GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Brasileiros criam cooler que esfria cerveja em 2 minutos

Brasileiros criam cooler que esfria cerveja em 2 minutos

Dois brasileiros revolucionaram o método de gelar cerveja e criaram o Super Cooler, um dispositivo que consegue resfriar latinhas e garrafas de bebida em dois minutos.
O aparelho lembra uma furadeira e usa teorias da termodinâmica: basta encaixar a lata no Super Cooler, em contato com o gelo, e girá-la, forçando a troca de calor com o ambiente. Como ele é a prova d’água, o ideal é que o recipiente esteja submerso no meio do gelo, mas só o contato já faz o serviço.
Como funciona?
O que normalmente se faz pra gelar uma bebida é deixá-la no freezer ou outro ambiente que seja mais frio que a temperatura desejada ou próxima dela. Esse tipo de processo é lento, pois depende exclusivamente do tipo de material e da diferença entre a temperatura do ambiente e a desejada.
Com o dispositivo, temos uma lata girando numa velocidade adequada para uma boa mistura do líquido. Dessa forma forçamos a temperatura do conteúdo a se homogenizar, desde o centro do líquido até as paredes do recipiente. Essa mistura nos dá um ganho de velocidade no resfriamento de bebidas, principalmente enlatados.
Mas não se preocupe o movimento não faz a bebida ficar com espuma, pois a lata não é agitada, somente girada.
O Super Cooler encontra-se em campanha de crowdfunding no Catarse e já conta, até o momento da publicação desta matéria, com 38 apoiadores, com cerca de R$ 3,2 mil doados. A previsão é de que o dispositivo seja comercializado por R$ 119.

Nenhum comentário: