GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Secretária de Saúde recebe vereadores da comissão‏

No último dia 11, os vereadores da Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde: Aurimar Mansano, Agostinho Lobo de Oliveira e Petronilio Castilho dos Santos, se reuniram com a secretária municipal de saúde, Marina de Fátima de Oliveira e com a secretária adjunta, Luciana Fadel Locatelli.
Diversas questões foram abordadas no encontro. Os parlamentares puderam esclarecer algumas dúvidas e cobrar melhorias no sistema de saúde. As principais necessidades foram identificadas pelo trabalho da comissão, que desde junho do ano passado vem realizando visitas nas UBS do município.
Aurimar Mansano, presidente da CAR da Saúde, questionou e pediu números de atendimentos realizados por especialidades. Segundo ele, muitos usuários das Unidades Básicas de Saúde reclamavam da demora em marcar consultas.
“A maioria das especialidades estão com o tempo de espera normal, mas realmente temos algumas com tempo muito elevado. Vamos documentar isso para cobrar soluções”, disse Aurimar.
Os números de casos de dengue em Caraguatatuba foram informados pela secretária de saúde, que pediu ajuda aos vereadores para ajudar a informar a população sobre a importância da conscientização de não deixar água parada e eliminar criadouros.
Lobinho e Loro Castinho, relator e membro da CAR, pediram informações em relação ao número de veículos que transportam pacientes para tratamento fora da cidade. No total são mais de 60 veículos que se locomovem dentro e fora do município, entre carros, vans e ambulâncias. Diariamente, cerca de 114 pacientes são levados para tratar em outros centros.
A secretária e secretária adjunta esclareceram a reclamação feita por munícipes aos vereadores que estavam passando por consultas coletivas. De acordo com elas, não são consultas, mas sim grupos educativos para pacientes crônicos, como hipertensos e diabéticos, uma oportunidade para se interagirem e trocarem informações. Há também para gestantes.
“Ficou esclarecido e bem claro que as consultas são feitas individualmente. Fico feliz em ter tirado essa dúvida que tanto nos preocupou”, falou Aurimar, que marcará uma nova reunião com as funcionárias da secretaria de saúde.
“Infelizmente, em oito meses de trabalho dessa comissão temos visto muitos problemas e recebido denúncias e reclamações. Alguns pontos foram levantados e esclarecidos, mas ainda temos muitas questões para serem levantadas e cobradas por nós. Logo teremos um novo encontro para que junto com a Marina e toda a secretaria de saúde, possamos trazer melhorias consideráveis para a saúde em Caraguá”, comentou Aurimar Mansano.

Nenhum comentário: