GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

15/6/2011 10:33 Área em trecho da antiga Rio/Santos vira depósito de entulho e gera reclamação de moradores

 Moradores do Jardim Jaqueira, em Caraguatatuba, estão incomodados com o excesso de lixo e entulho que tem sido jogado numa área localizada no bairro, em trecho onde antigamente passava a Rodovia Rio/Santos. A quantidade de lixo depositada no local tem causado mau cheiro atraído animais peçonhentos, assim como outros nocivos à saúde, como os ratos. O problema, segundo os moradores, já acontece há algum tempo e, piorou bastante nos últimos meses.
Conforme relato de uma moradora, caminhões chegam durante a noite para descarregar o lixo no local e não há qualquer controle por parte da prefeitura, que seria responsável pela área. “É muito comum caminhões encostarem aí e jogarem todo o lixo e simplesmente saírem. Ninguém faz nada. Muitas vezes isso acontece a noite, o que é facilitado por não ter iluminação pública nessa rua”, explicou.
Para outra moradora, Eliete Maria dos Santos, a situação é difícil, porque os moradores não têm a quem recorrer. “Não sabemos de quem é ao certo a área, mas não está certo jogarem esses entulhos aí de qualquer jeito. Se querem fazer um aterro, que seja um aterro decente”, completou.
A moradora diz que são jogados os mais variados tipos de entulho e lixo. Ela conta que constantemente vê carros particulares pararem para jogar podas de árvores, lixos. Também há, segundo ela, caminhões de empresas particulares que vão até o local descartar lixos, móveis velhos e entulho. Se não bastasse jogarem o lixo, ainda tem gente que vai até o local para atear fogo em tudo isso, que acaba espalhando fumaça e cinzas por todas as casas da região.
Muitas vezes o fogo ainda se espalha pela vegetação e gera queimadas que não só destroem a natureza, mas também toda a cadeia alimentar da região, por conta de espécies que vivem nos arredores. “Tem dia que fica queimando pneus a noite inteira aqui e a fumaça vai toda para as casas. É sempre um problema”, relembrou.
Outros moradores também disseram que as podas de árvores da prefeitura são jogadas no local. Maria Luiza, que também mora no bairro, afirmou que muitos moradores estão desenvolvendo problemas respiratórios por conta do fogo constante que acendem no lixo jogado no terreno. “Colocam fogo dia e noite aí e com isso a fumaça vem para nossas casas e ataca rinite, sinusite e por aí vai. É preciso que prefeito faça alguma coisa, porque nossa saúde está em jogo. Nem roupas podemos mais lavar direito, porque a fumaça suja tudo”, completou.
Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Caraguatatuba informou que adotará providências quanto ao problema e cercará a área de modo que os caminhões não depositem mais o lixo em local indevido. Segundo a administração municipal, além de restringir o acesso ao local, também será feita a retirada do lixo depositado indevidamente.

Nenhum comentário: