GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Projeto Guri tem inscrições abertas para cursos gratuitos de música em todo o Estado

ão vagas para 46 polos na Capital e região metropolitana e para 300 polos no interior e litoral
Estão abertas as inscrições para novos alunos nos cursos de música do Projeto Guri em todo o Estado. São 13 mil vagas na Capital e região metropolitana, distribuídas em 46 polos. Os demais polos do interior e litoral terão mais 22 mil vagas em 20 cursos e as inscrições devem ser feitas de 3 de fevereiro a 7 de março.
As matrículas da Capital devem ser feitas até o dia 7 de fevereiro para os cursos dos seguintes instrumentos: canto, violão, cavaquinho, bandolim, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, percussão, piano e guitarra.
Todos os cursos são gratuitos destinados a crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos que estejam matriculados em uma instituição de ensino, pública ou particular.

Para fazer a matrícula, é preciso ir diretamente ao polo em que deseja estudar, acompanhado pelos pais ou responsáveis, levando RG (ou certidão de nascimento) comprovante de residência e de matrícula escolar.
São duas categorias de curso, uma indicada para crianças de 6 a 9 anos e outra para crianças e adolescentes de 10 a 18 anos para o estudo de instrumentos específicos, teoria musical, canto coral e prática de conjunto.
Confira as datas e locais de matrícula:
Capital
Matrículas de 27/1 a 7/2
Sede: Largo General Osório, 147 - Luz - São Paulo - SP
Fone: (11) 3585-9888
www.gurisantamarcelina.org.br
Interior e litoral
Matrículas de 3/2 a 7/3
Sede: Avenida Francisco Matarazzo, 682 - Água Branca - São Paulo - SP
Fone: (11) 3874 - 3355
www.projetoguri.org.br

Memorial da América Latina abre exposição de pintor espanhol Mostra inaugura as comemorações de 25 anos da fundação do local

No sábado, 8, o Memorial da América Latina inaugura a mostra Ciria Windows, na Galeria Marta Traba. A exposição é um recorte da obra do pintor espanhol José Manuel Cria. A mostra é uma parceria da Fundação Memorial da América Latina com o Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM), da Espanha, e tem curadoria do espanhol Gabriel Serrano. 
A exposição privilegia uma face mais figurativa da obra de Cria. São pinturas de grande formato em espaços pequenos com colagens fotográficas. A mostra inaugura o calendário deste ano da Galeria MartaTraba e também abre as comemorações dos 25 anos do Memorial, que serão completados em março.
SERVIÇO
Mostra Internacional Ciria Windows 
Galeria Marta Traba - Memorial da América Latina (Metrô Barra Funda)
Abertura: 8 de fevereiro, às 11h
Período: 9 de fevereiro a 8 de março
De terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada Gratuita
Acesso pelos portões 1, 2 e 5
Estacionamento (Portão 4): 5 R$/6h. Após, 2 reais/hora
www.memorial.org.br

Governo do Estado disponibiliza 401 vagas para pessoas com deficiência Oportunidades foram obtidas por meio do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência, da Secretaria do Emprego

Pessoas com deficiência têm acesso a oportunidades de trabalho exclusivas no Padef (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), do Governo do Estado. Nesta semana, a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho disponibiliza 401 oportunidades.
"Queremos neste ano superar a marca de 2013, quando inserimos 832 pessoas no mercado de trabalho", afirma a coordenadora do Padef, Marinalva Cruz.
Para ter acesso às vagas, é necessário se cadastrar no site do programa Emprega São Paulo, a agência de empregos do Governo paulista. Também é possível fazer o cadastro pessoalmente, em um PAT, em um posto do Poupatempo ou na sede do Padef (Rua Boa Vista, 170 - 1º Andar - Bloco 4 - Centro - São Paulo), onde o horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Os candidatos com deficiência devem apresentar, além de RG, CPF, Carteira de Trabalho e PIS (se possuir), laudo médico com CID (Código Internacional de Doenças) e audiometria (no caso de deficiência auditiva).

SP lança novo RG digitalizado, mais seguro e barato

Modelo dificulta ação de falsificadores e custará R$ 9,69

O novo modelo é digitalizado e terá o custo mais acessível para a população

Um modelo mais barato, digitalizado e com mais dispositivos de segurança. Este é o novo RG lançado em São Paulo pelo governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira, 6. Além destas vantagens, o documento fica pronto mais rápido. A primeira via do RG continua sendo gratuita. A partir da segunda via, o custo será de R$ 9,69. Em ambos os casos, o cidadão não precisa mais arcar com a foto.

O novo RG terá o QR Code que armazenará eletronicamente informações como nome, data de nascimento e fotografia
"É um grande passo no sentido de facilitar a vida do cidadão, que vai ganhar tempo. De outro lado, reduz custos", afirmou o governador. Outro aspecto são os novos itens de segurança. O QR Code (impresso no verso do RG) armazenará eletronicamente informações como nome, data de nascimento e fotografia. O código será lido por um aplicativo de uso exclusivo da polícia.
Todos os RGs já são emitidos no novo formato, com papel especial, película protetora e borda diferenciada. Além disto, o número do RG aparece em vermelho e negrito, para facilitar a visualização. A foto e a impressão digital também estão mais nítidas.
O novo sistema de digitalização da foto e das impressões digitais está sendo implantado na Central do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton), em 10 postos do interior e em parte do Poupatempo Luz, na capital. Até março, outras regiões receberão mais 200 kits de coleta digitalizada.
Nas próximas semanas, cada Seccional e 15 postos da Grande São Paulo também receberão os kits. A expectativa é que até o fim de 2014 o novo sistema esteja implantado em todos os postos do Estado.
Coleta de digitais
Com o novo RG, o IIRGD terá um novo sistema de coleta de impressões digitais. Todas as impressões digitais de novos RGs emitidos (são 400 mil por mês) serão armazenadas digitalmente. "O criminoso, quando vai cometer um crime, apoia em algum lugar, algum vestígio de impressão digital ele deixa. E com esse banco de dados, você vai poder esclarecer o crime", disse Alckmin.
O banco ainda será alimentado por cadastro do Detran. Em dois anos, a estimativa é de que as impressões digitais de 20 milhões de pessoas estejam cadastradas.
Como tirar RG
Para tirar a carteira de identidade, o cidadão precisa se dirigir aos postos do Poupatempo, à sede e aos demais postos do IIRGD. A primeira via é gratuita. A partir da segunda, custa R$ 30,21, até o novo sistema. É necessário levar Certidão de Nascimento ou Casamento, além de foto 3x4 recente, no caso dos postos que ainda não têm o sistema eletrônico.
O antigo modelo de RG continua valendo.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Carros da Ford produzidos no Brasil terão sistema para controlar apps por voz Até o final do ano, o sistema AppLink começará a ser oferecido nos veículos da marca que já possuem a tecnologia SYNC

Carros da Ford produzidos no Brasil terão sistema para controlar apps por voz

Durante a Campus Party, maior evento de tecnologia do Brasil, a Ford anunciou que vai introduzir em seus veículos produzidos no Brasil em 2014 o SYNC AppLink, sistema que permite ao usuário utilizar aplicativos nos veículos a partir de comandos por voz.
Segundo o vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul, Rogelio Goldfarb, até o final do ano, o sistema começará a ser oferecido nos veículos da marca que já possuem o SYNC, tecnologia pela qual o motorista pode controlar diversos itens no carro por comando de voz, como ar condicionado, fazer ligações no smartphone, mudar música, entre outros. Hoje, o equipamento hoje está presente em mais de 10 milhões de veículos no mundo, incluindo os modelos New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport e Edge no Brasil.
Depois do lançamento nos Estados Unidos, o AppLink está sendo introduzido no Brasil e em outros mercados da América do Sul e da Europa. O sistema foi implantado com foco em segurança, já que podem ser controlados por voz, e é compatível com o iPhone 3GS ao iPhone 5. Além destes, também conecta-se ao Android OS 2.1 ou mais atual e o BlackBerry OS 5.0 ou mais atual.
"Os automóveis são hoje plataformas de tecnologia móvel. As pessoas passam cada vez mais tempo em seus carros, que estão cada vez mais tecnológicos, e esperam deles muito mais que desempenho e eficiência", disse Doug VanDagens, diretor global de Serviços de Conectividade da Ford, também presente no anúncio e um dos palestrantes da Campus Party 2014. "Continuamos trabalhando para entregar a conectividade que o consumidor quer, mas de forma que ele possa fazer isso com segurança."     

Ford apresenta versão sedã de novo Ka Com design mais esportivo, Ka Concept 4-Portas chegará ao mercado para conquistar segmento de compactos no País

Ford apresenta versão sedã de novo Ka

A Ford apresentou na última segunda-feira, em São Paulo, a versão sedã do Ka Concept, apresentado em dezembro no País. A nova aposta no segmento de compactos da Ford foi revelado em um evento simultâneo com a Índia e deve chegar às concessionárias ainda neste ano.
Assim como o EcoSport e a versão Hatch, o Ka Concept 4-Portas é um projeto global desenvolvido sob liderança do Brasil. "O Ka Concept 4-Portas é mais um exemplo da capacidade do design e da engenharia brasileira e resultado dos grandes investimentos que temos feito no País para montar uma estrutura robusta de desenvolvimento do produto e manufatura", disse o presidente da Ford América do Sul, Steven Armstrong.
Segundo o presidente, o lançamento, juntamente com a versão Hatch, faz parte da estratégia da montadora para atender à demanda do segmento de compactos no País, que representa 60% da indústria e também é o que reúne o maior número de competidores.
Os conceitos apresentados no Brasil e na Índia têm algumas diferenças. O modelo indiano é um pouco mais curto, dentro da estratégia da marca de atender as preferências dos consumidores de cada mercado com o projeto global.
O Ka Concept sedã apresentou um design mais esportivo, com formas aperfeiçoadas por testes de túnel de vendo para aprimorar a aerodinâmica, reduzir o ruído do vendo e oferecer uma rodagem mais silenciosa. Ele apresenta um capô de aparência robusta - uma das marcas da Ford - e faróis alongados com formas parabólicas internas. Na traseira, o para-bisa é inclinado para compor um perfil mais “ágil” e elegante.
Na cabine, o Ka Concept 4-Portas tem portas-objeto e avanços tecnológicos, como o MyFord Dock, para usar, guardar e recarregar aparelhos como celular, tocadores de MP3 e navegadores GPS, integrados com o sistema de conectividade do veículo.
"Os consumidores querem cada vez mais dos seus carros, mesmo quando se trata da primeira compra", explica Steven Armstrong. "Eles exigem economia de combustível, baixo custo de propriedade, interior espaçoso. O Ka Concept 4-Portas oferece isso e muito mais, com design moderno, segurança e recursos inteligentes que ajudam a transformar a experiência de dirigir."

Pedidos de falência recuaram 21% em janeiro As falências decretadas também diminuíram 14,1% no primeiro mês do ano

Pedidos de falência recuaram 21% em janeiro

Os pedidos de falência recuaram 21% em janeiro, na comparação com dezembro do ano passado. Na comparação com janeiro de 2013, os pedidos de falência recuram 17,5%. Os dados fazem parte de um levantamento da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, divulgado nesta terça-feira (4).
 As falências decretadas diminuíram 14,1% em janeiro, na comparação mensal, enquanto no confronto anual houve aumento de 27,1%.
Em relação aos pedidos de recuperação judicial, os dados indicam que houve expansão de 2,1% em relação a janeiro de 2013. Já as recuperações judiciais deferidas recuaram 50,6%.
A Boa Vista explica que algumas expectativas favoráveis da economia, como o mercado de trabalho aquecido e a queda da inadimplência de empresas e de consumidores podem contribuir para que os pedidos de falência continuem em queda no início de 2014. "Assim como as recuperações judiciais requeridas e deferidas também podem manter a tendência de desaceleração. As falências decretadas também tendem a iniciar trajetória de queda, em decorrência do recuo dos pedidos de falências em 2013.”

Apagão afeta municípios de SP, RJ, RS e PR Em nota, o ONS informou que a causa do apagão nas regiões se deve a uma "perturbação" no Sistema Interligado Nacional

Apagão afeta municípios de SP, RJ, RS e PR

Uma falha no sistema elétrico interrompeu parte da transmissão de energia entre o Norte e o Sudeste do País na tarde desta terça-feira (4), causando falhas no abastecimento em cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, entre outros. Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema), o problema já foi corrigido.
Em nota divulgada à imprensa, o ONS informou que a causa do apagão nas regiões se deve a uma “perturbação” no Sistema Interligado Nacional, que causou a abertura da interligação em 500 kV entre as regiões, interrompendo o fluxo de 5 mil MW.
“Para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema”, disse, acrescentando que já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas.
São Paulo
Segundo a AES Eletropaulo, a falha afetou o fornecimento de energia às 14h03 nos municípios de Cotia, Vargem Grande Paulista, Embu e Diadema da área de concessão da distribuidora. Os bairros da capital paulista também foram impactados, como o Capão Redondo, Pedreira, Cidade Ademar, Mooca, São Mateus, Vila Prudente, Itaquera, Vila Mariana, Guaianases e Vila Matilde.
A interligação foi normalizada às 14h58, de acordo com a AES Eletropaulo.

Março é o mês mais barato para comprar passagens aéreas; veja dicas para economizar Garantir passagens com cinco meses de antecedência permite uma economia média de 5%

Março é o mês mais barato para comprar passagens aéreas; veja dicas para economizar

Se você planeja suas férias, mas precisa economizar, o ideal é escolher o mês de março para viajar, comprando, de preferência, passagens com até 22 semanas de antecedência.
Um estudo do buscador de viagens Skyscanner mostrou que março é o mês mais barato do ano para comprar passagens aéreas, com quase 15% de desconto, em relação ao preço médio nos demais meses. Além disso, garantir passagens com cinco meses de antecedência permite uma economia média de 5% na comparação com os valores médios dos bilhetes.
Mas esses valores podem se tornar ainda mais atrativos dependendo do destino. "Nossa análise indicou que para garantir as passagens mais baratas para os Estados Unidos o melhor é marcar os voos até 6 semanas antes da partida, o que pode garantir uma economia de 28%”, diz Diretor de B2B do Skyscanner, Filip Filipov.
Já para quem planeja viajar ao Reino Unido, Filipov diz que o ideal é comprar as passagens com até 17 semanas de antecedência, o que pode gerar uma economia de 26%. Já para Espanha o mais adequado é marcar os voos com até 16 semanas de antecipação, enquanto para Itália o melhor é comprar até 10 semanas antes e para Portugal, 19 semanas.
Dicas
Se você quer pagar pouco em sua próxima viagem, o Skyscanner relacionou mais dicas para garantir os melhores preços das passagens aéreas:
1. Atenção ao marcar os voos
Para assegurar as tarifas mais baratas não basta apenas estar atento em quando comprar, mas também evitando, por exemplo, as altas temporadas e finais de semana, além de optar por voos com escalas ou para aeroportos próximos e escolher companhias aéreas diferentes para os voos de ida e volta.
2. Compare
Usar um site de comparação de preços ou em sites de descontos permite avaliar uma grande quantidade de companhias aéreas e agências de viagem, trazendo opções para garantir a melhor compra.
3. Acompanhe os preços
O estudo do Skyscanner confirma que uma das melhores formas de encontrar uma passagem aérea em promoção é acompanhar as variações das tarifas. O mais indicado é fazer este acompanhamento nos meses anteriores da partida e comprar quando achar que o bilhete está no preço desejado.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Depois de vender a Motorola, Google deve desistir da linha Nexus Empresa irá lançar mais dois ou três produtos com a marca Nexus este ano

Depois de vender a Motorola, Google deve desistir da linha Nexus

Na semana passada, o Google optou por vender a Motorola para a Lenovo por US$ 2,91 bilhões. Agora, rumores indicam que a companhia pretende eliminar gradualmente a linha de smartphones Nexus para introduzir novos produtos do Google Play Edition.
De acordo com o site CNet, a empresa irá lançar mais dois ou três produtos com a marca Nexus este ano, mas irá descontinuar a linha em 2015. Por um lado, os rumores fazem certo sentido, pois o Google Play Edition está disponível em diversos dispositivos, como no Moto G, da Motorola, no Samsung Galaxy S4 e no HTC One.
Por outro lado, é difícil imaginar que o Google vai querer se afastar de uma marca que passou cinco anos em desenvolvimento. Além disso, os aparelhos mais sofisticados da linha Nexus são mais baratos do que os smartphones Google Play Edition.

Veja como se proteger da propaganda enganosa Consumidor pode pedir o dinheiro de volta

A publicidade tem a função de chamar a atenção dos consumidores para que eles comprem os produtos anunciados. No entanto, é preciso tomar cuidado, pois alguns anúncios podem conter informações falsas que façam o comprador a levar “gato por lebre”.
De acordo com a Proteste – Associação de Consumidores, é direito do consumidor ter acesso a informações adequadas, claras e precisas sobre o item que ele pretende comprar. Logo, a mensagem transmitida pelo anúncio precisa ser fiel às características daquilo que é ofertado.
Tipos de propagandas
Entre as publicidades que levam o comprador a cometer um erro por não ter acesso a todos os dados necessários, é preciso ficar atento a publicidade enganosa, abusiva e clandestina. A primeira é aquela que não reflete a verdade, ou que omite informações.
Já a publicidade abusiva é aquela que explora o medo, superstição ou induz o consumidor a se comportar de forma a prejudicar sua saúde ou segurança. Também se enquadram nessa definição as propagandas discriminatórias, que desrespeitam valores ambientais e que se aproveita da inocência infantil.
Além disso, o Código de Defesa do Consumidor determina que a publicidade deve ser veiculada de modo que as pessoas a identifiquem de maneira fácil e imediata. Caso contrário, a propaganda é considerada clandestina.
Direitos
Veja o que fazer para evitar cair nas armadilhas da publicidade e como escapar delas:
Fique atento
Antes de comprar um produto ou contratar um serviço, leia atentamente o anúncio e lembre-se que informações e condições importantes costumam ser colocados no rodapé da página, ou vídeo, em letras minúsculas.
Esgotado
Se, ao chegar à loja, o produto anunciado estiver esgotado, o consumidor pode exigir uma comprovação de que todas as unidades foram vendidas. Caso o lojista, ou o gerente, se recuse a fazer isso, o caso pode ser configurado como propaganda enganosa.
Ilusão
Para conquistar o consumidor, muitas empresas utilizam imagens fantasiosas, porém é preciso ter bom senso de que, por exemplo, nenhuma bebida é capaz de dar asas à pessoa que a consome.
Opções
Ao passar por um caso de propaganda enganosa, o consumidor tem o direito de exigir que o fornecedor cumpra a oferta de acordo com a informação divulgada por meio da propaganda. No entanto, também é possível concordar em aceitar um produto ou serviço semelhante àquele obtido anteriormente, ou então rescindir o contrato e receber uma restituição monetariamente atualizada do montante pago e uma quantia relacionada a perdas e danos.
Justiça
O comprador que se sentir lesado deve procurar os órgão de defesa do consumidor e o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).

Veja como se proteger da propaganda enganosa

Veja as 30 empresas mais reclamadas em 2013 Segundo o Procon, as instituições financeiras registraram queda no número de queixas

EmpresaTotal de reclamaçõesQueixas solucionadasQueixas não solucionadas
Fonte: Procon-SP
Grupo Vivo/Telefônica11.89493,33%6,67%
Grupo Itaú Unibanco7.19983,44%16,56%
Grupo Claro6.89985,23%14,77%
Grupo Bradesco5.89786,28%13,72%
Grupo Pão de Açúcar/Extra/Pontofrio.com/Casasbahia.com/Casas Bahia/Ponto Frio4.91486,7%13,3%
Tim Celular4.17284,83%15,17%
Grupo NET4.06491,22%8,78%
Grupo Oi3.66273,98%26,02%
Grupo Santander2.76384,34%15,66%
Sky Brasil2.70189,09%10,91%
Eletropaulo2.45287,1%12,9%
Grupo Caixa Econômica Federal1.95270,87%29,13%
Samsung1.67991,81%8,19%
Grupo B2W/Americanas.com/Submarino/Shoptime/Sou Barato/Lojas Americanas1.65589,21%10,79%
Grupo Banco do Brasil1.52676,2%23,8%
Grupo UOL1.42865,65%34,35%
Grupo Magazine Luiza1.27586,71%13,29%
Sabesp1.23494,16%5,84%
Grupo Lenovo CCE1.17360,17%39,83%
Grupo Votorantim1.10763,4%36,6%
Motorola1.05259,01%40,99%
Grupo Carrefour99185,81%14,19%
Grupo Mabe/GE/Dako/Continental98562,11%37,89%
Grupo Microcamp95070,52%29,48%
Nextel94888,47%11,53%
Grupo WalMart91882,54%17,46%
Electrolux88972,95%27,05%
Grupo Amil86876,75%23,25%
Akatus Meios de Pagamento86248,64%51,36%
Grupo MercadoLivre83772,72%27,28%

Veja as 30 empresas mais reclamadas em 2013 Segundo o Procon, as instituições financeiras registraram queda no número de queixas

Veja as 30 empresas mais reclamadas em 2013

Nesta segunda-feira (3), a Fundação Procon-SP divulgou o Ranking Online das 30 empresas que geraram o maior número de reclamações de consumidores registradas nos canais de atendimento da entidade. No ano passado, o primeiro colocado foi o grupo Vivo/Telefônica, com 11.894 queixas.
Em 2012, a empresa teve um total de 9.863 reclamações, sendo que a companhia que liderava o ranking era o Itaú, com 10.306 atendimentos no Procon; em 2013, esse número caiu para 7.199.
O Grupo Vivo Telefônica também teve o mais alto índice de solução, porém, segundo a entidade de defesa do consumidor, a empresa ainda sofre com problemas básicos, especialmente na operação de telefonia fixa, como a demora para realizar reparos ou atender pedidos de transferência de linha. A permanência de problemas dessa natureza indica a necessidade urgente de melhorias nas práticas comerciais e nas estruturas de prestação de serviços.
Veja na página seguinte o ranking completo.
Geral
As empresas de telecomunicações foram as com maior quantidade de reclamações, com 75.401 demandas, seguida pelas instituições financeiras (66.929), fabricantes de celulares (19.008), microcomputadores e produtos de informática (14.099) e planos de saúde (12.859).
Em 2012, as instituições financeiras registraram 74.987, representando uma melhoria no atendimento e serviços prestados pelo setor. Em seguida estavam as companhias de telecomunicações (66.618), fabricantes de celulares (18.253), móveis (14.250) e planos de saúde (13.491).

Com Deus não se brinca - Narração Jaime Ribeiro.flv

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Eu sabia que isso ia acontecer, eu avisei e convoquei os munícipes para comparecerem na votação, mas poucos foram... Agora chupa esta manga e prepare o Bolso!

Se o transporte Publico virar alternativa. É conseqüência de um projeto sem ver o POVO mais uma vez. E o munícipe é quem vai pagar o pato!



O Estacionamento Rotativo, também conhecido como Zona Azul, é composto por vagas de estacionamento regulamentadas e pagas, localizadas nas vias e logradouros públicos, disponíveis para os usuários mediante ativação de tíquetes virtuais por meio de smartphone, tablet ou internet.

A Zona Azul contribui para a melhoria do tráfego por que possibilita que um número maior de motoristas utilize as vagas de estacionamento, resultando em menor tempo de procura e, conseqüentemente, melhor fluidez do trânsito.

O horário de funcionamento da Zona Azul é:

a) De segunda a sábado, das 09:00h às 18:00h;

Tarifas para Carro

a) O primeiro tíquete do dia terá o tempo mínimo de 60 minutos que será vendido por R$ 2,00 (dois reais);

b) O cliente poderá adquirir um tíquete com o tempo máximo de 120 minutos que será vendido por R$ 4,00 (quarto reais);

c) Após aquisição do tíquete mínimo, o cliente pode adquirir um tíquete de tempo adicional de 30 minutos por R$ 1,00 (um real).

Tarifas para Caminhão (Carga/Descarga)

a) Veículos de carga/descarga usufruem do direito de estacionamento de até 15 (quinze) minutos;

b) Após esse período o cliente deve adquirir um tíquete de estacionamento seguindo as mesmas regras dos demais veículos;

c) O primeiro tíquete do dia terá o tempo mínimo de 60 (sessenta) minutos que sera vendido por R$ 2,00 (dois reais);

d) O cliente poderá adquirir um tíquete com o tempo máximo de 120 (cento e vinte) minutos que será vendido por R$ 4,00 (quarto reais);

e) Após aquisição do tíquete mínimo, o cliente pode adquirir um tíquete de tempo adicional de 30 minutos por R$ 1,00 (um real).

Tarifas para Motos

a) O primeiro tíquete do dia terá o tempo mínimo de 60 minutos que será vendido por R$ 1,00 (um real);

b) O cliente poderá adquirir um tíquete com o tempo máximo de 120 minutos que será vendido por R$ 2,00 (dois reais);

c) Após aquisição do tíquete mínimo, o cliente pode adquirir um tíquete de tempo adicional de 30 minutos por R$ 0,50 (cinqüenta centavos).

O Pagamento da Zona Azul pode ser feito por diversos meios, com toda a conveniência e segurança:

a) Pelo smartphone ou tablet com sistema iOS (iPhone) ou Android, com aplicação baixada gratuitamente dos respectivos provedores de aplicação;

b) Internet, no site www.mobilicidade.com.br;

A utilização do smartphone, tablet ou internet como meio de pagamento também possibilita o fracionamento da tarifa, parta que o motorista pague apenas pelo tempo que permaneceu estacionado, respeitando o período mínimo de 30 minutos.
A inspeção da utilização das vagas é realizada por monitores da Serttel, concessionária da Zona Azul de Caraguatatuba. A fiscalização e aplicação das penalidades previstas em lei são de responsabilidade dos agentes municipais de trânsito.
Idosos e portadores de deficiência dispõem de vagas exclusivas, devidamente sinalizadas.

Também existem vagas específicas para paradas de emergência, pontos de táxis e motociclistas, estas isentas de pagamento.