GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Atendendo pedido de mais de 20 anos, prefeitura constrói passarela pênsil na cachoeira da trilha do Bonete

A Prefeitura de Ilhabela iniciou há cerca de um mês a construção de uma passarela sobre a Cachoeira da Laje, na trilha de acesso à praia do Bonete, onde vivem cerca de 250 pessoas na comunidade tradicional caiçara. Esta obra atende uma reivindicação de mais de 20 anos dos moradores e o que determina o Plano Diretor do Município (Lei 421/2006), o qual prevê a “garantia de acesso aos moradores da comunidade do Bonete”.
O trabalho é realizado por empreiteira contratada pela Prefeitura e tem investimento de R$ 69 mil. A passarela será pênsil, ligada por cabos de aço em dois esteios. Terá cerca de 1,20 metro de largura, ou seja, não permite a passagem de veículos. Paralelamente, a Secretaria de Obras realizou a manutenção da trilha, que também não possibilita a passagem de carros. A obra resolverá um problema antigo, isto porque, nos dias de mau tempo, a comunidade acabava ficando isolada, já que não era possível acesso por terra ou pelo mar. Além da passarela sobre a Cachoeira da Laje, a Prefeitura ainda construirá outras duas. “Esta é uma obra que há muitos anos era esperada pelos moradores, que ficavam isolados nos dias de mar bravo e chuva intensa”, lembra o prefeito Toninho Colucci.
Na tarde de ontem, ele participou da reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente, que no ano passado aprovou a construção das passarelas. Colucci destacou o atendimento de antiga reivindicação da comunidade e a garantia do acesso para turistas e moradores. Ele convidou os conselheiros para uma visita ao local na próxima quinta-feira, às 9h. Além dos conselheiros, o encontro teve a presença dos secretários de Meio Ambiente e Turismo, Harry Finger e Djane Vitoriano de Jesus, respectivamente.
Há cerca de 15 dias, com o tempo ruim, um morador de 93 anos passou mal no Bonete e o resgate teve de ser feito por terra. “Foi uma dificuldade para passar com maca na cachoeira”, cita o chefe da Defesa Civil, Valter Faustino. Ele lembra de outra ocorrência registrada no ano passado. “Uma outra vez resgatamos um garoto utilizando cabos, pois a cachoeira estava bem cheia e dificultava a passagem”, relembrou Faustino.
Também no ano passado, dois irmãos voltavam do Bonete, quando um caiu na cachoeira que estava bem cheia na ocasião. O jovem quebrou o braço e foi resgatado próximo ao mar. “Essa passarela vai ajudar muito no acesso à praia do Bonete, beneficiando toda a comunidade e os turistas”, declara o chefe da Defesa Civil.

Outras melhorias

Recentemente, a comunidade do Bonete recebeu a ampliação da Escola Municipal “Honório dos Santos”, que passou de duas para quatro salas de aula. A obra nº 101 resultou ainda na troca de todo o telhado, novos banheiros e pintura. O investimento foi de R$ 104,5 mil. As antigas telhas de amianto foram substituídas por telhas de barro, além da instalação de manta térmica e aumento do “pé direito”, o que diminuiu o calor no interior das salas. “Hoje, os investimentos da Prefeitura chegam ao interior dos bairros e em todas as regiões da cidade, inclusive nas comunidades tradicionais”, enfatizou Colucci. No Bonete, a Prefeitura levou ainda o Sistema de Tratamento de Água.

Nenhum comentário: