Cerca de 40 crianças da creche da Barra Velha, que foi municipalizada este ano, tiveram uma experiência nova na última segunda-feira. O grupo conheceu o Parque das Cachoeiras, onde foram apresentadas fotos da fauna da cidade, e o Viveiro Municipal, com uma aula prática de cultivo de mudas. “As crianças adoram este tipo de atividade. É importante este convívio com o meio ambiente desde pequeno. Foi um dia muito gostoso para nós e para elas”, disse a coordenadora de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, Anne Santana.
Com a municipalização de todas as creches da cidade no início do ano, a Prefeitura de Ilhabela iniciou um projeto piloto de abertura aos finais de semana. A primeira unidade a abrir aos sábados e domingos é esta da Barra Velha.
Pela municipalização, a antiga creche da Barra Velha agora é denominada Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Maria Therezinha Ferreira. “Ampliamos o campo de atuação e além do atendimento de creche, as crianças que vão crescendo já vão sendo integradas ao sistema pedagógico da rede municipal”, salientou a secretária de Educação. Isto é, a creche é hoje a chamada sala de convivência (1 a 2 anos); o minimaternal (2 a 3 anos e 3 a 4 anos); Fase I (4 a 5 anos) e Fase II (5 a 6 anos).
Além da unidade da Barra Velha, a Prefeitura passou a administrar em fevereiro as creches do Reino, Itaquanduba, Portinho e Vila. Até então, todas eram de responsabilidade da Associação Creche de Ilhabela, entidade conveniada com a Prefeitura.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), ressalta que os investimentos hoje vão da criança ao idoso. “Creche é responsabilidade da Prefeitura. Assim como o ensino de 6º ao 9º ano, no qual a municipalização foi um sucesso e hoje a Prefeitura acompanha de perto todas as ações desenvolvidas, o mesmo ocorre com as creches. Entre as principais mudanças, já conseguimos abrir a creche aos finais de semana”.
O Blog do Guilherme Araújo é um canal de jornalismo especializado em politicas publicas e sociais, negócios, turismo e empreendedorismo, educação, cultura. Guilherme Araújo, CEO jornalismo investigativo - (MTB nº 79157/SP), ativista politico, palestrante, consultor de negócios e politicas publicas, mediador de conflitos de médio e alto risco, membro titular da ABI - Associação Brasileira de Imprensa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário