aparecendo uma a cada cinco minutos.
“Durante mais ou menos duas horas e meia, não foi feito nenhum outro atendimento aos pacientes”, relata Edilene, que junto com outras pessoas foram atrás de funcionários para entender o motivo da demora. Segundo ela, as atendentes diziam que não podiam fazer nada, pois os médicos estavam em casos de emergência.
Nervosa, a munícipe, junto com o frentista Cristian Romão, também munícipe que se encontrava para atendimento no UPA, começou a bater em todas as portas a procura de médicos. Em uma delas continha uma placa com os dizeres: Descanso Feminino. Lá, segundo o relato, havia três médicos dormindo.
Indignada, Edilene questionou se não iriam atender mais. De acordo com ela, um deles respondia apenas para ela fechar a porta e que já estava indo.
“Após isso, já por volta das 4h, o atendimento se normalizou, com todos os pacientes sendo atendidos com muita rapidez”, contou a cabeleireira, que confirmou que os médicos que a atenderam eram os mesmos que estavam na sala de descanso, dormindo.
Edilene, que saiu do UPA apenas às 6h, diz que confia e espera resultados do trabalho da CAR da Saúde. “Espero que com o trabalho da comissão, a área da saúde possa melhorar. Confio no trabalho que essa comissão vem fazendo e que seja feito o melhor para essa população”.
“Minha intenção não é prejudicar ninguém, mas que a população também não saia prejudicada”, falou a munícipe, sempre tranquila enquanto dava a declaração para os vereadores.
Aurimar Mansano disse que o trabalho da Comissão de Saúde é fundamental para conseguir as melhorias necessárias e que com a ajuda da população, os resultados poderão ser mais eficazes.
“É muito Importante à participação dos munícipes para que junto com as autoridades e imprensa, sempre participando, termos um resultado melhor e satisfatório para todos”, finalizou o presidente da CAR da saúde.

Nenhum comentário: