GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ilhabela organiza para domingo uma caminhada pelas vítimas das drogas

 O arquipélago de Ilhabela será palco, neste domingo, da “1ª Caminhada por uma Sociedade mais Saudável”. A concentração será às 10h, na Praça Alan Kardec, na Barra Velha. O manifesto é promovido pelo Conselho Municipal sobre Drogas (Comad), com a realização da Prefeitura de Ilhabela e apoio da sociedade civil organizada. Às 10h30 haverá um ato cívico na praça e, na sequência, a caminhada até a praia do Perequê. Domingo, 26 de junho, é o Dia Internacional de Combate às Drogas.
A primeira conferência sobre o assunto foi convocada pela ONU em fevereiro de 1990, firmando de 1991 a 2000 como anos internacionais de combate às drogas. Em 1997 a ONU criou o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime com o objetivo de prestar cooperação técnica aos países-membros para reduzir os problemas na área de saúde (como o HIV) e social (como a violência) que tenham relação direta ou indireta com drogas ilícitas e o crime. A cada ano, no mês de junho, o escritório prepara uma campanha internacional de prevenção a drogas, visando contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos países ao promover justiça, segurança, saúde e direitos humanos.
As drogas já se tornaram um mal social em todo mundo. Em Ilhabela, o Comad é presidido por Carlos Edgard Kugelmas. O conselho foi estabelecido por lei do então vereador Luiz Lobo em 2003, mas só foi efetivamente estruturado em 2010.
No Brasil, os dados são particularmente alarmantes. De acordo com o mais recente estudo apresentado pela ONU, a proporção da população brasileira que consome cocaína cresceu de 0,4%, em 2001, para 0,7%, em 2005. Em 2001, 1% dos brasileiros entre 15 e 65 anos consumia a droga. O índice subiu para 2,6% em 2005. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o mundo tem pelo menos 200 milhões de consumidores de drogas, dos quais 40 milhões são dependentes.
A “1ª Caminhada por uma Sociedade mais Saudável” tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre o problema do consumo de drogas ilegais e legais usadas indevidamente, buscando conscientizar a todos, indistintamente, sobre os seus malefícios para o indivíduo e para a família e suas terríveis conseqüências para a própria sociedade; por meio da mobilização da sociedade civil e o poder público em torno da questão.
Segundo o Comad, por sua condição geográfica, de ser uma ilha, a situação em Ilhabela pode tornar-se ainda mais grave; no entanto, pelo mesmo motivo é possível, através de estratégias inteligentes, reduzir a demanda e conter a expansão de atos criminosos.
“É do conhecimento de todos que 80% das ocorrências policiais de Ilhabela estão relacionadas às drogas. A utilização de crack por crianças é uma triste realidade em nosso município e o oxi, uma droga ainda pior que o crack, já chegou. Não é mais aceitável que fiquemos de braços cruzados, incomodados e apreensivos com a situação, esperando que o Poder Público ou alguém façam alguma coisa para deter esta situação”, diz o Comad.
Ações diretas e indiretas têm sido adotadas no município abordando essa temática, como a ampliação de projetos sociais voltados aos jovens, entre eles, as escolinhas esportivas e oficinas culturais; a municipalização do ensino e a estruturação das escolas; a ampliação do sistema de monitoramento de nove para 22 câmeras, o investimento em iluminação pública, entre outras.
O evento tem apoio da Câmara Municipal, da Vara Distrital de Ilhabela, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Conselho de Segurança (Conseg) e dos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Saúde, de Educação e de Assistência Social. Além desses, um total de 42 entidades como associações de classe, sociedade amigos de bairro e ONGs estão envolvidas neste manifesto.
Serviço:
Data: 26 de junho
Horário da saída: 10h
Local: Praça Alan Kardec, na Av. Princesa Isabel, próximo a rotatória da balsa, em Ilhabela Mais informações: (12) 9767-8658/9736-4564/9166-2857

Nenhum comentário: